TURMA 1 - OFICINA DE ESCRITA LITERÁRIA – TEXTO E TEXTURA

CURSO - Oficina de Escrita Literária – Texto e Textura

Programação

25/06 a 02/07

Carga Horária

6h

Categoria

Curso Extensão

Modalidade

Presencial

Área

Comunicação

Sobre o Curso:

Este é um curso para quem deseja dominar as técnicas para ser escritor. O objetivo da oficina é estimular, exercitar e aprimorar a escrita de textos através da leitura e da discussão da produção dos próprios participantes. A atenção à linguagem verbal – material específico que constitui o texto – será o foco das atividades, sem perder de vista que todo e qualquer texto integra e participa de uma trama mais ampla, a cultura, espécie de textura repleta de linguagens que dialogam – em contribuição e conflito – entre si. Teoria e técnica virão à tona de acordo com a dinâmica e a prática do grupo, em uma composição que atenda às características dos trabalhos dos participantes.

Programação:

25/06

09h - 12h

sábado

02/07

09h - 12h

sábado

Mais informações:

CONTEÚDO: 

  • O texto e o contexto da cultura;
  • Texto, criação e literatura;
  • Comunicação e discurso no texto literário;
  • Registros da linguagem verbal no texto e no cotidiano;
  • A palavra e suas propriedades;
  • O ritmo e as frases;
  • Os efeitos da leitura;
  • O texto acabado e suas aberturas para a cultura.

 

Público-alvo: 

Interessados de modo geral que desejem desenvolver a produção do texto literário, em seus diversos gêneros e formatos, com ênfase em sua comunicação com a sociedade e a cultura.

Professor:

Prof. Luís Fernando Pereira

Luís Fernando Pereira é escritor, professor universitário e trabalha com revisão e preparação de textos. É autor de diversos livros paradidáticos e infantojuvenis publicados pelas editoras Ática, Escala Educacional e Paulus. Lançou, em 2016, seu primeiro livro de contos, Fronteira, obra que recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2014. Cursou Jornalismo na PUC-SP e realizou mestrado e doutorado na mesma instituição, no programa de Comunicação e Semiótica, com pesquisas sobre narrativas e suas conexões com outras séries da cultura. Desde 2005, participa do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem, liderado pelo professor e poeta Amálio Pinheiro. Em 2021, contribuiu e participou da organização do livro Pequeno Almanaque de Cultura Barroco-Mestiça Vol. II, publicado pela EDUC.

Localização:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.