Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Cursos Livres

CURSOS LIVRES

O curso vai explorar aspectos formais da língua portuguesa aprimorar sua perspectiva comunicativa e social. Em uma realidade de pessoas conectadas e com excesso de informação, você tem a oportunidade para treinar e fortalecer as habilidades comunicacionais melhorando assim, as habilidades de escrita e leitura que são necessárias para o ambiente educacional, social e principalmente o profissional.

O tema da felicidade percorre todas as páginas da história da Filosofia. Desde os gregos até os filósofos contemporâneos, existe uma manifesta preocupação em se pensar as questões: o que é a felicidade? Como encontrá-la? É possível ser feliz em meio aos sofrimentos? O homem justo é, necessariamente, feliz? A felicidade depende de fatores externos ou internos? A felicidade é uma condição ontológica, existencial ou um estado psíquico? Qual a diferença entre felicidade e alegria? A felicidade é um dom sobrenatural, uma conquista pessoal ou um fruto da sorte e do acaso?

Jornalismo em áreas de guerra e catástrofes naturais é um curso que aborda os desafios de cobertura de guerras no mundo, além disso prepara o profissional com as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência. Por fim, o curso abordará a preparação e cobertura jornalística de catástrofes naturais. 

A pressão por alto desempenho afeta todas as áreas da vida, levando a uma vida com excesso de trabalho e falta de momentos de lazer. O encontro do Aurora explora o papel da tecnologia nesse contexto, questionando se ela contribui para a quantificação de tudo ou pode ser uma aliada na busca por descanso no caos cotidiano.

O curso é uma introdução à concepção fenomenológica de linguagem segundo Edmund Husserl, particularmente emsua “Ia. Investigação lógica”. Trata-se, num primeiro momento, de explicar a distinção semiótica de expressão e índice. Depois disso, expõe-se a função da linguagem tanto na vida comunicativa como na vida interior solitária. Por fim, aborda-se o problema do tipo de objetividade das significações e sua relação com a subjetividade das vivências psíquicas.

A exposição aborda a análise crítica do atual cenário pluralista diante da polarização política, ideológica e religiosa, focando na filosofia humanista integral de Jacques Maritain e sua relevância na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A discussão se concentra em como essa filosofia pode ajudar a lidar com dilemas éticos e sociais do século XXI e promover a dignidade da pessoa humana, enfrentando desafios como desigualdade, intolerância e erosão dos direitos individuais.

O colóquio busca analisar a visão de Platão sobre a imortalidade da alma através de uma perspectiva hermenêutica, destacando a importância da morte como evento humano que permite compreender a alma e o ato de pensar. Essas questões platônicas instigam um debate acadêmico que pode ajudar na reflexão sobre a busca por uma vida autêntica, especialmente relevante para os jovens brasileiros diante da inevitabilidade da morte.

O projeto Aurora, além da exposição e diálogo filosófico, propiciará momento cultural, em que artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período dereflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Comunicação. Além disso, é possível queo público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão doconhecimento.

LEITURA, ESCRITA E PRÁTICAS DE REDAÇÃO

O curso vai explorar aspectos formais da língua portuguesa em sua função comunicativa e social. 

As paixões da alma Segundo Tomás de Aquino

O curso fará a introdução dos participantes à concepção de paixão da alma segundo Tomás de Aquino e mostrará a importância das paixões como um dos diversos princípios da conduta animal e humana e a relação com os outros princípios, sobretudo com a razão e a liberdade da vontade.

Lidando com as crises: Contribuições da psicologia, filosofia e espiritualidade.

O projeto Aurora busca estabelecer aproximação entre o campo da Espiritualidade e Filosofia com as mais diversas contingências da atualidade.

JUÍZOS DETERMINANTES E JUÍZOS REFLEXIVOS

O curso vai explorar aspectos fundamentais acerca da constituição da proposta hermenêutica empreendida por Gadamer a partir das influências de Kant e Heidegger.

A CONCEPÇÃO DE BELO SEGUNDO KANT

Aprofunde seus conhecimentos acerca de um tema clássico da tradição filosófica com repercussões atuais em diversas áreas da cultura.

Contra todo Autoritarismo: A Política em Edith Stein

O projeto Aurora busca estabelecer aproximação entre o campo da Espiritualidade e Filosofia.

ADVERGAMES COMO PROPOSTA DE VALOR EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Um Advergame é um jogo criado como ferramenta para uma estratégia publicitária. Seu nome vem da junção dos termos em inglês, propaganda e jogo.

CURSO DE EXTENSÃO | BRANDING

O curso tem por objetivo desenvolver a compreensão do Branding   como gerenciamento do Marketing aliado ao processo estratégico de implementação de marcas, fornecendo aos participantes uma visão atual das tendências.

GESTÃO DE CRISES NAS REDES SOCIAIS

O curso aborda a análise de cenários em contextos de crise e a relação com o ambiente digital: causas, origens, identificação, gestão e controle de crises disseminadas no ambiente digital.

Gestão de Imagem Turbo

Este curso tem como objetivo explicar diferentes técnicas de construção, promoção e projeção da imagem.

COMO PRODUZIR UM PODCAST?

Curso voltado para a produção conteúdo em formato podcast, em suas diferentes e distintas formatações, conhecendo técnicas e segredos. Produzir o podcast desde o planejamento de projetos até a sua execução na internet. 

 

OFICINA DE ESCRITA LITERÀRIA | TEXTO E TEXTURA

Este é um curso para quem deseja dominar as técnicas para ser escritor. O objetivo da oficina é estimular, exercitar e aprimorar a escrita de textos através da leitura e da discussão da produção dos próprios participantes.

EMPATIA E ESPIRITUALIDADE: PROMOVENDO A CULTURA DE PAZ​

O projeto Aurora busca estabelecer aproximação entre o campo da Espiritualidade e Filosofia com as mais diversas contingências da atualidade, com a finalidade de ampliar as dimensões estéticas, críticas e de produção de pensamentos.

VIDA RELIGIOSA E COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

A FAPCOM, em parceria com a CRB Nacional, promove o curso Vida Religiosa e comunicação na era digital, com o objetivo de ajudar as instituições religiosas a entender os impactos da transformação digital e responder estrategicamente aos desafios atuais da comunicação.

O encontro se propõe a refletir sobre a imagem das mulheres na obra de Friedrich Nietzsche. Sabe-se que o feminino na obra de Nietzsche é tema que alimenta as mais variadas paixões, afinal de contas, a mulher não é tema periférico na obra do autor, muito pelo contrário, está presente em seu modo de produzir filosofia.

EMPATIA E ESPIRITUALIDADE: PROMOVENDO A CULTURA DE PAZ​

O projeto Aurora busca estabelecer aproximação entre o campo da Espiritualidade e Filosofia com as mais diversas contingências da atualidade, com a finalidade de ampliar as dimensões estéticas, críticas e de produção de pensamentos.

O projeto Aurora busca estabelecer aproximação entre o campo da Espiritualidade e Filosofia com as mais diversas contingências da atualidade, com a finalidade de ampliar as dimensões estéticas, críticas e de produção de pensamentos