Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

O Núcleo de Extensão da FAPCOM visa promover atividades desenvolvidas tanto pelo corpo docente quanto por meio de parcerias com a comunidade do entorno como empresas, instituições e outros órgãos. Tem como principal objetivo oferecer cursos de curta duração que contribuam para o aperfeiçoamento de alunos e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho.

Os cursos ofertados estão distribuídos entre os eixos: Comunicação, Filosofia, Tecnologia e Educação; todos vinculados aos cursos de graduação da FAPCOM.

O Núcleo de Extensão atende de forma presencial e pelo e-mail: [email protected].

Confira os próximos cursos:

Produção de texto

Sobre o curso:

Possibilitar que o estudante reconheça em elementos e classificações textuais uma ferramenta que viabilize, além da composição de textos mais coerentes, a composição de textos mais criativos. Instrumentalizar o aluno para a produção de narrativas bem estruturadas e originais.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

• Articulação textual e “narrativa espacial”
• Tema/Assunto/Mensagem, escolha lexical e “narrativa sequencial”
• Elementos da narrative e “narrative causal”

Coordenação de campanha e Assessoria Parlamentar

Sobre o curso:

Esse curso promove o desenvolvimento de habilidades de percepção política, desenvolvimento de postura a ser adotada em cada caso específico da atuação e ferramentas de comunicação a fim de melhorar o desempenho de ações de posicionamento estratégico e organizacional.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

Sistema representativo no Brasil; Funções dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e Partidos Políticos no Brasil;
• Diagnóstico estratégico de campanha e planejamento de comunicação;
• Impulsionamento, cadastro de contatos e monitoramento de redes;
• Gestão de Mandatos e construção de plano de ação;
• Captação de recursos; Mobilização e gestão de pessoas e interlocução entre redes, setores e sociedade civil.

Pega Fake - checagem e (des)construção da (des)informação

Sobre o curso:

Mensagens são facilmente produzidas e rapidamente disseminadas pelos meios de comunicação digitais e interpessoais, como os chats interativos e redes sociais. Nesse contexto, informações manipuladas, impostoras, enganosas e até mentirosas são compartilhadas, fazendo com que a sociedade forme uma visão confusa ou irreal sobre os fatos sociais.

Neste curso, vamos desfazer esses equívocos, ensinando formas de checar informações em fontes confiáveis da internet e a produzir novas informações com base em checagens realizadas, construídas a partir de técnicas de Webwriting e de preceitos da Comunicação Não-Violenta.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

● Fontes e confiabilidade de informação: mecanismos de identificação, checagem e avaliação de conteúdos midiáticos digitais;
● Classificação da desinformação: as diferentes nuances de mensagens criadas ou adaptadas com o intuito de confundir ou enganar;
● Webwriting e Comunicação Não-Violenta: como criar mensagens criativas e empáticas para alertar pessoas nas redes a respeito das desinformações que compartilham.

Marketing Digital em Mídias Sociais: básico em criação de conteúdo e estratégias

Sobre o curso:

Capacitar profissionais para realizarem ações de marketing em mídias sociais, criando conteúdo relevante, utilizando ferramentas de relacionamento com o cliente e análises de campanhas de marketing em mídias sociais, no intuito de alcançar os objetivos estratégicos da marca.

• Aula 1: Conceitos básicos de marketing digital e mídias sociais
  • Aula 2: Funcionamento e algoritmos de cada mídias social
  • Aula 3: Técnicas de planejamento para criação de conteúdo
  • Aula 4: Melhores estratégias e cases
  • Aula 5: Apresentação de planejamentos

Escuta musical: experiências culturais e produção de texto multimídia

Sobre o curso:

Nosso gosto musical geralmente é centralizado nas padronizações dos gêneros musicais mais reconhecíveis (rock, pop, funk etc.). O desafio desta oficina é refletir e escrever sobre a escuta de obras e artistas que misturam diferentes referências culturais.

No decorrer dos encontros, a música é usada para o reconhecimento de outras culturas – de regiões do Brasil e do mundo. Ao final, a turma irá produzir um conteúdo multimídia, fruto de pesquisas e do exercício de explorar novas perspectivas culturais.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

• Apresentação da oficina.
  • Introdução ao conceito de música pop.
  • Noções de categorização midiática, performance de gosto, comunidades musicais, gêneros musicais, fonografia, públicos e meios de comunicação.
  • Debate sobre o que escutamos e por que escutamos.