Você está em: Início » Produção Editorial (Lato Sensu)
O curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM conta com o suporte e a experiência da Editora Paulus, em atuação no mercado editorial do país desde 1931.
Este curso de especialização (lato sensu) da FAPCOM é voltado para profissionais que desenvolvem técnicas de editoração gráfica de livros impressos e digitais. O programa de pós-graduação em Produção Editorial oferece conhecimento teórico, técnico e de gestão no campo editorial. Capacita o profissional para dominar o processo de edição de textos, planejamento, produção, administração e divulgação de produção editorial no meio impresso e digital.
Com aulas aos sábados, o curso é dividido em três módulos de fluxo contínuo, com três semestres letivos, em que o profissional ingressa no módulo vigente. O corpo docente desta pós-graduação na FAPCOM é formado por Mestres e Doutores, com experiência profissional na área editorial.
Com relação ao processo avaliativo durante o curso, o aluno deve desenvolver um projeto editorial de uma obra no módulo editorial; executar parte de um produto editorial (impresso ou digital) no módulo de tecnologias da produção; e um plano de marketing no módulo comercial. Portanto, espera-se que o estudante alcance o final do curso com um produto editorial completo e seu respectivo projeto editorial e plano de marketing.
Duração: 3 módulos com aulas presenciais em três semestres.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
Ao longo do ano, a FAPCOM promove oficinas e seminários relacionados à produção editorial, com profissionais convidados do mercado, a fim de promover um contato com novidades e debates atuais da área e complementar a formação do aluno.
*Entre em contato e consulte condições de bolsa e pagamento*
Edital
Confira aqui o Edital nº 11/2023 – Processo Seletivo para ingresso em 2024/1 nos cursos de Pós-Graduação em Produção Editorial (Módulo Comercial) e Gestão de Mídias Digitais(Módulo Comunicação Digital)
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
História geral do livro |
30h |
Gestão editorial |
30h |
Curadoria e identidade editorial |
30h |
Experiência: Projeto editorial |
30h |
Design editorial |
30h |
Impressão editorial |
30h |
Linguagens digitais e metadados |
30h |
Experiência: Edição de livros |
30h |
Prof°. Dr. Paulo Nascimento Verano Mercado editorial |
30h |
Profª. Ma. Vaniele Barreiros da Silva Comunicação digital e redes sociais |
30h |
Prof°. Dr. Whaner Endo Comercialização e distribuição do livro |
30h |
Profª. Dra. Fernanda Elouise Budag Experiência: Plano de marketing para o segmento editorial |
30h |
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Coordenadora do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas” da Intercom (2021-2024). Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em cursos de graduação e pós-graduação. Nesta última, além de coordenar os cursos de Pós-graduação lato sensu, coordena o grupo de estudos “Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade”. Membro dos grupos de pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Educação no Ensino Superior e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É alumni do Yale Publishing Course e doutorando em Comunicação, pela ECA-USP e NOVA-IMS de Lisboa, tendo como foco o uso e adoção do livro digital. Está finalizando o MBA em Data Science and Analytics na USP-ESALQ. Atua há mais de 25 anos no mercado editorial. Participou do GT do Ministério da Cultura que criou o primeiro PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura. Foi Diretor Executivo da Associação dos Editores Cristãos. É Publisher da W4 Editora e sócio da W4 Consultoria. Atualmente é Diretor de Comunicação da LIBRE – Liga Brasileira de Editoras.
Professora Adjunta na FAPCOM. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES), Mestre pelo programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na linha de pesquisa “Tecnologias de Comunicação e Cultural”. Especialista em Comunicação Empresarial, pela UFJF, bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Possui experiência como coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Administração da Faculdade Canção Nova (FCN), como coordenadora do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) passando por avaliação in loco do MEC nas duas instituições, presidente e membro do NDE. Atuei como Produtora Executiva em empresa de filmes publicitários. Fiz parte do corpo docente da Faculdade Canção Nova, nos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV, nas disciplinas de Jornal Impresso, Redação para rádio, Teoria da Comunicação, Projeto em Responsabilidade Social, Projeto em Revista, Redação para Web, Métodos e Técnicas de Entrevista, Agência de Notícias, Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, Redação I, II, e IV e Metodologia Científica. Atuação como orientadora de TCC. Já ministrou disciplinas no Centro Universitário de Barra Mansa, no Centro Universitário Geraldo Di Biase e Centro Universitário Osvaldo Aranha nos cursos de Comunicação Social, Design, Marketing, Engenharia Ambiental, Gestão de RH e Logística. Atuou na Pós-Graduação/MBA em Gestão de projetos no Uniabeu e no UGB e no ensino técnico (Pronatec). Integrante do grupo de pesquisa: Livros e a Cultura letrada, da UERJ, orientada pelo professor Márcio Souza Gonçalves. Atualmente é Diretora Executiva da Espatódea – Comunicação, Marketing e Eventos.
Paulo Verano é doutor e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde leciona no curso de graduação em Editoração. Graduado em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM, atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial no Grupo Planeta, gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das editoras Ática-Scipione (Somos Educação), entre outras funções. É sócio-fundador e editor na Edições Barbatana, editora independente criada com Angela Mendes em 2016, e desde 2019 é diretor acadêmico na área de Publishing da Casa Educação. Professor do curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM.
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Produção Editorial (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), lecionando desde disciplinas mais aplicadas que tangenciam Pesquisa de Mercado, Planejamento de Comunicação, Comportamento do Consumidor e Narrativas, até disciplinas mais teóricas sobre Metodologia Científica. Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Semestral
Sábados, das 8h30 às 17h10
Matriz Curricular
1 ano e 6 meses (3 semestres)
Whatsapp: clique aqui
Fone: 2139-8506 / 2139-8592
Curso registrado no MEC – código 176004