Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Possui MBA em Marketing (ESPM-SP) e especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNIDERP) e em Gestão de Projetos (Anhembi Morumbi). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (Faculdade Cásper Líbero). Publicitária com mais de 25 anos de experiência profissional e passagens por veículos de comunicação, agência de publicidade e empresas, atuando principalmente em planejamento de comunicação, criação publicitária, gestão de marketing e gestão de mídias digitais.
Padre da congregação dos Paulinos. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005), graduação em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2009), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2012). Foi Pró-diretor Acadêmico da FAPCOM de 2013 a 2015 e Diretor de 2015 a 2023.
Jornalista formada pela Universidade Mogi das Cruzes e mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Jornalismo, Educação e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Taboada já atuou como docente na PUC-SP, com foco em Multimeios e Roteiro em Áudio e Audiovisual. Atualmente, é professora do cursos de Rádio, TV e Internet da FAPCOM e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Universidade São Judas Tadeu. Possui experiência de mercado como produtora, editora, roteirista e repórter em rádio pela Oboré – Projetos especiais em Comunicação e Artes. A jornalista já teve passagens pelas rádios Globo/Excelsior, Metropolitana e Atual. Em Manaus (AM), trabalhou no jornal “A Notícia”, “Jornal do Comércio” e Rádio Baré.
Doutorando e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharel e Licenciado em Letras (Linguística/Português) pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Licenciado em Letras (Espanhol/Português) pela Universidade Paulista (UNIP). Licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa, cadastrados na CNPq: 1) Encontros Interculturais na EaD: Narrativas de Vida de Diferentes Brasiles (UNIP/EaD); 2) Moda, Comunicação e Cultura (UNIP). Experiência profissional e pesquisa na adaptação/produção de roteiros televisivos de telenovelas, produção de conteúdo multiplataformas e tecnologias e práticas educacionais a distância (EaD). É Professor Adjunto da Coordenadoria de Estágios em Educação da Universidade Paulista (CEE/UNIP – EaD) e Faculdade Eniac/Faculdade de Tecnologia Eniac (Guarulhos/SP). Na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM – Sao Paulo/SP), ministra disciplinas dos cursos de graduação em Multimídia, Fotografia e Audiovisual.
Coordenador do Núcleo de Pesquisa. Doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (bolsista Capes de Doutorado Pleno no Exterior), mestre em Ciências da Comunicação pela USP (bolsista Fapesp), especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Filosofia pela FFLCH-USP e em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela ECA-USP. É membro do Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien (Ceaq-Sorbonne) e autor do livro Sacralidade Digital: religiões e religiosidades na época das redes, Annablume/Fapesp, 2014. Áreas de interesse e atuação: mídia e religião, redes digitais, filosofia da tecnologia e da comunicação, sociologia da comunicação e da religião.
Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Foi professor de Filosofia da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 2010 a 2015. Graduado em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Foi professor entre 2009 e 2013 do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Filosofia Contemporânea e História da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor da FAPCOM e pesquisador no grupo de pesquisa Perspectivas críticas da Filosofia Contemporânea na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Filosofia Moderna e Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, lógica, indução, ciência, causação e racionalidade, filosofia da mente e nas interfaces entre Filosofia e educação. É autor de Introdução à Epistemologia de Francis Bacon, publicado pela Editora Nova Harmonia.
Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2017). MBA Executivo com Concentração em Marketing e Complementação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2007). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Marília – UNIMAR (1998). Atualmente é professor do Centro de Ensino Superior STRONG/ FGV e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Possui experiência em Agência de Propaganda na área de Mídia, nos cargos de Coordenador e Planejador. Os temas de interesse são Novas Mídias e Tecnologia Aplicada à Comunicação.
Pós-graduada em Didática do Ensino Superior, pela Universidade São Judas Tadeu, graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Participou da Cobertura da Olimpíada 2012, em Londres, Cobertura da Copa do Mundo 2006, na Alemanha, Cobertura da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2006, na Suiça, Cobertura da Copa do Mundo 1998, na França, Cobertura da Olimpíada de 1996, em Atlanta, Cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. É professora universitária desde 1995, trabalhou na Rede Record de Televisão de 1992 a 2013, e atualmente é editora-chefe do Canal Fox Sports, em São Paulo.
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, no curso de Comunicação e Semiótica(2011). Possui Pós-graduação (Lato Sensu) em Comunicação de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi (1994) e graduação em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas pela Universidade de Santo Amaro (1991). É professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), professora na Universidade Metodista e sou professora consultora na AGICOM. Tem experiência como tutora on-line E a D, Comunicação, Relações Públicas, Marketing e atua nas principais disciplinas: Gestão Estratégica em Relações Públicas, Planejamento Estratégico em Relações Públicas, Comunicação Dirigida, Cultura e Poder nas Organizações, Públicos e Técnicas de Relações Públicas, Comunicação Oral e Técnica de Oratória e Assessoria de Imprensa.
Professora dos Cursos de graduação em Comunicação Social, Filosofia e Tecnológicos da FAPCOM. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2022), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2018), Especialização em Tradução e Interpretação LIbras/Português (2014) e Especialização em Docência do Ensino Superior (2015) ambas pela Universidade Camilo Castelo Branco. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Tutora do Projeto de Vida e Eletivas na Rede de Educação Metodista. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GENTE (Grupo de Estudos e Narrativas sobre Tecnologias e Educação) e coordenadora do GEPICSH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Comunicação Social Háptica). Avaliadora da Revista Linhas Críticas da UnB. Guia-intérprete pela AHIMSA. Audiodescritora pela SRLM. Proprietária da Empresa Using Hands que presta assessoria de inclusão. Tem experiência na área de Educação, com atendimento inclusivo e ênfase em Tradução e Interpretação em Libras/Libras tátil e Comunicação Social Háptica.
Especialista em Criação de Imagem e Sons nos Meios Eletrônicos (Faculdade Senac – SP), Radialista (UMESP). Professor em Comunicação Social (PP, RTV, Jornalismo e RP) desde 2012. Tem 12 anos de experiência como editor, cinegrafista e diretor de fotografia. É pós-graduado em TV Digital. Realizou cursos de aperfeiçoamento em edição de imagem em instituições brasileiras e estrangeira. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, TV e internet. Possui experiência no mercado de comunicação com atuação em direção, produção, edição de produtos audiovisuais para rádio, TV e Internet.
Graduada em Publicidade e Propaganda (Comunicação Social) pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (1996). Pós-graduação em Língua, Literatura e Semiótica (1998) e Criação Visual e Multimídia (2002), cursadas na USJT. Experiência em Marketing Educacional, Marketing de Moda (atacado e varejo) e Redação, Criação e Direção de Arte para mídias impressas e digitais. No ensino médio (Publicidade e Propaganda), foi professora nos colégios técnicos Mário de Andrade e Liceu de Artes e Ofícios. Atualmente, além de docente na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), da Universidade do Grande ABC – Kroton/Anhanguera e do Senac São Paulo, é sócia proprietária da agência SanDesigner Comunicação e Marketing.
Coordenador do Curso de Relações Públicas e dos Cursos de Filosofia (interino) – Mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA USP. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e é colaborador do Centro de Pesquisa Atopos, na mesma instituição. É co-autor dos projetos Áreas Vírus, Laje Acadêmica e WEBTV Cidade Tiradentes. Foi coordenador do Pontão de Cultura Frutos do Brasil – Juventude em Debate, projeto da Aracati – Agência de Mobilização Social executado através de convênio com o MinC. Também atuou como gestor de arranjos educativos culturais da Associação Cidade Escola Aprendiz e tem realizado trabalhos como consultor de processos formativos de ONGs para ações de advocacy. É professor das disciplinas de Teoria da Opinião Pública, 3º Setor, Defesa do Consumidor e Cultura e Poder na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).
Formado em Artes Plásticas, concluiu o doutorado em artes visuais pelo instituto de artes da UNICAMP em 2020. Possui pesquisa em Memória e Identidade na linguagem audiovisual, com diversas produções autorais e participações em festivais e salões de artes. Coordenou Cursos como Produção Multimídia, Bacharelado e Tecnologia em Fotografia, assim como lecionou disciplinas de Audiovisual, Design, Publicidade e Fotografia, além de projetos integradores.
Coordenador dos cursos de Fotografia, Produção Audiovisual, Rádio, TV e Internet e Produção Multimídia e presidente da CPA – Comissão Própria de Avaliação da FAPCOM. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui especialização em Comunicação Visual e Multimídia e bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, ambos pela Universidade São Judas Tadeu. É editor e produtor, com passagens pelo SBT e pela TV Gazeta. Atua desde 2003 na área de WebTVs e WebRádio, tendo dirigido duas emissoras e um portal de conteúdo. Na área acadêmica, foi professor do Centro Universitário de Santo André (UniA), da Escola Paulista de Artes e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Também foi coordenador do curso técnico em Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Atualmente, além de professor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Faculdade das Américas, é diretor-executivo da TeleObjetiva, canal de TV que opera na Internet e em circuito fechado de TV.
Graduado em Filosofia pela FAVI – Curitiba (2015) e em Teologia pelo Institutum Patristicum Augustinianum de Roma (2018). Possui Mestrado em Teologia e Ciências Patrísticas – Institutum Patristicum Augustinianum (2022). Atualmente trabalha no doutorado sobre a Ratio exegética de Agostinho nos comentários a Gênesis. É diretor editorial da Revista de Estudos Agostinianos e membro do Centro de Estudos Agostinianos. Tem experiência na área de Teologia e Filosofia, com ênfase no pensamento cristão antigo e medieval.
Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2010), Mestre em Artes Visuais, pelo IA – Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista – São Paulo (2006). Bacharel em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1990), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1990). Bacharel em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995). Possui especialização (Lato Sensu) em Fundamentos Psicopedagógicos da Arte e da Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (1986); para os cursos de Propaganda Publicidade e Criação e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação FAPCOM (2008), para os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas. Especialista e pesquisadora do CNPq nos grupos de pesquisa :1 – Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia (líder) – Mackenzie/SP; 2 – Processos de criação (PUC/SP), 3 – Grupo de Gênero, Raça/Etnia (Mackenzie/SP).
Possui graduação em Comunicação Social – habilitação Produção Editorial pela Universidade Anhembi-Morumbi, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social – Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo, pesquisador e sócio da Intercom. Atualmente é professor titular da Faculdade Integral Cantareira e realiza estágio pós doutoral na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial e cultura organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia brasileira, ética, Relações Públicas, Novas tecnologias em comunicação, redes de comunicação e comunicação institucional e corporativa. Desenvolveu estágio pós-doutoral na Universidade Metodista de São Paulo (2008) e desenvolve estágio pós-doutoral na EACH/USP (2014), ambos sob supervisão da Professora Doutora Sandra Reimão, na linha de pesquisa Livros e Outras Mídias. Atua como docente e consultor nas áreas de Comunicação e Marketing Educacional e Ambiental.
Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é produtor de áudio e sócio da empresa Núcleo de Criação Som e Imagem, locutor na HBO Max, membro do Clube da Voz (Associação dos Profissionais de Voz em Publicidade em São Paulo) e docente nos cursos de Tecnologias e Mídias Digitais e de Jogos Digitais, do Centro das Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP, e de Rádio e TV na Fapcom, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design sonoro, produção de som, publicidade, treinamentos corporativos, CBTs (computer based trainings) e hipermídia.
Especialista em Roteiro de Áudio e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2012. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 2009. Docente nos cursos de Rádio, TV e Internet, Produção Audiovisual, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) desde 2014. Tem cursos de especialização e aperfeiçoamento em edição de vídeo e colorização pela Adobe e Blackmagic Design. Certificado pela Bucareste Cinematográfica em Pós-produção Cinematográfica e Color Grading em 2021. Trabalha como freelancer em edição de vídeo e colorização para filmes publicitários e cinema desde 2012. Tem experiência de 13 anos atuando nos estúdios e pós-produção da Faculdade de Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Professor da Faculdade Paulus de Comunicação e Faculdade Cásper Líbero, é professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Participa do corpo docente de cursos da PUC-RS, SEPAC e Casa do Saber, além de ser palestrante em empresas, escolas e universidades. Autor, entre outros, de Sem tempo para nada (Vozes, 2022), Teoria da Comunicação (6a. edição, Vozes, 2020), Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), e The Mediatization of Religion, pela editora britânica Routledge, além de cerca de 180 artigos em revistas científicas do Brasil e do exterior.
Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em Teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA. Atuou como redator da Revista CULT em 2012. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC / PUC-SP / Unisantos/ FECAP), possui experiência com educação de jovens, adolescentes e adultos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.
Prof. Ms. Luiz Eduardo P. Baronto é mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. É escritor de livros na área de Filosofia e Linguagem, Liturgia e vida espiritual. Leciona também na Universidade São Judas nos cursos de Comunicação, Design, Pedagogia e Filosofia.
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Fez intercâmbio acadêmico em Portugal na Universidade Nova de Lisboa, possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecilia. É pesquisadora do Centro de pesquisa Atopos da ECA/USP na linha de pesquisa AION netativismo e teoria da ação; coordenou o intercâmbio acadêmico com a Universidade Nova de Lisboa, organizou eventos acadêmicos/culturais, como por exemplo o “II Seminário Mídias Nativas”, o Seminário “Mente, Tecnologia e Conectividade”, com o Prof. Derrick De Kerkchove, entre outros.
Professor de Graduação e Pós-Graduação na FAPCOM e na Universidade São Judas. É mentor de alunos internacionais do College of Business and Management da S.C.U., e desenvolveu conteúdos e curadoria para cursos de Pós-graduação para 29 universidades, nas áreas de Gestão e Negócios, Inovação e Comunicação Social. Além da docência, possui mais de 20 anos de experiência corporativa nas áreas de Gestão Estratégica, Marketing e Varejo (ALDI, Momentum, DR Marketing, Atlas Schindler) e atua como Consultor de Novos Negócios e Publisher, desenvolvendo ao longo de sua carreira projetos para empresas de diversas setores, como Warner Media, Johson & amp; Johson, Itaú, Lexmark, Ebradi, São Judas, UNA, Galícia Educação, UniBH e HSM.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) com habilitação em design gráfico e especialização em Fundamentos da Cultura e das Arte pela UNESP (2010). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, pela ECA-USP. Já trabalhou em algumas vertentes da área de desenho industrial, como design gráfico, direção e assistência de arte, design têxtil, ilustração, concept art e character design para animações, assim como na área de docência, ministrando aulas no Senac (2012-2013) de ilustração vetorial e participando do Programa de Preparação Pedagógica na USP, dentro da disciplina de graduação em Cinema, Rádio e TV intitulada de Introdução à Animação. Trabalha desde 2010 como freelancer atuando nas áreas de design gráfico e com a parte de pré-produção em animação, desenvolvendo ilustrações, storyboards e personagens para filmes publicitários e educativos.
Doutor pelo Programa de Comunicação e Semiótica e Mestre em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Possui graduação em Teologia pela Escola Dominicana de Teologia (2013), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2008). Já atuou nas áreas de Marketing, design gráfico, redação e estratégia de produção e comercialização de livros digitais. No período de agosto de 2019 a junho de 2023, atuou como Pró-diretor Acadêmico e em julho de 2023, foi nomeado Diretor da FAPCOM.
Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor Doutor da FAPCOM, onde leciona, entre outras disciplinas, História da Filosofia, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência; também lidera o Grupo de Iniciação Científica “Metafísica Contemporânea e Tradição Filosófica”.
Cineasta, Doutor em Meios e Processos Audiovisuais e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP onde desenvolveu um roteiro de longa metragem focado na representação da mulher negra em nossa sociedade e em nosso audiovisual. Possui graduação em Curso Superior do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2007). Entre 2008 a 2009, foi produtor radiofônico para conteúdo em Webrádio. Entre 2009 a 2011, realizou monitoria no Curso de Pós-graduação em Cinema Documentário pela FGV/SP. De 2008 a 2012 elaborou projetos de produção e formação em audiovisual pela empresa Odun Formação e Produção. Tem experiência em trabalhos na área cinematográfica, televisiva e radiofônica. Desde 2012, é sócio proprietário da Produtora Audiovisual Dandara Produções Culturais e Audiovisuais LTDA onde roteirizou episódios da série televisiva “Pedro e Bianca”, vencedora do Prêmio EMMY KIDS AWARDS 2013 e veiculada pela TV Cultura, além de produções de curtas como “Dara A Primeira Vez que fui ao Céu” e “Simone Estórias em Estação de Transferência”, como também o desenvolvimento da série televisiva RUA 9. Suas especializações técnicas no audiovisual são Roteiro, Direção e Fotografia Cinematográfica e Som. Seus temas de estudos focam principalmente nos seguintes temas: negritude, periferia, homem negro, mulher negra e representação da pessoa negra no audiovisual.
Coordenadora do Curso de Jornalismo. Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – bolsista CAPES. Possui especialização em Marketing pela UMESP (2010) e graduação em Jornalismo pela USCS (2005) – bolsista CNPq/ pesquisadora do Programa Institucional de Iniciação Científica (2004-2005). Docente em cursos de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e EaD (Ensino a Distância), com aderência em narrativas multiplataformas. Atua com Comunicação Social desde 2004 e tem experiência em jornalismo impresso e digital, como repórter especial de política, assessora de imprensa na iniciativa pública, política e na área de planejamento estratégico político. Na Comunicação Institucional, atuou com endomarketing, auditoria e gestão de mídias digitais e sociais. Na Assessoria de Imprensa de órgãos públicos – esferas municipal e estadual, foi responsável pelas áreas de planejamento, media training, gerenciamento de crises e gestão de equipe. Também implementou plano de comunicação em campanhas eleitorais para os poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM.
Doutorando em Ciências da Comunicação pela USP, graduado em Relações Públicas e Especialista em Treinamentos de Comunicação para Executivos, já treinou cerca de mil líderes ao longo da carreira. Acumula quase 30 anos de experiência em empresas e em agências de ponta, desenvolvendo projetos relacionados à imagem e reputação, prevenção de crises, planejamento, desenvolvimento de políticas e práticas de comunicação organizacional, estruturação de áreas de comunicação em empresas de médio e grande porte, entre outros. Atua como docente em diversas disciplinas do campo da comunicação nos cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Comunicação e Marketing, Administração, Direito, entre outros. Recebeu, por duas vezes, o prêmio Aberje, além do Sabre Awards. Atua como consultor e pesquisador no Cecorp, grupo de pesquisadores da USP para o campo da comunicação organizacional.
Assessor Acadêmico e Procurador Institucional (PI) da Fapcom. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Filosofia pela UNESP e graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Possui Experiência na área da Educação, em especial: Currículo, Gestão Educacional e processos regulatórios do Ensino Superior. Atuou como Analista Educacional no SESI-SP na Diretoria de Educação e Cultura (2010-2013), sendo responsável pelo material didático de Filosofia do sistema SESI de Ensino. É avaliador (Basis) do INEP / Ministério da Educação desde 2018. É Professor titular na Fapcom atuando nos seguintes componentes: História da Filosofia Contemporânea, Estética e Filosofia da Educação. Membro do grupo de Pesquisa “Currículo, Conhecimento e Cultura” na PUC-SP, com interesse nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação; Th. Adorno e o problema da Halbbildung; Currículo e crítica do neoliberalismo.
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas (1989), graduação em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1999), Especialização em Comunicação Social Comunicação e Mercado pela Cásper Libero e mestrado em Comunicação Social – linha Transcodificação Midiática pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atualmente é Professor de Marketing, Empreendedorismo, Atendimento e Planejamento de Campanha e Redação Publicitária da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM; Atua como Diretor de Marketing do Grupo Deptcom. Foi assessor de comunicação do Câmara Municipal de Santo André gestão 2009/2010 Foi professor, supervisor, produtor, revisor, orientador da Universidade Bandeirantes de São Paulo, coordenador e professor do Centro Universitário de Santo André -UniA e atualmente é professor da pós graduação da Universidade Cidade de São Paulo e professor pós Comunicação Empresarial da Universidade Nove de Julho – Uninove e professor convidado para pós graduação da Faculdade Anchieta. Atua principalmente nos seguintes temas: televisão, autor, comunicação organizacional, marketing, publicidade, jornalismo, novas tecnologias e internet.
Professora do curso de Fotografia da FAPCOM e da pós-graduação em Fotografia: Reflexões e Práticas Contemporâneas no Centro Universitário Belas Artes. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo com período sanduíche (bolsa CNPq) na Universidade de Amsterdam. Possui mestrado pelo mesmo programa (bolsa OEA-GCUB) e graduação em Artes Plásticas com especialização em Fotografia pela Universidade do Chile. Realiza pesquisa teórica e prática nas intersecções entre fotografia, vídeo e escrita, procurando refletir sobre as complexidades das transformações do espaço urbano. É colaboradora do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP e membro da Red de Investigación sobre Documentales – ReDOC. Foi professora de Fotojornalismo na Universidade de São Paulo (bolsista PAE), de Fotografia e Arte na Universidad Católica del Uruguay (2010-2014) e de Comunicação Visual na Universidad de la República (2012-2013). Seu trabalho tem sido exposto em diversos museus, centros culturais e espaço público do Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Oficineira de fotografia e vídeo em projetos sociais financiados pela PNUD/ONU e Centro Cultural de España (Uruguai). Curadora, gestora e artista do projeto artístico Continuum: o corpo como território das praticas mediais (2010-2013). O seu primeiro vídeo “Rio desborde” realizado no âmbito do doutoramento estreou no 22º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e foi exibido nos festivais Visions du Réel Media Library, Alternative Film/Video e Oftálmica Cine, participou também no programa de vídeo da Bienalsur / Bienal Internacional de Arte Contemporáneo del Sur.
Pós-graduada (Lato Sensu) em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo e graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.Foi “Professora do Futuro” na Faculdade Cásper Líbero, por dois anos, nas disciplinas: Técnicas de Relações Públicas e Assessoria e Consultoria de Relações Públicas.Possui experiência no campo profissional na área de Relações Públicas (Comunicação Corporativa) em empresas multinacionais de diferentes setores da economia, com atuação nas atividades de Comunicação Interna, Relacionamento com a Imprensa, Gestão de Crises, Organização de Eventos, Gerenciamento de Redes Sociais e Relacionamento com stakeholders. Na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM – São Paulo/ SP) ministra disciplinas do curso de graduação em Relações Públicas.
Mestre pelo Programa de Mestrado em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014), Transformações Comunicacionais e Comunidades. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – Bacharelado em Rádio e TV (2011). Idealizador do projeto U-Web, portal de Comunicação Social da Universidade de Santo Amaro. Diretor dos programas de web rádio e web tv do projeto U-Web. Dirigiu os estúdios da Faculdade das Américas, atuando com audiovisual em EAD, orientando produções acadêmicas e coordenando os projetos de rádio e tv web. Diretor e Produtor dos programas para o CNU – Canal Universitário, enquanto a parceria estava ativa com a universidade. Professor titular da Universidade de Santo Amaro – UNISA, É membro do NPC – Núcleo de práticas comunicacionais. Professor na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Na Faculdades Oswaldo Cruz, lecionou na graduação de RTV, coordenou e dirigiu a rádio web. Diretor teatral do grupo A Ordem do Caos desde 1996, dirige, produz e atua em diversas peças, além de ministrar a oficina de teatro com enfoque em atuação e produção.
Mestre em Ciências Humanas pela UNISA (Universidade de Santo Amaro) (2018). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas (2002) e especialista em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Nove de Julho (2012), além de diretor de imagens e diretor cinematográfico, ambas com registro DRT, e jornalista com MTB pela FENAJ. Possui passagens por grandes empresas de comunicação, como Record TV, SBT e Bandeirantes, sendo reconhecido com prêmio TV Centro América de Publicidade (2004), nas categorias de melhor diretor e melhor roteirista, assim como, nos prêmios ESSO (2015) e Europeu de Turismo (2016), ambos nas categorias ligadas ao telejornalismo.
No meio acadêmico, lecionou no curso de multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em oficinas de Vídeo Digital na Universidade Federal de São João Del Rei, em cursos profissionalizantes de rádio e TV do SENAC, entre outros.