Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Produção Editorial (Lato Sensu)

Produção Editorial (Lato Sensu)

O curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM conta com o suporte e a experiência da Editora Paulus, em atuação no mercado editorial do país desde 1931.
Este curso de especialização (lato sensu) da FAPCOM é voltado para profissionais que desenvolvem técnicas de editoração gráfica de livros impressos e digitais. O programa de pós-graduação em Produção Editorial oferece conhecimento teórico, técnico e de gestão no campo editorial. Capacita o profissional para dominar o processo de edição de textos, planejamento, produção, administração e divulgação de produção editorial no meio impresso e digital.

Com aulas aos sábados, o curso é dividido em três módulos de fluxo contínuo, com três semestres letivos, em que o profissional ingressa no módulo vigente. O corpo docente desta pós-graduação na FAPCOM é formado por Mestres e Doutores, com experiência profissional na área editorial.

Com relação ao processo avaliativo durante o curso, o aluno deve desenvolver um projeto editorial de uma obra no módulo editorial; executar parte de um produto editorial (impresso ou digital) no módulo de tecnologias da produção; e um plano de marketing no módulo comercial. Portanto, espera-se que o estudante alcance o final do curso com um produto editorial completo e seu respectivo projeto editorial e plano de marketing.

Duração: 3 módulos com aulas presenciais em três semestres.

* A FAPCOM atua com cursos e disciplinas 100% presenciais. Neste momento, em razão da pandemia e seguindo os protocolos de biossegurança, as aulas estão ocorrendo em ambiente on-line.

A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.

Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.

Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.

Ao longo do ano, a FAPCOM promove oficinas e seminários relacionados à produção editorial, com profissionais convidados do mercado, a fim de promover um contato com novidades e debates atuais da área e complementar a formação do aluno.

Opções de pagamento*:

Matricula: R$ 300,00

  • 24 parcelas de R$ 670,00
  • 18 parcelas de R$ 850,00

Bolsas:

  • 50% de desconto para ex-alunos (egressos) da FAPCOM
  • 10% de desconto para pagamento à vista

 

Edital

 

Confira aqui  o Edital nº 05/2022 do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção Editorial, ofertado pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM.


ADENDO Nº 01 AO EDITAL Nº 05/2022 – referente ao Edital nº 05/2022 do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção Editorial, ofertado pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM.

Infraestrutura

A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.

Matriz Curricular

História geral do livro

Prof – Luiz Vicente Lázaro

30h

Gestão editorial

Prof – Paulo Verano

30h

Curadoria e identidade editorial

Prof – João Nery

30h

Experiência: Projeto editorial

Prof – Carolina Pimentel

30h

Design editorial

30h

Impressão editorial

30h

Linguagens digitais e metadados

30h

Experiência: Edição de livros

30h

Mercado editorial

30h

Comunicação digital e redes sociais

30h

Comercialização e distribuição do livro

30h

Experiência: Plano de marketing para o segmento editorial

30h

Conheça os Professores

Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – USP e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência de 26 anos nas área de Comunicação (texto e imagem) e Estética e História da Arte. Atua como professor de ensino superior desde 2004. De 2008 até 2018 integrou o quadro docente da Universidade Anhembi Morumbi, onde também atuou como coordenador dos cursos de Relações Públicas e Produção Editorial. Atualmente é professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM.

 

Paulo Verano é doutor e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde leciona no curso de graduação em Editoração. Graduado em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM, atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial no Grupo Planeta, gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das editoras Ática-Scipione (Somos Educação), entre outras funções. É sócio-fundador e editor na Edições Barbatana, editora independente criada com Angela Mendes em 2016, e desde 2019 é diretor acadêmico na área de Publishing da Casa Educação. Professor do curso de Pós-graduação em Produção Editorial da Fapcom.

Editora-Chefe e sócia-proprietária do Studio Patinhas, Professora do programa de Pós-Gradução no curso de Produção Editorial da FAPCOM. Mestre em Tradução pela Universidade de São Paulo, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, orientanda do Prof. Dr. John Milton, no Programa de Estudos da Tradução, onde desenvolveu pesquisa sobre tradução de histórias em quadrinhos. Foi Editora-Chefe da Marvel Comics pela Mythos/Panini e neste período cuidou das revistas do Homem-Aranha, Wolverine, Homem-Aranha & Deadpool, X-Men e de diversas Coleções Históricas além de traduzir alguns títulos de Star Wars; na DC Comics foi responsável pela tradução de alguns títulos como Batman & Robin Eternos, Nós Somos Robin, A Guerra dos Robins, Canário Negro, Mulher-Gato, Superwoman e Aquaman. São mais de 400 títulos traduzidos e editados desde 2014 quando ingressou oficialmente no mundo dos quadrinhos.

Doutor em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágios Pós-Doutorais na Universidade Metodista de São Paulo (2008) e Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo) e graduado em Comunicação Social – habilitação em Produção Editorial (Universidade Anhembi-Morumbi). Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social – Jornalismo, Produção Editorial, Relações Públicas e Publicidade. Atualmente é docente nos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi-Morumbi e professor nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Fapcom – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Tem experiência em Gestão Educacional e em processos de Avaliação Institucional e na área de Comunicação, com ênfase em teorias da comunicação e cultura impressa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia brasileira, ética, Relações Públicas, Novas tecnologias em comunicação, redes de comunicação e comunicação institucional e corporativa. Integra o Grupo de Pesquisa “Livros e Outras Mídias”, liderado pela Professora Doutora Sandra Reimão.

Coordenadora do Curso

Prof.ª Dra. Fernanda Elouise Budag

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Produção Editorial (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), lecionando desde disciplinas mais aplicadas que tangenciam Pesquisa de Mercado, Planejamento de Comunicação, Comportamento do Consumidor e Narrativas, até disciplinas mais teóricas sobre Metodologia Científica. Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.

Regime de Matrícula:

Semestral

Período:

Sábados, das 8h30 às 17h10

Matriz Curricular​

Clique aqui para saber mais

Duração:

1 ano e 6 meses (3 semestres)

Contato

[email protected]

Fone: 2139-8536 ou clique aqui

Curso registrado no MEC – código 176004