Jornalista formada pela Universidade Mogi das Cruzes e mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Jornalismo, Educação e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Taboada já atuou como docente na PUC-SP, com foco em Multimeios e Roteiro em Áudio e Audiovisual. Atualmente, é professora do cursos de Rádio, TV e Internet da FAPCOM e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Universidade São Judas Tadeu. Possui experiência de mercado como produtora, editora, roteirista e repórter em rádio pela Oboré – Projetos especiais em Comunicação e Artes. A jornalista já teve passagens pelas rádios Globo/Excelsior, Metropolitana e Atual. Em Manaus (AM), trabalhou no jornal “A Notícia”, “Jornal do Comércio” e Rádio Baré.
Doutorando e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharel e Licenciado em Letras (Linguística/Português) pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Licenciado em Letras (Espanhol/Português) pela Universidade Paulista (UNIP). Licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa, cadastrados na CNPq: 1) Encontros Interculturais na EaD: Narrativas de Vida de Diferentes Brasiles (UNIP/EaD); 2) Moda, Comunicação e Cultura (UNIP). Experiência profissional e pesquisa na adaptação/produção de roteiros televisivos de telenovelas, produção de conteúdo multiplataformas e tecnologias e práticas educacionais a distância (EaD). É Professor Adjunto da Coordenadoria de Estágios em Educação da Universidade Paulista (CEE/UNIP – EaD) e Faculdade Eniac/Faculdade de Tecnologia Eniac (Guarulhos/SP). Na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM – Sao Paulo/SP), ministra disciplinas dos cursos de graduação em Multimídia, Fotografia e Audiovisual.
Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM-ESPM), Mestre em Comunicação (PPGCOM FIC-UFG), com dois MBAs: MBA em Marketing e Comunicação Digital; MBA em Gerenciamento de Projetos; e uma especialização em Docência do Ensino Superior. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas (FIC-UFG). Atua como docente do ensino superior lecionando aulas para os cursos de Relações Públicas; e Publicidade e Propaganda, e também de ministra aulas em cursos de pós-graduação (diversos institutos e faculdades). Além de docente, atua há mais de dez anos como Relações Públicas, assessorando empresas, eventos e profissionais liberais/artistas, prestando serviços de Assessoria e Planejamento de Comunicação; Assessoria de Imprensa; Gestão de Mídias Sociais; e Consultoria nas áreas de Marketing e Comunicação.
Coordenador do Núcleo de Pesquisa. Doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (bolsista Capes de Doutorado Pleno no Exterior), mestre em Ciências da Comunicação pela USP (bolsista Fapesp), especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Filosofia pela FFLCH-USP e em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela ECA-USP. É membro do Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien (Ceaq-Sorbonne) e autor do livro Sacralidade Digital: religiões e religiosidades na época das redes, Annablume/Fapesp, 2014. Áreas de interesse e atuação: mídia e religião, redes digitais, filosofia da tecnologia e da comunicação, sociologia da comunicação e da religião.
Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Foi professor de Filosofia da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 2010 a 2015. Graduado em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Foi professor entre 2009 e 2013 do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Filosofia Contemporânea e História da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor da FAPCOM e pesquisador no grupo de pesquisa Perspectivas críticas da Filosofia Contemporânea na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Filosofia Moderna e Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, lógica, indução, ciência, causação e racionalidade, filosofia da mente e nas interfaces entre Filosofia e educação. É autor de Introdução à Epistemologia de Francis Bacon, publicado pela Editora Nova Harmonia.
Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC – UFABC, com pesquisa no campo da comunicação de riscos de desastres, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001), com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica (1995), especialista em Comunicação Aplicada à Saúde (1994) e bacharel em Jornalismo (1991). Exerce a docência superior desde 1995. Foi consultora da Unesco, categoria “consultoria por produto”, assistindo ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em um projeto que visava o estudo e o desenvolvimento de sistemas inteligentes de alertas, no nível nacional, para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. Como jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, tem atuado como comentarista, colunista de veículos da área e editora de revistas especializadas, como a Com Ciência Ambiental (2007-2011) e a Diálogo Brasil Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação (edição anual até 2017). É idealizadora do Coletivo Jornalismo e Redução de Riscos de Desastres – JRRD, especializado na produção de reportagens investigativas e multimídia. É professora do curso de Jornalismo da FAPCOM e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.
Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2017). MBA Executivo com Concentração em Marketing e Complementação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2007). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Marília – UNIMAR (1998). Atualmente é professor do Centro de Ensino Superior STRONG/ FGV e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Possui experiência em Agência de Propaganda na área de Mídia, nos cargos de Coordenador e Planejador. Os temas de interesse são Novas Mídias e Tecnologia Aplicada à Comunicação.
Pós-graduada em Didática do Ensino Superior, pela Universidade São Judas Tadeu, graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Participou da Cobertura da Olimpíada 2012, em Londres, Cobertura da Copa do Mundo 2006, na Alemanha, Cobertura da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2006, na Suiça, Cobertura da Copa do Mundo 1998, na França, Cobertura da Olimpíada de 1996, em Atlanta, Cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. É professora universitária desde 1995, trabalhou na Rede Record de Televisão de 1992 a 2013, e atualmente é editora-chefe do Canal Fox Sports, em São Paulo.
Coordenadora do Curso de Jornalismo da FAPCOM. Graduada em Ciências da Comunicação – habilitações “Rádio e TV” (2007) e “Jornalismo” (2009), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac/Unesp); Doutora (2015) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Pós-doutora (2020) pelo Programa de Pós-Graduação – Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Diversitas – FFLCH/USP) e Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (CTR-ECA/USP).
É jornalista colaboradora da Revista da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), fundadora do Museu da Memória e Oralidades sobre a TV e pesquisadora dos grupos LabArteMídia (CTR-ECA/USP) e Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted-CTR-ECA/USP), onde é também cofundadora e cocoordenadora. Desde 2006, realiza pesquisas que relacionam televisão aos seguintes eixos temáticos: televisão digital, comunicação comunitária, interatividade, inclusão sociodigital, educação, telejornalismo, representatividades, diversidades e convergência tecnológica.
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, no curso de Comunicação e Semiótica(2011). Possui Pós-graduação (Lato Sensu) em Comunicação de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi (1994) e graduação em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas pela Universidade de Santo Amaro (1991). É professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), professora na Universidade Metodista e sou professora consultora na AGICOM. Tem experiência como tutora on-line E a D, Comunicação, Relações Públicas, Marketing e atua nas principais disciplinas: Gestão Estratégica em Relações Públicas, Planejamento Estratégico em Relações Públicas, Comunicação Dirigida, Cultura e Poder nas Organizações, Públicos e Técnicas de Relações Públicas, Comunicação Oral e Técnica de Oratória e Assessoria de Imprensa.
Especialista em Criação de Imagem e Sons nos Meios Eletrônicos (Faculdade Senac – SP), Radialista (UMESP). Professor em Comunicação Social (PP, RTV, Jornalismo e RP) desde 2012. Tem 12 anos de experiência como editor, cinegrafista e diretor de fotografia. É pós-graduado em TV Digital. Realizou cursos de aperfeiçoamento em edição de imagem em instituições brasileiras e estrangeira.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, TV e internet. Possui experiência no mercado de comunicação com atuação em direção, produção, edição de produtos audiovisuais para rádio, TV e Internet.
Graduada em Publicidade e Propaganda (Comunicação Social) pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (1996). Pós-graduação em Língua, Literatura e Semiótica (1998) e Criação Visual e Multimídia (2002), cursadas na USJT. Experiência em Marketing Educacional, Marketing de Moda (atacado e varejo) e Redação, Criação e Direção de Arte para mídias impressas e digitais. No ensino médio (Publicidade e Propaganda), foi professora nos colégios técnicos Mário de Andrade e Liceu de Artes e Ofícios. Atualmente, além de docente na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), da Universidade do Grande ABC – Kroton/Anhanguera e do Senac São Paulo, é sócia proprietária da agência SanDesigner Comunicação e Marketing.
Coordenador do Curso de Relações Públicas da FAPCOM – Mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA USP. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e é colaborador do Centro de Pesquisa Atopos, na mesma instituição. É co-autor dos projetos Áreas Vírus, Laje Acadêmica e WEBTV Cidade Tiradentes. Foi coordenador do Pontão de Cultura Frutos do Brasil – Juventude em Debate, projeto da Aracati – Agência de Mobilização Social executado através de convênio com o MinC. Também atuou como gestor de arranjos educativos culturais da Associação Cidade Escola Aprendiz e tem realizado trabalhos como consultor de processos formativos de ONGs para ações de advocacy. É professor das disciplinas de Teoria da Opinião Pública, 3º Setor, Defesa do Consumidor e Cultura e Poder na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom).
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Produção Editorial (Lato Sensu) da FAPCOM. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas (INTERCOM). Membro dos Grupos de Pesquisa: Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP) e Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP). Coordenadora de cursos de Pós-graduação (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT). Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Coordenador dos cursos de Fotografia, Produção Audiovisual, Rádio, TV e Internete e Produção Multimídia e presidente da CPA – Comissão Própria de Avaliação da FAPCOM. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui especialização em Comunicação Visual e Multimídia e bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, ambos pela Universidade São Judas Tadeu. É editor e produtor, com passagens pelo SBT e pela TV Gazeta. Atua desde 2003 na área de WebTVs e WebRádio, tendo dirigido duas emissoras e um portal de conteúdo. Na área acadêmica, foi professor do Centro Universitário de Santo André (UniA), da Escola Paulista de Artes e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Também foi coordenador do curso técnico em Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Atualmente, além de professor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Faculdade das Américas, é diretor-executivo da TeleObjetiva, canal de TV que opera na Internet e em circuito fechado de TV.
Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019), Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2010), Mestre em Artes Visuais, pelo IA – Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista – São Paulo (2006). Bacharel em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1990), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1990). Bacharel em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995). Possui especialização (Lato Sensu) em Fundamentos Psicopedagógicos da Arte e da Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (1986); para os cursos de Propaganda Publicidade e Criação e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação FAPCOM (2008), para os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas. Especialista e pesquisadora do CNPq nos grupos de pesquisa :1 – Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia (líder) – Mackenzie/SP; 2 – Processos de criação (PUC/SP), 3 – Grupo de Gênero, Raça/Etnia (Mackenzie/SP).
Possui graduação em Comunicação Social – habilitação Produção Editorial pela Universidade Anhembi-Morumbi, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social – Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo, pesquisador e sócio da Intercom. Atualmente é professor titular da Faculdade Integral Cantareira e realiza estágio pós doutoral na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial e cultura organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia brasileira, ética, Relações Públicas, Novas tecnologias em comunicação, redes de comunicação e comunicação institucional e corporativa. Desenvolveu estágio pós-doutoral na Universidade Metodista de São Paulo (2008) e desenvolve estágio pós-doutoral na EACH/USP (2014), ambos sob supervisão da Professora Doutora Sandra Reimão, na linha de pesquisa Livros e Outras Mídias. Atua como docente e consultor nas áreas de Comunicação e Marketing Educacional e Ambiental.
Sociólogo, psicólogo e psicoterapeuta na abordagem analítica integrativa. É mestre em Ciências da Religião e doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Comunicação Comunitária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa a interface entre Psicanálise, Religião e Cultura. Suas reflexões abordam o vínculo social, o mito, a literatura, a produção audiovisual, a cibercultura, os conflitos, a política e as questões contemporâneas como gênero, masculinidades, religião, vida digital e diversidade. Membro Associado do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) e habitante da 0CA JUNGUIANA (Outras Conversas Afiadas), um coletivo formado por vozes de pesquisadores, analistas, psicoterapeutas, arte-terapeutas e interessados nos estudos da Psicologia Analítica de C. G. Jung e dos autores pós-junguianos. Atua como Professor e Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Professor da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) nas disciplinas de Psicologia e Comunicação e Psicologia Educacional. Autor dos livros: Ciber-Religião: a construção de vínculos religiosos na cibercultura (Ideias e Letras-2012); Cultura e Desenvolvimento Local: Ética e Comunicação Comunitária (Saraiva-2015); Mediação de Conflitos (Expressa, 2020); Veredas do Sagrado: interfaces entre Imaginário, Ecologia e Religião (Humanitas – 2021). Atualmente desenvolve uma pesquisa financiada pela CAPES e pela UNIVERSIDADE PAULISTA com o título: MASCULINIDADES NO MEDIOSFERA: CONTRIBUIÇÕES DA MÍDIA PARA A CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DOS HOMENS NO IMAGINÁRIO SOCIAL.
Professora do Curso de Jornalismo da FAPCOM. Professora convidada da Faap, na Pós-Graduação de Produção Executiva de TV e Produtos Multiplataforma. Professora convidada do Senac no curso de e-commerce. Jornalista, doutoranda na Umesp, com bolsa da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais. Obteve o mestrado, na mesma instituição, em 2017, como bolsista do CNPq. Pesquisa principalmente o cruzamento entre inteligência artificial e comunicação, com foco nos processos digitais de apuração e redação de notícias, algoritmos e jornalismo em base de dados. É pesquisadora integrante do ComTec (Comunicação e Tecnologias Digitais) e do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método.
Graduou-se (1995) pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem grande experiência em telejornalismo (TV Globo, Band, Rede TV!, TVE Radiobrás), produção, direção e roteiro de conteúdo audiovisual (em produtoras e agências como TV1 Vídeo, FSB Comunicação, Eduk, Affero Lab, Ginga, TVT), media training, gestão e produção de conteúdo em multiplataformas, comunicação corporativa e assessoria de imprensa (como Sindicato dos Metalúrgicos e Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal).
Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é produtor de áudio e sócio da empresa Núcleo de Criação Som e Imagem, locutor na HBO Max, membro do Clube da Voz (Associação dos Profissionais de Voz em Publicidade em São Paulo) e docente nos cursos de Tecnologias e Mídias Digitais e de Jogos Digitais, do Centro das Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP, e de Rádio e TV na Fapcom, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design sonoro, produção de som, publicidade, treinamentos corporativos, CBTs (computer based trainings) e hipermídia.
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsista Capes), mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (bolsista Cnpq), graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em Trends and Issues in Strategic Communications na University of Florida (College of Journalism and Communications). Atualmente, é professora de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM-SP) e professora concursada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), além de repórter e articulista nas áreas de cultura e relações internacionais (revistas: NTime, Affari, Brasil-Canadá, Top Destinos, Expressão ABC; sites: Revista Artigo e Portal Pepper) e pesquisadora em Comunicação para a Cidadania (Intercom). Tem experiência em reportagem e edição de texto, sobretudo em editorias de cultura, turismo, economia e relações internacionais, tendo trabalhado em empresas como TV Globo, Editora Quadrívium, Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e Agência Universitária de Notícias da ECA/USP. Foi membro do conselho editorial da revista Raízes. Em pesquisa, atua nos seguintes temas: jornalismo, comunicação impressa, jornalismo cultural, jornalismo literário, jornalismo econômico, comunicação popular, América Latina, hibridismos, migrações, cultura, movimentos sociais, mídia e cidadania
Especialista em Roteiro de Áudio e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2012. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 2009. Docente nos cursos de Rádio, TV e Internet, Produção Audiovisual, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) desde 2014. Tem cursos de especialização e aperfeiçoamento em edição de vídeo e colorização pela Adobe e Blackmagic Design. Certificado pela Bucareste Cinematográfica em Pós-produção Cinematográfica e Color Grading em 2021. Trabalha como freelancer em edição de vídeo e colorização para filmes publicitários e cinema desde 2012. Tem experiência de 13 anos atuando nos estúdios e pós-produção da Faculdade de Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Anhanguera Educacional, Designer de Multimídia pelo Centro Universitário Senac e Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente é responsável pela equipe de Mídias Digitais da Caixa Econômica Federal onde também atua com projetos de inovação, gamificação e como instrutor corporativo. Atua no mercado de desenvolvimento de games independentes e como consultor lúdico. É professor do curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta (FIT) e professor na graduação (Publicidade e Propaganda; Produção Multimídia; Audiovisual) da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de games, narrativas, semiótica, hipermídia e inovação.
Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em Teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA. Atuou como redator da Revista CULT em 2012. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC / PUC-SP / Unisantos/ FECAP), possui experiência com educação de jovens, adolescentes e adultos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.
Prof. Ms. Luiz Eduardo P. Baronto é mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. É escritor de livros na área de Filosofia e Linguagem, Liturgia e vida espiritual. Leciona também na Universidade São Judas nos cursos de Comunicação, Design, Pedagogia e Filosofia.
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Fez intercâmbio acadêmico em Portugal na Universidade Nova de Lisboa, possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecilia. É pesquisadora do Centro de pesquisa Atopos da ECA/USP na linha de pesquisa AION netativismo e teoria da ação; coordenou o intercâmbio acadêmico com a Universidade Nova de Lisboa, organizou eventos acadêmicos/culturais, como por exemplo o “II Seminário Mídias Nativas”, o Seminário “Mente, Tecnologia e Conectividade”, com o Prof. Derrick De Kerkchove, entre outros.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) com habilitação em design gráfico e especialização em Fundamentos da Cultura e das Arte pela UNESP (2010). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, pela ECA-USP. Já trabalhou em algumas vertentes da área de desenho industrial, como design gráfico, direção e assistência de arte, design têxtil, ilustração, concept art e character design para animações, assim como na área de docência, ministrando aulas no Senac (2012-2013) de ilustração vetorial e participando do Programa de Preparação Pedagógica na USP, dentro da disciplina de graduação em Cinema, Rádio e TV intitulada de Introdução à Animação. Trabalha desde 2010 como freelancer atuando nas áreas de design gráfico e com a parte de pré-produção em animação, desenvolvendo ilustrações, storyboards e personagens para filmes publicitários e educativos.
Mestre em comunicação social pela PUC Minas (2019) – tema da dissertação: “Da cultura da celebridade à cultura do encontro: um estudo sobre a comunicação do Papa Francisco no Instagram”. Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Estudou Teologia na Faculdade São Bento de São Paulo (2015) e Filosofia na Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). É professor de Antropologia Filosófica e Teológica na Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM. Coordenou o Programa Cultura no SESC Ibiapina; foi Professor da Educação de Jovens e Adultos em Viçosa do Ceará; idealizou o Projeto Agente Social junto ao Fórum da Comarca de Ibiapina; foi professor de artes na Prefeitura de Viçosa do Ceará; foi presidente da Associação dos Universitários de Ibiapina; Trabalhou na Secretaria de Ação Social de Ibiapina. É autor dos livros: “O Cultivo Espiritual em tempos de conectividade”, “Minuto de Resiliência para viver com sentido”, “12 virtudes da mulher” – pela Paulus editora – e “Un soplo de esperanza – que es la resiliencia?” por San Pablo Colômbia. É colunista do portal Katholika Channel e possui forte atuação nas redes sociais (@padregalvao.ssp), através das quais difunde o carisma dos Paulinos – evangelizar com os meios de comunicação social.
Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor Doutor da FAPCOM, onde leciona, entre outras disciplinas, História da Filosofia, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência; também lidera o Grupo de Iniciação Científica “Metafísica Contemporânea e Tradição Filosófica”.
Doutora e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (área de conhecimento interdisciplinar – área de concentração em: Educação, Psicologia e Saúde). Foi Bolsista Mérito no Programa de Pós-Graduação Mack Pesquisa e Bolsista CAPES. Possui graduação em Pedagogia, Letras-Libras e Educação Física. Especialização em Língua Brasileira de Sinais. Foi professora concursada na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo atuando com alunos surdos e ouvintes. Atualmente é docente do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa ministrando as disciplinas de Libras e Inclusão das Deficiências e da Diversidade no Mercado de Trabalho e docente na FAPCOM. É Voluntária no IST- Instituto Santa Terezinha – escola Bilíngue para Surdos, atuando no apoio pedagógi co. Tem experiência na área da educação presencial como docente transitando também pela Metodologia da Pesquisa, Orientação de Trabalhos Acadêmicos e Educação Física Adaptada, com área de atuação em temas relacionados à Formação de professores e Surdez, Língua Brasileira de Sinais, Autismo e Sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada. Tem experiência em educação a distância atuando como professora de estágio.
Cineasta, Doutor em Meios e Processos Audiovisuais e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP onde desenvolveu um roteiro de longa metragem focado na representação da mulher negra em nossa sociedade e em nosso audiovisual. Possui graduação em Curso Superior do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2007). Entre 2008 a 2009, foi produtor radiofônico para conteúdo em Webrádio. Entre 2009 a 2011, realizou monitoria no Curso de Pós-graduação em Cinema Documentário pela FGV/SP. De 2008 a 2012 elaborou projetos de produção e formação em audiovisual pela empresa Odun Formação e Produção. Tem experiência em trabalhos na área cinematográfica, televisiva e radiofônica. Desde 2012, é sócio proprietário da Produtora Audiovisual Dandara Produções Culturais e Audiovisuais LTDA onde roteirizou episódios da série televisiva “Pedro e Bianca”, vencedora do Prêmio EMMY KIDS AWARDS 2013 e veiculada pela TV Cultura, além de produções de curtas como “Dara A Primeira Vez que fui ao Céu” e “Simone Estórias em Estação de Transferência”, como também o desenvolvimento da série televisiva RUA 9. Suas especializações técnicas no audiovisual são Roteiro, Direção e Fotografia Cinematográfica e Som. Seus temas de estudos focam principalmente nos seguintes temas: negritude, periferia, homem negro, mulher negra e representação da pessoa negra no audiovisual.
Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo-ECA (2002), especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de S. Paulo (2007), especialista em Economia do Turismo pela ECA/FIPE-USP (1998) e graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Santo André (1992). Professor da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM e da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas – NEPUR da PUC-SP. Ministrou aulas nos cursos de graduação e pós-graduação em comunicação, design e relações internacionais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na pós-graduação do SENAC-SP. Experiência em análises e estudos socioeconômicos, consumo, desigualdade e desenvolvimento socioambiental, construção e análises de cenários e empreendedorismo. Atua há 20 anos como docente no ensino superior, com mais de 30 anos de experiência profissional em diversas empresas e em projetos de desenvolvimento, viabilidade socioeconômica, estudos de mercado e planejamento de marketing.
Assessor Acadêmico e Procurador Institucional (PI) da Fapcom. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Filosofia pela UNESP e graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Possui Experiência na área da Educação, em especial: Currículo, Gestão Educacional e processos regulatórios do Ensino Superior. Atuou como Analista Educacional no SESI-SP na Diretoria de Educação e Cultura (2010-2013), sendo responsável pelo material didático de Filosofia do sistema SESI de Ensino. É avaliador (Basis) do INEP / Ministério da Educação desde 2018. É Professor titular na Fapcom atuando nos seguintes componentes: História da Filosofia Contemporânea, Estética e Filosofia da Educação. Membro do grupo de Pesquisa “Currículo, Conhecimento e Cultura” na PUC-SP, com interesse nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação; Th. Adorno e o problema da Halbbildung; Currículo e crítica do neoliberalismo.
Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas (1989), graduação em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1999), Especialização em Comunicação Social Comunicação e Mercado pela Cásper Libero e mestrado em Comunicação Social – linha Transcodificação Midiática pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atualmente é Professor de Marketing, Empreendedorismo, Atendimento e Planejamento de Campanha e Redação Publicitária da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM; Atua como Diretor de Marketing do Grupo Deptcom. Foi assessor de comunicação do Câmara Municipal de Santo André gestão 2009/2010 Foi professor, supervisor, produtor, revisor, orientador da Universidade Bandeirantes de São Paulo, coordenador e professor do Centro Universitário de Santo André -UniA e atualmente é professor da pós graduação da Universidade Cidade de São Paulo e professor pós Comunicação Empresarial da Universidade Nove de Julho – Uninove e professor convidado para pós graduação da Faculdade Anchieta. Atua principalmente nos seguintes temas: televisão, autor, comunicação organizacional, marketing, publicidade, jornalismo, novas tecnologias e internet.
Professora do curso de Fotografia da FAPCOM e da pós-graduação em Fotografia: Reflexões e Práticas Contemporâneas no Centro Universitário Belas Artes. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo com período sanduíche (bolsa CNPq) na Universidade de Amsterdam. Possui mestrado pelo mesmo programa (bolsa OEA-GCUB) e graduação em Artes Plásticas com especialização em Fotografia pela Universidade do Chile. Realiza pesquisa teórica e prática nas intersecções entre fotografia, vídeo e escrita, procurando refletir sobre as complexidades das transformações do espaço urbano. É colaboradora do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP e membro da Red de Investigación sobre Documentales – ReDOC. Foi professora de Fotojornalismo na Universidade de São Paulo (bolsista PAE), de Fotografia e Arte na Universidad Católica del Uruguay (2010-2014) e de Comunicação Visual na Universidad de la República (2012-2013). Seu trabalho tem sido exposto em diversos museus, centros culturais e espaço público do Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Oficineira de fotografia e vídeo em projetos sociais financiados pela PNUD/ONU e Centro Cultural de España (Uruguai). Curadora, gestora e artista do projeto artístico Continuum: o corpo como território das praticas mediais (2010-2013). O seu primeiro vídeo “Rio desborde” realizado no âmbito do doutoramento estreou no 22º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e foi exibido nos festivais Visions du Réel Media Library, Alternative Film/Video e Oftálmica Cine, participou também no programa de vídeo da Bienalsur / Bienal Internacional de Arte Contemporáneo del Sur.
Mestre pelo Programa de Mestrado em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014), Transformações Comunicacionais e Comunidades. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – Bacharelado em Rádio e TV (2011). Idealizador do projeto U-Web, portal de Comunicação Social da Universidade de Santo Amaro. Diretor dos programas de web rádio e web tv do projeto U-Web. Dirigiu os estúdios da Faculdade das Américas, atuando com audiovisual em EAD, orientando produções acadêmicas e coordenando os projetos de rádio e tv web. Diretor e Produtor dos programas para o CNU – Canal Universitário, enquanto a parceria estava ativa com a universidade. Professor titular da Universidade de Santo Amaro – UNISA, É membro do NPC – Núcleo de práticas comunicacionais. Professor na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Na Faculdades Oswaldo Cruz, lecionou na graduação de RTV, coordenou e dirigiu a rádio web. Diretor teatral do grupo A Ordem do Caos desde 1996, dirige, produz e atua em diversas peças, além de ministrar a oficina de teatro com enfoque em atuação e produção.
Mestre em Ciências Humanas pela UNISA (Universidade de Santo Amaro) (2018). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas (2002) e especialista em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Nove de Julho (2012), além de diretor de imagens e diretor cinematográfico, ambas com registro DRT, e jornalista com MTB pela FENAJ. Possui passagens por grandes empresas de comunicação, como Record TV, SBT e Bandeirantes, sendo reconhecido com prêmio TV Centro América de Publicidade (2004), nas categorias de melhor diretor e melhor roteirista, assim como, nos prêmios ESSO (2015) e Europeu de Turismo (2016), ambos nas categorias ligadas ao telejornalismo.
No meio acadêmico, lecionou no curso de multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em oficinas de Vídeo Digital na Universidade Federal de São João Del Rei, em cursos profissionalizantes de rádio e TV do SENAC, entre outros.