Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

A Filosofia da Educação, segundo Agostinho

Sobre o curso:

O curso é uma introdução à Filosofia da Educação, a partir da obra “De Magistro”, de Agostinho. Trata-se, num primeiro momento, de explicar as funções da linguagem e da percepção na relação de ensino e aprendizagem. Por fim, será apresentada a resposta agostiniana à pergunta acerca do que deve fazer um mestre para ensinar algo retamente.

O curso apresentará a seguinte abordagem:

● Explanação sobre a concepção agostiniana de educação

Escritas e(m) imagens

Sobre o curso:

Promover o exercício integrado e crítico da escrita e da fotografia. Inspirado por um repertório de obras literárias em que a fotografia se faz presente e de obras fotográficas que dialogam com a literatura, o curso propõe, em 3 encontros, um percurso de criação e reflexão a fim de estimular a exploração criativa dessa zona de fronteira, resultando em criações autorais em que as fotografias não apenas ilustrem, mas atravessem o texto — e vice-versa.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

1. Introdução teórica, a partir de uma bibliografia que transita entre teoria literária, filosofia, comunicação, cultura visual e história; 2. Discussão de obras literárias e fotográficas, de diversas épocas e origens, nas quais esse trânsito entre linguagens está presente; 3. Proposição de experimentos de criação em escrita e fotografia inspirados pela bibliografia, com posterior apresentação e discussão coletiva; 4. Desenvolvimento de uma proposta autoral que utilize texto e imagem, acompanhada de uma leitura crítica individualizada oferecida pelo professor.

Educação Midiática: do conceito à prática

Sobre o curso:

Capacitar o participante a conceber estratégias de uso educativo e cidadão das mídias em diferentes contextos, fundamentando a necessidade de uma educação para o uso crítico e criativo dos meios de comunicação disponíveis, a fim de formar cidadãos mais conscientes sobre o seu comportamento nas redes de interação. O curso também abordará estratégias de utilização das mídias em contextos educativos dos mais diversos, no sentido de tornar a aprendizagem mais ativa e participativa.

O curso apresentará os seguintes conteúdos:

● Fundamentos da Educação Midiática: conceitos, princípios e abordagens.
● Letramento digital: desinformação e algoritmos na perspectiva da Educação Midiática.
● Educação Midiática e aprendizagem: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pedagogia de projetos.
● Educação Midiática na prática: possibilidades de aplicação na educação formal e não-formal.

A coisa certa no lugar errado?

Sobre o curso:

Discutir possibilidades criativas a partir da ideia de gambiarra e se debruçar sobre o estudo e criação de peças publicitárias. Para isso, será desenvolvida a ideia de gambiarra para refletir sobre deslocamentos criativos realizados nestas práticas cotidianas. Adota-se algumas das características da gambiarra como ponto de partida para as reflexões a serem devolvidas. Serão considerados os elementos presentes nos seus procedimentos construtivos, como, por exemplo, o deslocamento de lugares socialmente construídos para determinada função. Esse prisma norteará a construção de uma reflexão coletiva sobre alguns exemplos de peças publicitárias, a partir de casos de empresas reais e dos projetos apresentados pelos alunos.

1º encontro:
Apresentação do curso; introdução e desenvolvimento da ideia de gambiarra; levantamento de caraterísticas das gambiarras a serem usadas como ferramenta de análise; exemplos de gambiarras; exemplos de ready mades na história da arte; exemplos de peças publicitárias.

2º encontro:
Apresentação das propostas de peça publicitária desenvolvida pelos alunos, a partir das ideias trazidas na aula anterior. Devolutiva da professora e debate com os colegas acerca de cada projeto.