Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

O Núcleo de Extensão da FAPCOM visa promover atividades desenvolvidas tanto pelo corpo docente quanto por meio de parcerias com a comunidade do entorno como empresas, instituições e outros órgãos. Tem como principal objetivo oferecer cursos de curta duração que contribuam para o aperfeiçoamento de alunos e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho.

Os cursos ofertados estão distribuídos entre os eixos: Comunicação, Filosofia, Tecnologia e Educação; todos vinculados aos cursos de graduação da FAPCOM.

O Núcleo de Extensão atende de forma presencial e pelo e-mail: cursos.extensao@fapcom.edu.br.

Confira os próximos cursos: 

Estratégias para comunicar inovações

Sobre o curso:

O curso vai abordar os diferentes tipos de inovações e alguns conceitos essenciais deste universo. As inovações envolvem grandes mudanças culturais dentro das organizações, que demandam um intenso trabalho de comunicação interna. Por outro lado, aumentou o grau de dificuldade para divulgar, externamente, as inovações, pois explodiu o número de ações que são descritas como inovadoras (mesmo sem ser!), aumentando a disputa por espaço. Nos dois casos, passou a ser, portanto, cada vez mais vital ter profissionais de comunicação capacitados para o trabalho com inovação.

O curso apresentará os seguintes conteúdos: 

  • O que é inovação, os diferentes tipos e conceitos essenciais
  • Como comunicar as inovações internamente
  • Como comunicar as inovações externamente – as melhores estratégias
  • Cases de sucesso

Comportamento de consumo emergentes e suas implicações na comunicação de marca

Sobre o curso:

Princípios gerais das teorias da ciência do consumo e sua observância sobre as práticas no mercado. Influências socioculturais sobre as práticas de consumo e sua compreensão para direcionamento de ações de marca. Apresentação de dados de pesquisas e reflexões sobre as principais mudanças no comportamento do consumidor diante da pandemia do novo Coronavírus em 2020. Variações nos consumos de bens, de mídia e de cultura, e seus reflexos sobre a comunicação e conteúdo das marcas.

O curso apresentará os seguintes conteúdos: 

  • Princípios das teorias da ciência do consumo;
  • Dados de pesquisas sobre novos comportamentos do consumidor;
  • Implicações das mudanças no consumo para a comunicação e ações das marcas.

Afetos e a filosofia: ódio, medo, coragem e esperança

Sobre o curso:

Fundamentado no pensamento de Espinosa, Nietzsche, Foucault, Deleuze, Negri e Hardt, este curso de extensão universitária pretende refletir, à luz da filosofia, sobre afetos que circulam em nossa contemporaneidade. A proposta parte da seguinte premissa, elucidada por Peter Pál Pelbart em Vida Capital: “O fato é que vivemos um momento particularmente aflitivo, no tocante aos afetos que o contexto social nos inspira”.

O curso apresentará os seguintes conteúdos: 

  • Apresentação do pensamento de Espinosa, Nietzsche, Foucault, Deleuze, Negri e Hardt

Tecnologia e Religião: Uma Abordagem Filosófica

Sobre o curso:

A atual crise sanitária intensificou um fenômeno já presente em nossa contemporaneidade, o da conexão das religiões e religiosidades com o mundo da técnica e as redes digitais. O objetivo deste curso é pensar filosoficamente essa relação entre sagrado e tecnologia para além da mera instrumentalidade, compreendendo os aparatos tecnológicos como vetores de grandes transformações e integrantes das novas ritualidades. Entre os pensadores que serão analisados, destaca-se Nietzsche, Weber, Heidegger, Simondon, Eliade, McLuhan, Vattimo, Sloterdijk e Maffesoli.

O curso apresentará os seguintes conteúdos: 

  • A questão da tecnologia: construindo uma abordagem filosófica.
  • Tecnologia, Modernidade e desencantamento do mundo.
  • O retorno do sagrado no mundo contemporâneo.
    Tecnologia, reencantamento do mundo e crise da secularização.
  • As religiões e o diálogo com as novas tecnologias: da rejeição à integração.