Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Curso de Extensão

Comunicação, Filosofia e Tecnologia

O Núcleo de Extensão da FAPCOM visa promover atividades desenvolvidas tanto pelo corpo docente quanto por meio de parcerias com a comunidade do entorno como empresas, instituições e outros órgãos. Tem como principal objetivo oferecer cursos de curta duração que contribuam para o aperfeiçoamento de alunos e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho.

Os cursos ofertados estão distribuídos entre os eixos: Comunicação, Filosofia, Tecnologia e Educação; todos vinculados aos cursos de graduação da FAPCOM.

O Núcleo de Extensão atende de forma presencial e pelo e-mail: cursos.extensao@fapcom.edu.br.

Confira a programação:

Novembro

Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital: Intermediário
Curso intermediário de marketing digital e mídias sociais. Aprofundamento das técnicas de planejamento para criação de conteúdo e das melhores estratégias adotadas.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 9/11, 23/11 e 30/11 das 9 às 13h
Profª. Marcello Farias – Pós-Graduado em Gestão de Marketing e Comunicação, Mestrado em Comunicação pela USCS, Especialista em Marketing e Comunicação | Docente no Centro Paula Souza e Senac | Vencedor do Reality Show “1 Por Todos”
Investimento: Por R$ 120,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Jornalismo móvel: quando, como e para que usar?
Emissoras e outros meios de comunicação têm adotado a prática do jornalismo móvel. Nesse modelo, o jornalista grava, edita e transmite a notícia com um celular, executando todas as funções desse processo, que, no jornalismo tradicional, são realizadas por uma equipe. Existe uma série de vantagens apontadas para este modelo, como mobilidade, segurança, agilidade e redução de custo. Mas também há questões éticas importantes para serem debatidas, como a privacidade das fontes. Para garantir a qualidade do material é importante treinamento para o uso correto do equipamento e para a exploração de narrativas adequadas ao formato.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 23 e 30/11, das 9h às 13h
Profª. Krishma Anaísa Coura Carreira – Doutoranda na Umesp, com bolsa da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais. Obteve o mestrado, na mesma instituição, em 2017.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Música e publicidade de produtos: relações entre obras musicais e a propaganda audiovisual
O curso mostra como obras musicais do repertório mundial, seja de concerto ou canções célebres, podem ser usadas como ferramenta publicitária audiovisual.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 23 e 30/11, das 9h às 12h
Prof. Raphael Fernandes Lopes Farias – Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, ambos como bolsista CAPES. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, com bolsa de Iniciação Científica e Licenciado em Música. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e membro da organização dos Encontros Internacionais de Música e Mídia. Estudou piano clássico, participou de corais e atuou como professor em escolas livres, técnicas e de ensino regular.
Investimento: Por R$ 70,00 à vista no boleto ou cartão de crédito

Jornalismo de Dados – Noções básicas
Investigação jornalística a partir do Jornalismo de Dados. Conceituação e contextualização da produção de jornalismo de dados. A Lei de Acesso à Informação (LAI). Monitoramento de redes e mensuração de dados aplicados ao jornalismo. Utilização de Dados na mídia tradicional e independente. (RAC) e fact-checking.
Local: FAPCOM
Data: Sábados: 23 e 30/11, das 9h às 13h
Prof. Edson Capoano – Doutor (PROLAM-USP), Mestre (COS/POS/PUC-SP) e Bacharel em Jornalismo (PUC-SP). Estágios pós-doutorais na UCLM, UNAV e UCSD; Professor de Jornalismo de Dados na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência como professor de espanhol, jornalista da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta) e da Agência EFE (São Paulo e Madri).
Profª. Vanessa Barros –  Mestranda do Programa de Mestrado Profissional FIAM-FAAM. Bacharel em Jornalismo (2016) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Radialista setor Locução pelo Senac-SP (2014). Pesquisas sobre Jornalismo de Dados, radiojornalismo e comportamento de audiências. Experiência como repórter aéreo de rádio com reportagens sobre trânsito em 14 rádios de SP (2015 a 2018) e como coordenadora e produtora da Rádio Bandeirantes (2015). Jornalista e locutora freelancer.
Investimento: Por R$ 80,00 à vista no boleto ou cartão de crédito