O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, de acordo com a Lei nº 10.861 de 14/04/2004 (disponível em PDF neste link), regulamentada pela Portaria nº 2.051 de 09/07/04 (disponível em PDF neste link), define a avaliação das instituições de educação superior com o objetivo de tornar visível para cada instituição o significado de suas ações face às múltiplas dimensões institucionais.
Cada IES é avaliada em duas dimensões: avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação –MEC, incluindo a visita in loco pelo INEP, Portaria INEP nº 31, de 17/02/2005, que indica e estabelece os procedimentos das Avaliações Externas das IES, para fins de credenciamento e recredenciamento e dos cursos superiores de graduação, tecnológico, sequenciais, presenciais e a distância. Internamente, a IES é auto avaliada, por meio da CPA- Comissão Própria de Avaliação.
Na FAPCOM, com a eleição da Nova Comissão Própria de Avaliação – CPA, ocorrida em abril de 2013, tivemos um ganho qualitativo do ponto de vista de sua composição: ela foi modificada e ampliada, possibilitando assim, um número maior de representatividade nas 10 dimensões avaliadas. Essa reestruturação foi legitimada por uma Assembléia, composta por membros eleitos, de acordo com Portaria Normativa Interna.
A CPA tem por finalidade conduzir o processo de Autoavaliação Institucional, com o intuito de melhorar a qualidade do Ensino Superior. Tem ainda como objetivo, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social da IES, subsidiando e orientando a gestão institucional nas dimensões administrativa, acadêmica e política, necessárias ao fortalecimento, perenidade, eficiência e eficácia institucional.
A CPA acompanha o desenvolvimento e a aplicação dos quesitos propostos no Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da FAPCOM, por meio de instrumentos da avaliação interna que conjuga os aspectos quantitativos e qualitativos da realidade avaliada.
Para este exercício avaliativo, doravante configurado como permanente e contínuo, propomos um conjunto de ações processuais visando diagnosticar o desempenho institucional de tal forma que possa subsidiar a tomada de decisão no ponto de vista da qualidade de ensino com as 10 dimensões, a saber:
As dimensões 5 e 7 envolvem todos os recursos humanos, físicos e de infraestrutura disponíveis para a realização do trabalho acadêmico.
Clique aqui para baixar o arquivo com o Regimento Interno.
Referenciais: documentos institucionais – PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, PPI – Projeto Político Institucional e PPCs – Projetos Pedagógicos de Curso, consultas públicas à comunidade acadêmica e reuniões por setores e com comitês.
Acesse neste link informações para capacitação de professores.
Portaria normativa nº 07 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 08 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 09 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 10 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 11 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 12 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 13 – 31 de julho de 2020
Portaria normativa nº 14 – 31 de julho de 2020
A Comissão Própria de Avaliação é composta pelos seguintes membros:
I – Prof. Me. Fernando Mariano de Siqueira – Presidente da CPA
II – Prof.ª Esp. Fabiana Mendes Sanches Garcia – Vice-Presidente
III – Prof. Me. Bruno César dos Santos – Representante Corpo Docente
IV – Prof. Esp. Erick Borges Vieira – Representante corpo Docente
V – Sr. José Mauricio Simonetti – Representante da Sociedade Civil Organizada
VI – Sr. Fernando Prata – Representante da Sociedade Civil Organizada
VII – Lilia Mingrone Martins Alves – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
VIII – Cristiano Aparecido Rodrigues – Representante do Corpo Técnico Administrativo
IX – Giovanna Sanches Silva – Representante Discente
X – Guilherme Souza Luiz – Representante Discente
XI – Edna Barbosa Soares – Equipe de Apoio
XII – Luciano Giglio Colombo – Equipe de Apoio
Resultados da Avaliação de 2020: confira neste link.
Comissão Própria de Avaliação – CPA
FAPCOM