Você está em: Início » Produção Editorial (Lato Sensu)
O curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM conta com o suporte e a experiência da Editora Paulus, em atuação no mercado editorial do país desde 1931.
Este curso de especialização (lato sensu) da FAPCOM é voltado para profissionais que desenvolvem técnicas de editoração gráfica de livros impressos e digitais. O programa de pós-graduação em Produção Editorial oferece conhecimento teórico, técnico e de gestão no campo editorial. Capacita o profissional para dominar o processo de edição de textos, planejamento, produção, administração e divulgação de produção editorial no meio impresso e digital.
Com aulas aos sábados, o curso é dividido em três módulos de fluxo contínuo, com três semestres letivos, em que o profissional ingressa no módulo vigente. O corpo docente desta pós-graduação na FAPCOM é formado por Mestres e Doutores, com experiência profissional na área editorial.
Com relação ao processo avaliativo durante o curso, o aluno deve desenvolver um projeto editorial de uma obra no módulo editorial; executar parte de um produto editorial (impresso ou digital) no módulo de tecnologias da produção; e um plano de marketing no módulo comercial. Portanto, espera-se que o estudante alcance o final do curso com um produto editorial completo e seu respectivo projeto editorial e plano de marketing.
Duração: 3 módulos com aulas presenciais em três semestres.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
Ao longo do ano, a FAPCOM promove oficinas e seminários relacionados à produção editorial, com profissionais convidados do mercado, a fim de promover um contato com novidades e debates atuais da área e complementar a formação do aluno.
*Entre em contato e consulte condições de bolsa e pagamento*
Edital
Confira aqui o Edital nº 03/2023 – Processo Seletivo para ingresso em 2023/2 nos cursos de Pós-Graduação em Produção Editorial (Módulo Comercial) e Gestão de Mídias Digitais(Módulo Comunicação Digital)
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
História geral do livro |
30h |
Gestão editorial |
30h |
Curadoria e identidade editorial |
30h |
Experiência: Projeto editorial |
30h |
Design editorial |
30h |
Impressão editorial |
30h |
Linguagens digitais e metadados |
30h |
Experiência: Edição de livros |
30h |
Mercado editorial |
30h |
Comunicação digital e redes sociais |
30h |
Comercialização e distribuição do livro |
30h |
Experiência: Plano de marketing para o segmento editorial |
30h |
Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – USP e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência de 26 anos nas área de Comunicação (texto e imagem) e Estética e História da Arte. Atua como professor de ensino superior desde 2004. De 2008 até 2018 integrou o quadro docente da Universidade Anhembi Morumbi, onde também atuou como coordenador dos cursos de Relações Públicas e Produção Editorial. Atualmente é professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM.
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Educação no Ensino Superior e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É alumni do Yale Publishing Course e doutorando em Comunicação, pela ECA-USP e NOVA-IMS de Lisboa, tendo como foco o uso e adoção do livro digital. Está finalizando o MBA em Data Science and Analytics na USP-ESALQ. Atua há mais de 25 anos no mercado editorial. Participou do GT do Ministério da Cultura que criou o primeiro PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura. Foi Diretor Executivo da Associação dos Editores Cristãos. É Publisher da W4 Editora e sócio da W4 Consultoria. Atualmente é Diretor de Comunicação da LIBRE – Liga Brasileira de Editoras.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) com habilitação em design gráfico e especialização em Fundamentos da Cultura e das Arte pela UNESP (2010). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, pela ECA-USP. Já trabalhou em algumas vertentes da área de desenho industrial, como design gráfico, direção e assistência de arte, design têxtil, ilustração, concept art e character design para animações, assim como na área de docência, ministrando aulas no Senac (2012-2013) de ilustração vetorial e participando do Programa de Preparação Pedagógica na USP, dentro da disciplina de graduação em Cinema, Rádio e TV intitulada de Introdução à Animação. Trabalha desde 2010 como freelancer atuando nas áreas de design gráfico e com a parte de pré-produção em animação, desenvolvendo ilustrações, storyboards e personagens para filmes publicitários e educativos.
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsista Capes), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (bolsista CNPq), graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em Trends and Issues in Strategic Communications na University of Florida (College of Journalism and Communications). Atualmente, é professora de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM-SP) e professora concursada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e também é repórter de cultura e editora de livros. Tem experiência em reportagem e edição de texto, sobretudo em editorias de cultura, turismo, economia e relações internacionais, tendo trabalhado em empresas como TV Globo, Editora Quadrívium, Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e Agência Universitária de Notícias da ECA/USP. Foi membro do conselho editorial da revista Raízes. Em pesquisa, atua nos seguintes temas: jornalismo, comunicação impressa, jornalismo cultural, jornalismo literário, jornalismo econômico, comunicação popular, América Latina, hibridismos, migrações, cultura, movimentos sociais, mídia e cidadania. Escreveu em 2018 o livro “Babel nas terras alagadiças”, sobre cultura e memória na região do ABC Paulista.
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Produção Editorial (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), lecionando desde disciplinas mais aplicadas que tangenciam Pesquisa de Mercado, Planejamento de Comunicação, Comportamento do Consumidor e Narrativas, até disciplinas mais teóricas sobre Metodologia Científica. Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Semestral
Sábados, das 8h30 às 17h10
Matriz Curricular
1 ano e 6 meses (3 semestres)
Whatsapp: clique aqui
Fone: 2139-8506 / 2139-8592
Curso registrado no MEC – código 176004