Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

Comunicação, Filosofia e Tecnologia

O Núcleo de Extensão da FAPCOM visa promover atividades desenvolvidas tanto pelo corpo docente quanto por meio de parcerias com a comunidade do entorno como empresas, instituições e outros órgãos. Tem como principal objetivo oferecer cursos de curta duração que contribuam para o aperfeiçoamento de alunos e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho.

Os cursos ofertados estão distribuídos entre os eixos: Comunicação, Filosofia, Tecnologia e Educação; todos vinculados aos cursos de graduação da FAPCOM.

O Núcleo de Extensão atende de forma presencial e pelo e-mail: cursos.extensao@fapcom.edu.br.

Confira a programação:

Agosto

Curso de Língua Portuguesa 
Aulas de Língua Portuguesa – gramática e redação
Local: FAPCOM

Data: Segundas a partir de 05/08 a 09/12, das 18h às 18h50

Data: Sextas a partir de 09/08 a 14/12, das 11h10 às 12h

Data: Sábados a partir de 10 /08 a 07/12, das 9h às 10h40

Prof. Cláudio Fatigatti  – Professor de Língua e Literatura há 48 anos. Ministrei aulas para o primeiro e segundo graus nos colégios Jardim São Paulo, Mater Dei, Pueri Domus, Magno, Lep e Pentágono. Professor de gramática e literatura em cursos supletivo, madureza e pré-vestibulares como Castro Alves, Santa Inês, Anglo e Objetivo.
Investimento: Gratuito

Redação para mídias sociais e percepção da realidade
Segundo pesquisa do Royal Bank of Canada¹ até 2010 50% da população até 24 anos daquele país precisará rever suas qualificações profissionais para se manter empregado. Desde bombeiros até analistas de TI precisarão conhecimentos de tecnologia para suas atividades, das mais operacionais às mais sofisticadas
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 10, 17 e 24/08, das 9h às 13h
Prof. Daniela Atalla da Silva Ramos  – Publicitária e Mestre em Sociologia, com pós Lato em Administração de Empresas e Sociopsicologia; atuei no mercado corporativo e como empreendedora nas áreas de assessoria de imprensa e Relações Públicas; planejamento e marketing digital para pequenos empreendedores; organização de eventos. Docente presencial e conteudista de EAD.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

História do Cinema – Linguagem e estética – ENCERRADO
Nos curso serão abordados os seguintes conteúdos: – História do cinema mundial. – História do cinema no Brasil. – Possibilidades e características da linguagem cinematográfica. – Criação de curta-metragem: pré-produção, roteiro, produção e pós-produção (fundamentos) e – Mercado de trabalho com audiovisual na atualidade.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 10, 17 e 24/08, das 9h às 13h
Profª. Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff  – Doutora em Comunicação – Área de Concentração: Processos Comunicacionais – Linha de Pesquisa: Comunicação Midiática nas Interações Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora-visitante da University of California Los Angeles (UCLA). Professora universitária dos cursos de Graduação em Comunicação do FIAM-FAAM-Centro Universitário e já atuou como professora na Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema da mesma instituição.
Investimento: Por R$ 100,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Marketing Digital em Mídias Sociais: básico em criação de conteúdo e estratégias
Conceitos básicos de marketing digital e mídias sociais; Perfil de cada mídias social; Técnicas de planejamento para criação de conteúdo; Melhores estratégias e cases
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 10, 17 e 24/08, das 9h às 13h
Prof. Marcello Farias  – Profissional com mais de 7 anos de vivência generalista em marketing e comunicação, com experiência em marketing digital, inbound marketing e conteúdo, Relações Públicas (PR), mídias sociais, branding e posicionamento de marca, coordenação e criação de campanhas, CRM e réguas de relacionamento, marketing communications, branded content, relacionamento e coordenação de agência para ações on e offline, entre outras experiências. Além disso, atuo como docente de marketing e comunicação no Centro Paula Souza, em ETECs, onde sou concursado como professor efetivo, e também leciono cursos livres de marketing digital e comunicação no Senac.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Jornalismo e Cultura Pop: Introdução à Cultura Pop – ENCERRADO
O que é cultura pop. Definições de nerd e geek. Crescimento do mercado geek nos últimos anos. Gêneros literários com os quais o mercado trabalha. Literatura fantástica; fantasia, ficção científica e horror. História em quadrinhos. Cinema de gênero e ficção de polpa. Televisão. Diferenças de linguagem e plataformas. Questões de representatividade.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 10, 17 e 24/08, das 9h às 13h
Prof. Roberto Fideli  – Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 2013 e Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição em 2016. Trabalhou principalmente com jornalismo cultural e esportivo em mídia digital na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (2011) e no site do canal Fox Sports Brasil (2012-2013). Foi editor do site de cultura geral da Faculdade Cásper Líbero em 2013, e editor de metadados para a empresa multinacional Gracenote, em 2015. É cofundador e editor do site de cultura popular Who’s Geek e atualmente trabalha como revisor de texto. Trabalha com linhas de pesquisa de mito, ficção, ficção científica e cultura pop. Fez estágio em docência no curso de Jornalismo Opinativo do programa de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero de fevereiro a novembro de 2017.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Inteligência artificial e comunicação: como proteger meu emprego – ENCERRADO
O cruzamento da comunicação com sistemas de Inteligência Artificial (IA) permite que algoritmos executem tarefas até pouco tempo atrás realizadas somente por seres humanos. Os avanços tecnológicos nessa área crescem em ritmo exponencial e têm grande impacto na comunicação, desde a recepção à produção de conteúdo. A IA altera fluxos e processos de trabalho, permite eliminar tarefas redundantes, demanda a criação de novas funções e pode modificar ou até suprimir outras em todas as áreas da comunicação. Torna-se vital compreender esse novo sistema de trabalho para identificar quais são os diferenciais competitivos do mercado.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 10 e 17/08, das 9h às 13h
Profª. Krishma Anaísa Coura Carreira  – Doutoranda na Umesp, com bolsa da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais. Obteve o mestrado, na mesma instituição, em 2017.
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao Antigo Testamento
Apresentação dos conteúdos fundamentais da Revelação contidos nos 46 Livros Sagrados que compõe o Antigo Testamento. Conhecer o processo histórico em que os textos foram redigidos e a sua transmissão.
Local: FAPCOM
Data:  Aos sábados: 03/08 a 30/11, das 8h30 às 12h

Prof. Dr. Domingos Zamagna e
Prof. Dr. Mauro Negro

Investimento: R$ 50,00 (mensal) à vista no boleto ou cartão de crédito

Introdução ao Novo Testamento
Apresentação da mensagem da mensagem de Jesus Cristo contida nos 27 livros do Novo Testamento, a história das comunidades, os aspectos que determinaram a organização dos textos e a sua transmissão
Local: FAPCOM
Data:  Aos sábados: 10/08 a 30/11, das 8h30 às 12h

Prof. Dr. Domingos Zamagna e
Prof. Dr. Mauro Negro

Investimento: R$ 50,00 (mensal) à vista no boleto ou cartão de crédito


Setembro

Raça e Etnia: a escravidão foi o nosso berço
Neste curso faremos uma contextualização da formação e estrutura da sociedade brasileira a partir da chegada dos portugueses ao Brasil. Apresentaremos a diferenciação dos conceitos raça e etnia. Porque o preconceito e o racismo ainda fazem parte do nosso cotidiano. Como é importante respeitar as diferenças diante da realidade das novas configurações sociais. E analisaremos a realidade dos afrodescendentes na atual sociedade brasileira.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 14, 21 e 28/09, das 9h às 13h
Profª. Martinho Condini  – Graduado em Estudos Sociais e História (UNICID), mestre em Ciências da Religião (PUCSP) e doutor em Educação (PUCSP). Leciona no curso de pós graduação lato sensu da FPA e da FAPCOM no curso Gestão e Serviço dos SUAS e no Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social. Publicou pela Paulus Editora os livros “Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire”, “Helder Camara um nordestino cidadão do mundo” e “Dom Helder Camara um Modelo de Esperança”.
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Etnografia em mídias sociais: Revelando o consumidor online para ações de Comunicação e Marketing
O curso oferecido visa dotar o aluno de uma visão conceitual, técnica e operacional abrangente sobre a metodologia e as práticas da pesquisa netnográfica, desde a identificação e seleção das comunidades a serem estudadas, até a análise, interpretação e divulgação dos dados coletados online. A netnografia constitui-se em uma abordagem teórico-metodológica amplamente reconhecida nas pesquisas em ciências sociais. Em todo o mundo, grandes empresas e corporações já a utilizam para compreender as interações sociais online dos sujeitos, visando obter informações e insights para a compreensão da cultura do consumo das diferentes comunidades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.
A pesquisa do comportamento online do consumidor – revelando suas opiniões, sentimentos, percepções, desejos e expectativas sobre os mais variados aspectos da vida cotidiana – adquire cada vez maior relevância estratégica para as empresas, revestindo-se de grande significado para o estudo e identificação das tendências do mercado e obtenção de subsídios para ações de comunicação, propaganda e marketing no cenário contemporâneo.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 14, 21 e 28/09, das 9h às 13h
Prof. Antonio hélio Junqueira 
– Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com Mestrado e Pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Professor do Mestrado Stricto Sensu da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Pesquisador dos grupos de pesquisa certificados CNPq: “Comunicação, Educação e Consumo: Cidadania” (PPGCOM/ESPM); Observatório da Cultura Digital/ Escola do Futuro (USP) e Negócios em Gestão de A&B (UAM). Membro da Rede Internacional de Pesquisadores em Comunicação, Identidades e Territorialidades Alimentares (Universidade Autônoma    do México – coordenação). Professor da graduação, mestrado e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e pós-graduação da ESPM. Sócio proprietário da empresa Hórtica Consultoria e Inteligência de Mercado.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

A justiça segundo Tomás de Aquino
O curso é uma introdução ao conceito de justiça segundo Tomás de Aquino. Trata-se primeiramente de estudar essa virtude cardeal quanto a sua essência, seu sujeito, sua matéria, seu objeto e sua causa. Depois disso, considera-se sua divisão em justiça legal, justiça distributiva e justiça comutativa.
Local: FAPCOM
Data:  Sábado: 21/09, das 9h às 13h
Prof. Pedro Monticelli  – Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor da FAPCOM e da Faculdade de São Bento.
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

O narcisismo na era digital
O objetivo do curso é discutir as bases teóricas dos conceitos relacionados ao Narcisismo Digital, também pretende-se perpassar pelo tema da abstração do sujeito devido à necessidade de projeção por meio das redes sociais. Aqui, o trocadilho que Lacan faz com o cogito de Descartes (“penso onde não sou; portanto sou onde não me penso”) poderia ser aplicado, sob o condicionamento simbólico do homem.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 14, 21 e 28/09, das 9h às 13h
Profª. Renata Cabral Cuch  – Mestre em Comunicação e Semiótica (2016), possui especialização em Semiótica Psicanalítica (2012), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga e Bacharel em Psicologia, tem experiência profissional na área de Psicologia e Psicanálise Freud-lacaniana com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando e pesquisando os seguintes temas: Semiótica, Mídias, Consumo, Identificação e Feminilidade.
Investimento: Por R$ 50,00 à vista no boleto ou cartão de crédito


Outubro

Oficina de animação: Massinhas, Flipbook e Stop-motion
A partir das três técnicas de animação constituídas por massinhas, flipbook e stop-motion, pretende-se mostrar ao aluno que qualquer pessoa pode realizar uma animação. Durante o processo, almeja-se introduzir reflexões sobre a presença (ou não) do roteiro, a edição do vídeo e a escolha de uma trilha sonora. Espera-se como resultado final que sejam elaborados pequenos vídeos de animação.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 05, 19 e 26/10, das 9h às 13h
Prof. Adriano Carvalho Araújo e Sousa – Professor e pesquisador de cinema e animação, é autor de Poética de Júlio Bressane (FAPESP/Educ, 2015), em que discute as interações entre cinema e outras artes na obra do cineasta carioca. Em 2016, concluiu pós-doutorado sobre animação e tecnologias no Programa
de Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie-SP
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Ficção televisiva no Brasil: história, atualidade e futuro
Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? E como séries contemporâneas internacionais dialogam com o processo histórico da telenovela brasileira? O curso se desenvolve a partir destes dois eixos, privilegiando questões vinculadas à formulação de modelos dramáticos televisivos e à memória – histórica e afetiva –, além de promover uma reflexão referente ao futuro das narrativas televisuais no País – em um cenário cada vez mais complexificado pela emergência de novas linguagens, novos gêneros e novas plataformas de produção, distribuição e consumo audiovisual.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 05, 19 e 26/10, das 9h às 13h
Prof. Lucas Martins Néia  – Roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). Palestrante do programa Pontos MIS, iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que, por meio da circulação e difusão de atividades ligadas ao audiovisual, visa promover a formação de público e o diálogo cultural no interior paulista. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com pesquisas voltadas à dramaturgia e à história do teatro, do rádio e da televisão.
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito


Novembro

Jornalismo móvel: quando, como e para que usar?
Emissoras e outros meios de comunicação têm adotado a prática do jornalismo móvel. Nesse modelo, o jornalista grava, edita e transmite a notícia com um celular, executando todas as funções desse processo, que, no jornalismo tradicional, são realizadas por uma equipe. Existe uma série de vantagens apontadas para este modelo, como mobilidade, segurança, agilidade e redução de custo. Mas também há questões éticas importantes para serem debatidas, como a privacidade das fontes. Para garantir a qualidade do material é importante treinamento para o uso correto do equipamento e para a exploração de narrativas adequadas ao formato.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 23 e 30/11, das 9h às 13h
Profª. Krishma Anaísa Coura Carreira – Doutoranda na Umesp, com bolsa da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais. Obteve o mestrado, na mesma instituição, em 2017.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Música e publicidade de produtos: relações entre obras musicais e a propaganda audiovisual
O curso mostra como obras musicais do repertório mundial, seja de concerto ou canções célebres, podem ser usadas como ferramenta publicitária audiovisual.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 23 e 30/11, das 9h às 12h
Prof. Raphael Fernandes Lopes Farias – Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, ambos como bolsista CAPES. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, com bolsa de Iniciação Científica e Licenciado em Música. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e membro da organização dos Encontros Internacionais de Música e Mídia. Estudou piano clássico, participou de corais e atuou como professor em escolas livres, técnicas e de ensino regular.
Investimento: Por R$ 70,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Jornalismo de Dados – Noções básicas
Investigação jornalística a partir do Jornalismo de Dados. Conceituação e contextualização da produção de jornalismo de dados. A Lei de Acesso à Informação (LAI). Monitoramento de redes e mensuração de dados aplicados ao jornalismo. Utilização de Dados na mídia tradicional e independente. (RAC) e fact-checking.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 23 e 30/11, das 9h às 13h
Prof. Edson Capoano – Doutor (PROLAM-USP), Mestre (COS/POS/PUC-SP) e Bacharel em Jornalismo (PUC-SP). Estágios pós-doutorais na UCLM, UNAV e UCSD; Professor de Jornalismo de Dados na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência como professor de espanhol, jornalista da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta) e da Agência EFE (São Paulo e Madri).
Profª. Vanessa Barros –  Mestranda do Programa de Mestrado Profissional FIAM-FAAM. Bacharel em Jornalismo (2016) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Radialista setor Locução pelo Senac-SP (2014). Pesquisas sobre Jornalismo de Dados, radiojornalismo e comportamento de audiências. Experiência como repórter aéreo de rádio com reportagens sobre trânsito em 14 rádios de SP (2015 a 2018) e como coordenadora e produtora da Rádio Bandeirantes (2015). Jornalista e locutora freelancer.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito