Curso Livre

Curso Extensão

Modalidade

Filosofia

O curso é uma introdução aos conceitos de justiça, de lei e de direito segundo Tomás de Aquino. Trata-se primeiramente de expor a virtude cardeal da justiça quanto a sua essência, seu sujeito, sua causa, sua matéria e sobretudo seu objeto, a saber, o direito entendido como a “coisa justa”. Depois disso, considera-se a divisão dessa virtude em justiça legal (e sua relação com a lei e o bem comum), justiça distributiva e justiça comutativa. Por fim, distinguem-se duas fontes do direito e da justiça: a natureza das coisas (direito natural) e a instituição da vontade (direito positivo).

Ementa:

Introdução aos conceitos de direito, de lei e de justiça segundo Tomás de Aquino.

Conteúdo:

O curso é voltado para: Profissionais e estudantes de Filosofia, Comunicação, Direito,
Ciências Sociais e outras áreas afins.

O aluno aprenderá: Os conceitos de justiça, de lei e de direito segundo Tomás de
Aquino.

Habilidades Desenvolvidas: Discutir, de forma introdutória os conceitos de justiça, de
lei e de direito segundo Tomás de Aquino.

Ao final do curso, o aluno será capaz de: Discutir, de forma introdutória os conceitos de justiça, de lei e de direito segundo Tomás de Aquino.

Recursos técnicos: A aula será ministrada presencialmente em 1 encontro de 4 horas/aula.

Valor por aluno:

R$ 70,00 à vista por aluno.

Programação:

25/05/2024

Horário da aula:

Professor:

Pedro Monticelli

Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor Doutor da FAPCOM, onde leciona, entre outras disciplinas, História da Filosofia, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência; também lidera no Grupo de Iniciação Científica “Metafísica Contemporânea e Tradição Filosófica”.

Observações:

O aluno receberá certificado de curso de extensão da FAPCOM. Para ter direito ao certificado o aluno deve ter assinado a lista de presença.

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.