Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

Coordenação de campanha e Assessoria Parlamentar

Sobre o curso:

O curso promove o desenvolvimento de habilidades de percepção política, desenvolvimento de postura a ser adotada em cada caso específico da atuação e ferramentas de comunicação a fim de melhorar o desempenho de ações de posicionamento estratégico e organizacional.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

• Sistema representativo no Brasil; Funções dos Poderes (Executivo, Legislativo e
    Judiciário) e Partidos Políticos no Brasil
  • Diagnóstico estratégico de campanha e planejamento de comunicação
    Impulsionamento, cadastro de contatos e monitoramento de redes
    Gestão de Mandatos e construção de plano de ação
  • Captação de recursos; Mobilização e gestão de pessoas e interlocução entre redes, setores e sociedade civil.

Técnicas e Práticas em Locução

Sobre o curso:

O curso traz conceitos técnicos e práticos para quem deseja obter conhecimento sobre como se portar ao microfone. O participante irá aprender sobre a história do rádio, exercícios de aquecimento vocal e técnicas de preparação para a locução, além de praticar a atividade em exercícios.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

• História do rádio e desenvolvimento das ferramentas tecnológicas de comunicação
  • Técnicas de aquecimento vocal, cuidados com a voz e exercícios para dicção
  • Texto para rádio, técnicas de locução e exercícios através da leitura de textos
  • Exercícios de locução e simulação de atividade de rádio (1)
  • Exercícios de locução e simulação de atividade de rádio (2)

Educomunicação em projetos sociais e culturais

Sobre o curso:

A partir da Educomunicação, conceito e prática que amplia e qualifica a interlocução de pessoas a partir de produtos e processos comunicativos, é possível utilizar as mídias digitais, analógicas e impressas como estratégias de formação de grupos em cultura, desenvolvimento social e direitos humanos, a fim de que se relacionem com esses temas de modo autônomo, ativo e cidadão.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

• Conceitos de Educomunicação, seus princípios e áreas de intervenção social
  • Estudo de casos: a aplicabilidade da Educomunicação e a gestão de projetos e iniciativas dessa natureza
  • Conceber estratégias de uso das mídias como instrumentos ampliadores do diálogo e da participação social em contextos educativos, culturais e sociais

User Experience (UX)

Sobre o curso:

Capacitar profissionais para desenvolverem uma visão ampla sobre experiência do usuário (UX), um dos campos mais relevantes da cultura digital em crescimento ultimamente.

• Introdução ao universo de UX
  • Técnicas de UX e criação de Jornada do Usuário
  • Estratégias e cases

Oficina de Texto Jornalístico

Sobre o curso:

O curso estimula as habilidades relacionadas à redação de textos jornalísticos, por meio da reflexão crítica sobre a prática de produção textual nas redações dos veículos de comunicação e nas organizações.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

• Contexto do jornalismo de redação e do jornalismo institucional
  • Funções do jornalista de redação
  • Retórica jornalística
    Critérios de noticiabilidade
  • Estrutura e elementos da notícia
  • Funções do assessor de imprensa
  • Ferramentas internas para a abordagem da notícia sobre o assessorado Press release
  • Recomendações e cuidados para a produção de texto

Comunicação e Vida Solitária

Sobre o curso:

Este curso de extensão é uma introdução à concepção fenomenológica de linguagem, segundo Edmund Husserl, particularmente em sua “Ia. Investigação lógica”. Trata-se, num primeiro momento, de explicar a distinção semiótica de expressão e índice. Depois disso, expõe-se a função da linguagem tanto na vida comunicativa como na vida interior solitária. Por fim, aborda-se o problema do tipo de objetividade das significações e sua relação com a subjetividade das vivências psíquicas.

O curso apresentará o seguinte conteúdo:

• Explanação sobre a concepção fenomenológica de linguagem