Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Diretoria, Coordenação e Corpo Docente

Diretoria

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito – Diretor

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005), graduação em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2009), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2012).

Pe. Valdecir Pereira Uveda – Pró-diretor Administrativo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2002), especialização em Gestão empresarial pela Faculdade São Luís (2004) e Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2011).

Pe. Jakson Ferreira de Alencar – Pró-diretor Acadêmico

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre pelo mesmo programa (2011); possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade São Marcos (SP – 2001) e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (MG – 2006), onde cursou também dois anos do curso de Filosofia. Tem experiência de 18 anos de atuação no campo editorial, na editora Paulus, onde foi vice-diretor editorial entre 2008 e 2012 e é editor da revista Vida Pastoral desde 2007. Na mesma editora também trabalhou como editor de algumas áreas editoriais, com destaque para a área infantil e juvenil, da qual foi editor por 10 anos; com experiência também em coordenação editorial de diversas coleções e obras em outras editorias; participação no conselho editorial, leitura crítica e avaliação de originais e revisão. Publicou no ano de 2012 o livro A ditadura continuada: fatos factoides e partidarismo da imprensa na eleição de Dilma Rousseff, além de artigos científicos e jornalísticos para diversas revistas e sites. Dos cerca de 250 títulos da área infanto-juvenil editados, diversos receberam prêmios nacionais importantes, como o Altamente Recomendável da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil (seção brasileira do International Board on Books for Young People) e indicações ao prêmio Jabuti ou foram selecionados para compor o catálogo brasileiro para a feira internacional do livro infantil de Bolonha.

Coordenação Acadêmica

Krishma Anaísa Coura Carreira

Coordenadora do Curso de Jornalismo. Professora convidada da Faap na Pós-Graduação de Produção Executiva de TV e Produtos Multiplataforma. Professora convidada do Senac no curso de e-commerce. Jornalista, doutoranda na Umesp, com bolsa da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais.  Obteve o mestrado, na mesma instituição, em 2017, como bolsista do CNPq. Pesquisa principalmente o cruzamento entre inteligência artificial e comunicação, com foco nos processos digitais de apuração e redação de notícias, algoritmos e jornalismo em base de dados. É pesquisadora integrante do ComTec (Comunicação e Tecnologias Digitais) e do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método.

Graduou-se (1995) pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Tem grande experiência em telejornalismo (TV Globo, Band, Rede TV!, TVE Radiobrás), produção, direção e roteiro de conteúdo audiovisual (em produtoras e agências como TV1 Vídeo, FSB Comunicação, Eduk, Affero Lab, Ginga, TVT), media training, gestão e produção de conteúdo em multiplataformas, comunicação corporativa e assessoria de imprensa (como Sindicato dos Metalúrgicos e Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal).

Luiz de Camargo Pires Neto

Coordenador do Curso de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) da FAPCOM. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em Teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA. Atuou como redator da Revista CULT em 2012. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC / PUC-SP / Unisantos/ FECAP), possui experiência com educação de jovens, adolescentes e adultos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Sergio José Andreucci Júnior

Coordenador do Curso de Relações Públicas da FAPCOM.  Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990).

Professor decano do Curso de Graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professor convidado dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2002). Foi coordenador do Curso de Comunicação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL durante seis anos, foi coordenador do Curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero em quatro gestões.

Atuou como Relações Públicas e gerente de Marketing da CESP – Companhia Energética de São Paulo, foi diretor de Comunicação da Elektro Eletricidade e Serviços S.A, consultor de comunicação da Andritz Hydro do Brasil e da Duke Energy.  Sócio-diretor da agência de Relações Públicas Andreucci Comunicação, empresa especializada em Gerenciamento de Crises, Projetos Socioeducacionais e de Marketing Cultural.

Wellington Dias de Melo

Coordenador do curso de Fotografia e Audiovisual da FAPCOM. Mestre pelo Programa de Mestrado em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014), Transformações Comunicacionais e Comunidades. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – Bacharelado em Rádio e TV (2011). Idealizador do projeto U-Web, portal de Comunicação Social da Universidade de Santo Amaro. Diretor dos programas de web rádio e web tv do projeto U-Web. Dirigiu os estúdios da Faculdade das Américas, atuando com audiovisual em EAD, orientando produções acadêmicas e coordenando os projetos de rádio e tv web. Diretor e Produtor dos programas para o CNU – Canal Universitário, enquanto a parceria estava ativa com a universidade. Professor titular da Universidade de Santo Amaro – UNISA, É membro do NPC – Núcleo de práticas comunicacionais. Professor na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Na Faculdades Oswaldo Cruz, lecionou na graduação de RTV, coordenou e dirigiu a rádio web. Diretor teatral do grupo A Ordem do Caos desde 1996, dirige, produz e atua em diversas peças, além de ministrar a oficina de teatro com enfoque em atuação e produção.

Alessandra Barros Marassi

Coordenadora do curso de Produção Multimídia e do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAPCOM. É docente na mesma instituição. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Ministrou aulas no curso de Comunicação e Multimeios da PUCSP. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias – CCM (PUCSP). Atuou no mercado publicitário como Gerente de Contas e Planejamento em agências como Havas Digital, JWT, EuroRSCG 4D e Wunderman. É autora do livro Interações Digitais (2017) publicado pela editora Gênio Criador.

Vanderlei Postigo

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas (1989), graduação em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1999), Especialização em Comunicação Social Comunicação e Mercado pela Cásper Libero e mestrado em Comunicação Social – linha Transcodificação Midiática pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atualmente é Professor de Marketing, Empreendedorismo, Atendimento e Planejamento de Campanha e Redação Publicitária da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM; Atua como Diretor de Marketing do Grupo Deptcom. Foi assessor de comunicação do Câmara Municipal de Santo André gestão 2009/2010 Foi professor, supervisor, produtor, revisor, orientador da Universidade Bandeirantes de São Paulo, coordenador e professor do Centro Universitário de Santo André -UniA e atualmente é professor da pós graduação da Universidade Cidade de São Paulo e professor pós Comunicação Empresarial da Universidade Nove de Julho – Uninove e professor convidado para pós graduação da Faculdade Anchieta. Atua principalmente nos seguintes temas: televisão, autor, comunicação organizacional, marketing, publicidade, jornalismo, novas tecnologias e internet.

Fernando Mariano de Siqueira

Coordenador do Curso de Rádio, TV e Internet da FAPCOM. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui especialização em Comunicação Visual e Multimídia e bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, ambos pela Universidade São Judas Tadeu. É editor e produtor, com passagens pelo SBT e pela TV Gazeta. Atua desde 2003 na área de WebTVs e WebRádio, tendo dirigido duas emissoras e um portal de conteúdo. Na área acadêmica, foi professor do Centro Universitário de Santo André (UniA), da Escola Paulista de Artes e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Também foi coordenador do curso técnico em Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Atualmente, além de professor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Faculdade das Américas, é diretor-executivo da TeleObjetiva, canal de tv que opera na Internet e em circuito fechado de TV.

Corpo Docente

Confira a lista completa »