Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Relações Públicas

RELAÇÕES PÚBLICAS

Reconhecimento MEC
4/5

O curso de Graduação em Relações Públicas da FAPCOM permite a seus estudantes o domínio dos diversos canais, meios e plataformas de comunicação para promover o crescimento de organizações, marcas, empresas e causas sociais. Com conhecimento teórico e prático, os futuros profissionais são preparados para atuar na interação, no envolvimento e nas posturas das organizações perante o público; na criação e consolidação de imagem, tendo presentes os valores humanísticos, sociais e os valores e objetivos das organizações e empresas.

Como forma de preparar cada vez melhor os novos profissionais de Relações Públicas (RP), o programa contempla, por um lado, a atuação dessa área específica com visão estratégica, domínio das técnicas e habilidades e disposição para o trabalho em equipes multidisciplinares. De outro, possibilita a realização de práticas com conhecimentos que os qualifiquem para o diálogo com os profissionais das demais áreas e com os públicos de interesse das organizações.

Obs.: este é um curso regularmente oferecido na modalidade presencial. Em atendimento às recomendações das autoridades de saúde pública e das normativas editadas pelo Governo do Estado de São Paulo, visando o bem-estar de toda a comunidade acadêmica da FAPCOM, as aulas serão temporariamente ministradas por tecnologia mediada por computador, em ambiente virtual adequado à sua realização. Atividades práticas que façam parte do plano de ensino seguirão rigorosamente os protocolos de segurança de saúde nos padrões recomendados por especialistas da área.

A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.

Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.

Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.

O profissional de Relações Públicas conquista oportunidades de trabalho em agências de comunicação, de eventos e de conteúdo, bem como em assessorias de imprensa e mídias sociais, comunicação organizacional, consultorias de imagem. Também atuará na gestão de crise de imagem, no planejamento estratégico em comunicação, na pesquisa de opinião pública, nas relações com a comunidade e gestão de projetos do terceiro setor e RP digital.

VALOR DA MENSALIDADE (referente ao ano de 2021) 

  • Noturno:  R$ 1.786,00
  • Matutino: R$ 1.736,00

 

DESCONTOS E BOLSAS

Conforme a modalidade escolhida no Vestibular FAPCOM, o candidato pode obter descontos exclusivos, válidos por todo o curso. Os reajustes das parcelas são anuais, de acordo com a lei 9870 de 23/11/1999.

 

PROVA TRADICIONAL (ON-LINE)

De acordo com o desempenho na prova, você pode obter descontos no Programa de Benefícios “Acredite em seu Potencial”, que variam de 10% a 45% (se esta for a sua 1ª graduação). Confira esta simulação para descontos*, baseada no desempenho da prova aplicada no Vestibular FAPCOM, e veja como ficaria a sua mensalidade:

DESCONTO APLICADO

CONDIÇÃO DE APROVEITAMENTO NA PROVA

MENSALIDADE (NOTURNO)

MENSALIDADE

(DIURNO)

45%

91% a 100%

R$ 982,30

R$ 954,80

40%

81% a 90%

R$ 1.071,60

R$ 1.041,60

30%

71% a 80%

R$ 1.250,20

R$ 1.215,20

20%

61% a 70%

R$ 1.428,80

R$ 1.388,80

10%

51% a 60%

R$ 1.607,40

R$ 1.562,40

*Bolsas ou descontos não cumulativos. Condição válida somente para a primeira graduação. Não é válida para Transferência, 2ª Graduação e Retorno ao Curso, que possuem regras específicas. No site vestibular.fapcom.edu.br, você confere todas as modalidades de ingresso na FAPCOM e as condições disponíveis, bem como formaliza sua inscrição. 

 

ENEM

Com base nas regras e valores anteriores, confira as faixas de descontos, conforme a sua nota no ENEM:

  • 45%: média igual ou superior a 801 pontos
  • 40%: média de 701 a 800
  • 30%: média de 601 a 700
  • 20%: média de 501 a 600
  • 10%: média de 400 a 500

 

TRANSFERÊNCIA

Condição aplicada a alunos que já iniciaram a graduação em outra instituição e que desejam transferir o curso para a FAPCOM

  • Individual: 20%
  • Em grupos de 2 a 5 alunos: 30%
  • Em grupos acima de 6 alunos: 40%

Não há descontos cumulativos com outras modalidades de ingresso. A grade e o aproveitamento das disciplinas já cursadas serão previamente avaliados pela coordenação do curso.

 

SEGUNDA GRADUAÇÃO

  • 50% de desconto.

Não há descontos cumulativos com outras modalidades de ingresso.

Infraestrutura

A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.

Previous
Next

Grade Curricular

História dos Meios e das Teorias da Comunicação

34h

Introdução à Filosofia

34h

Introdução, História e Teorias das Relações Públicas

68h

Administração e Assessoria em Relações Públicas

68h

Planejamento Visual e Gráfico I

34h

Metodologia Científica e de Produção Experimental

34h

Língua Portuguesa e Redação Aplicadas

68h

Teorias da Comunicação: Escolas e Pensadores

68h

Realidade Socioeconômica Brasileira

34h

Cultura Brasileira

34h

Marketing Aplicado às Relações Públicas

34h

Tecnologias de Produção em RP

34h

Teoria da Opinião Pública

68h

Públicos em Relações Públicas

34h

Interpretação e Produção de Textos

34h

Atividade Complementar I

40h

Estudos Contemporâneos de Comunicação

68h

Ética Geral

34h

Tópicos de História Geral e do Brasil

68h

Técnicas de Relações Públicas

34h

Introdução ao Planejamento de Relações Públicas

34h

Estratégias de Comunicação Pública

34h

Redação Aplicada às Relações Públicas I

34h

Práticas Laboratoriais de Agência Trainee

34h

Projeto Interdisciplinar I

10h

Atividade Complementar II

40h

Semiótica

34h

Antropologia Teológica Aplicada à Comunicação

34h

Estética e História da Arte

34h

Ética e Legislação na Comunicação

34h

Planejamento da Comunicação Organizacional

68h

Relações Públicas Comunitárias

34h

Organização e Promoção de Eventos

68h

Expressão Oral e Corporal

34h

Projeto Interdisciplinar II

10h

Atividade Complementar III

40h

Estágio Curricular I

50h

Psicologia da Comunicação

34h

Política e Democracia

34h

Economia e Práticas de Desenvolvimento Social e Ambiental

68h

Gestão de Mídias Sociais

68h

Assessoria de Imprensa

34h

Relações Públicas Governamentais

34h

Pesquisa de Opinião e Estatística Aplicada

68h

Projeto Interdisciplinar III

10h

Atividade Complementar IV

40h

Estágio Curricular II

50h

Análise Crítica de Mídia

34h

Filosofia da Tecnologia

34h

Sociologia

68h

Economia Criativa e Inovação

34h

 Empreendedorismo e Gestão

34h

Gestão de Crises

34h

Pesquisa e Elaboração de Projetos em RP

68h

Governança Corporativa e Responsabilidade Social

34h

Trabalho de Conclusão de Curso

50h

Atividade Complementar V

40h

Estágio Curricular III

50h

Comunicação e Conjuntura Internacional

34h

Linguagem e Lógica

34h

Cultura e Poder nas Organizações

34h

Monitoramento e Mensuração em Comunicação

68h

Gestão da Comunicação Organizacional

68h

Trabalho de Conclusão de Curso

50h

Laboratório de Produção em  RP I

68h

Disciplina Eletiva I

34h

Estágio Curricular IV

50h

Comunicação Humanitária e para a Paz

34h

Redação Aplicada às Relações Públicas II

68h

Gestão de Projetos Sociais, Culturais e Esportivos

34h

Trabalho de Conclusão de Curso

50h

Planejamento Visual e Gráfico II

34h

Laboratório de Produção em RP II

68h

Produção do Trabalho de Conclusão de Curso

68h

Disciplina Eletiva II

34h

Coordenadora do Curso

Prof.ª Dra. Alessandra Barros Marassi

Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Ministrou aulas no curso de Comunicação e Multimeios da PUCSP. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias – CCM (PUCSP). Atuou no mercado publicitário como Gerente de Contas e Planejamento em agências como Havas Digital, JWT, EuroRSCG 4D e Wunderman. É autora do livro Interações Digitais (2017) publicado pela editora Gênio Criador.

Regime de Matrícula:

Semestral

Período:

Matutino  – 7h30 às 11h10

Noturno – 19h às 22h40

Reconhecimento:

Portaria nº 744 de 25/11/2016

Duração:

4 anos (8 semestres)

Matriz Curricular:

Clique aqui

Contato

coord.rp@fapcom.edu.br

vestibular@fapcom.edu.br

Fone: 0800 709 8707