O curso de Graduação em Relações Públicas da FAPCOM permite a seus estudantes o domínio dos diversos canais, meios e plataformas de comunicação para promover o crescimento de organizações, marcas, empresas e causas sociais. Com conhecimento teórico e prático, os futuros profissionais são preparados para atuar na interação, no envolvimento e nas posturas das organizações perante o público; na criação e consolidação de imagem, tendo presentes os valores humanísticos, sociais e os valores e objetivos das organizações e empresas.
Como forma de preparar cada vez melhor os novos profissionais de Relações Públicas (RP), o programa contempla, por um lado, a atuação dessa área específica com visão estratégica, domínio das técnicas e habilidades e disposição para o trabalho em equipes multidisciplinares. De outro, possibilita a realização de práticas com conhecimentos que os qualifiquem para o diálogo com os profissionais das demais áreas e com os públicos de interesse das organizações.
Obs.: este é um curso regularmente oferecido na modalidade presencial. Em atendimento às recomendações das autoridades de saúde pública e das normativas editadas pelo Governo do Estado de São Paulo, visando o bem-estar de toda a comunidade acadêmica da FAPCOM, as aulas serão temporariamente ministradas por tecnologia mediada por computador, em ambiente virtual adequado à sua realização. Atividades práticas que façam parte do plano de ensino seguirão rigorosamente os protocolos de segurança de saúde nos padrões recomendados por especialistas da área.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
O profissional de Relações Públicas conquista oportunidades de trabalho em agências de comunicação, de eventos e de conteúdo, bem como em assessorias de imprensa e mídias sociais, comunicação organizacional, consultorias de imagem. Também atuará na gestão de crise de imagem, no planejamento estratégico em comunicação, na pesquisa de opinião pública, nas relações com a comunidade e gestão de projetos do terceiro setor e RP digital.
VALOR DA MENSALIDADE (referente ao ano de 2022)
Matutino: R$ 1.736,00
Noturno: R$ 1.786,00
Bolsas/descontos conforme desempenho (*):
Importante: descontos não cumulativos
Dúvidas? Fale conosco por WhatsApp: clique aqui.
(*) confira todas as condições no Edital Vestibular FAPCOM 2022/2
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
História dos Meios e das Teorias da Comunicação |
34h |
Introdução à Filosofia |
34h |
Introdução, História e Teorias das Relações Públicas |
68h |
Administração e Assessoria em Relações Públicas |
68h |
Planejamento Visual e Gráfico I |
34h |
Metodologia Científica e de Produção Experimental |
34h |
Língua Portuguesa e Redação Aplicadas |
68h |
Teorias da Comunicação: Escolas e Pensadores |
68h |
Realidade Socioeconômica Brasileira |
34h |
Cultura Brasileira |
34h |
Marketing Aplicado às Relações Públicas |
34h |
Tecnologias de Produção em RP |
34h |
Teoria da Opinião Pública |
68h |
Públicos em Relações Públicas |
34h |
Interpretação e Produção de Textos |
34h |
Atividade Complementar I |
40h |
Estudos Contemporâneos de Comunicação |
68h |
Ética Geral |
34h |
Tópicos de História Geral e do Brasil |
68h |
Técnicas de Relações Públicas |
34h |
Introdução ao Planejamento de Relações Públicas |
34h |
Estratégias de Comunicação Pública |
34h |
Redação Aplicada às Relações Públicas I |
34h |
Práticas Laboratoriais de Agência Trainee |
34h |
Projeto Interdisciplinar I |
10h |
Atividade Complementar II |
40h |
Semiótica |
34h |
Antropologia Teológica Aplicada à Comunicação |
34h |
Estética e História da Arte |
34h |
Ética e Legislação na Comunicação |
34h |
Planejamento da Comunicação Organizacional |
68h |
Relações Públicas Comunitárias |
34h |
Organização e Promoção de Eventos |
68h |
Expressão Oral e Corporal |
34h |
Projeto Interdisciplinar II |
10h |
Atividade Complementar III |
40h |
Estágio Curricular I |
50h |
Psicologia da Comunicação |
34h |
Política e Democracia |
34h |
Economia e Práticas de Desenvolvimento Social e Ambiental |
68h |
Gestão de Mídias Sociais |
68h |
Assessoria de Imprensa |
34h |
Relações Públicas Governamentais |
34h |
Pesquisa de Opinião e Estatística Aplicada |
68h |
Projeto Interdisciplinar III |
10h |
Atividade Complementar IV |
40h |
Estágio Curricular II |
50h |
Análise Crítica de Mídia |
34h |
Filosofia da Tecnologia |
34h |
Sociologia |
68h |
Economia Criativa e Inovação |
34h |
Empreendedorismo e Gestão |
34h |
Gestão de Crises |
34h |
Pesquisa e Elaboração de Projetos em RP |
68h |
Governança Corporativa e Responsabilidade Social |
34h |
Trabalho de Conclusão de Curso |
50h |
Atividade Complementar V |
40h |
Estágio Curricular III |
50h |
Comunicação e Conjuntura Internacional |
34h |
Linguagem e Lógica |
34h |
Cultura e Poder nas Organizações |
34h |
Monitoramento e Mensuração em Comunicação |
68h |
Gestão da Comunicação Organizacional |
68h |
Trabalho de Conclusão de Curso |
50h |
Laboratório de Produção em RP I |
68h |
Disciplina Eletiva I |
34h |
Estágio Curricular IV |
50h |
Comunicação Humanitária e para a Paz |
34h |
Redação Aplicada às Relações Públicas II |
68h |
Gestão de Projetos Sociais, Culturais e Esportivos |
34h |
Trabalho de Conclusão de Curso |
50h |
Planejamento Visual e Gráfico II |
34h |
Laboratório de Produção em RP II |
68h |
Produção do Trabalho de Conclusão de Curso |
68h |
Disciplina Eletiva II |
34h |
Mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA USP. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e é colaborador do Centro de Pesquisa Atopos, na mesma instituição. É co-autor dos projetos Áreas Vírus, Laje Acadêmica e WEBTV Cidade Tiradentes. Foi coordenador do Pontão de Cultura Frutos do Brasil – Juventude em Debate, projeto da Aracati – Agência de Mobilização Social executado através de convênio com o MinC. Também atuou como gestor de arranjos educativos culturais da Associação Cidade Escola Aprendiz e tem realizado trabalhos como consultor de processos formativos de ONGs para ações de advocacy. É professor das disciplinas de Teoria da Opinião Pública, 3º Setor, Defesa do Consumidor e Cultura e Poder na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom).
Semestral
Matutino – 7h30 às 11h10
Noturno – 19h às 22h40
4 anos (8 semestres)
Fone: 2139-8536 ou clique aqui