Você está em: Início » Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
O Sistema Único de Assistência Social é a forma mais contundente para a conquista e a garantia de direitos da sociedade brasileira quando o assunto é a Política de Assistência Social – oriunda da Constituição de 1988 e paulatinamente sendo implantada no país.
Nos últimos anos, um grande e denso debate instalou-se no Brasil sobre a mudança do paradigma dessa Política Pública, a partir de uma pequena revolução no método, na doutrina e na gestão da Assistência Social, que exigem hoje um profissional com indiscutível competência técnica, compromisso político com o novo patamar civilizatório proposto e a habilidade tecnológica para operar esse sistema que chega ao Brasil como legislação em vigor, com mais de cinco séculos de atraso.
A FAPCOM é pioneira em lançar esta proposta com gratuidade de 100% no Brasil, denotando o compromisso da Mantenedora PIA Sociedade de São Paulo de contribuir de forma objetiva e qualificada para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no país.
A Especialização na Gestão do SUAS objetiva suprir esse profissional com as ferramentas necessárias para a operação deste Sistema, investindo fundo na consolidação dessa política como garantidora e produtora de novos direitos para a sociedade brasileira.
Duração: 360 horas, com aulas às segundas e sextas-feiras, no período noturno, aprofundando o tema em 9 disciplinas, além da prática investigativa com o Trabalho de Conclusão de Curso.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
Mestra em Psicologia pela Universidade São Marcos, especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Grande ABC e bacharela em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Consultora na área de Serviço Social, Terceiro Setor e Organizacional; Palestrante e Professora Universitária de cursos e graduação e pós-graduação. Foi docente no curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos nas Unidades de São Paulo e Luanda – Angola (2009 a 2016); na UNIEDUCACIONAL nas disciplinas Saúde Mental e Saúde Pública (2019); ministrou várias disciplinas e orientou Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo e de São Caetano do Sul FAPSS (1996 a 2013); coordenadenou e foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera de São Paulo (2013 a 2015). Participou como docente na capacitação-SUAS com os trabalhadores da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Santo André (2019). Prestou serviços de docência no SENAC no curso profissionalizante de Formação Inicial para Conselheiros Tutelares da Cidade de São Paulo (13 a 21/janeiro 2020) e atua nas capacitações do Programa InovaSUAS da Pia Sociedade de São Paulo – PAULUS (2021). Autou como facilitadora dos Eixos na pré-conferência da cidade de Cotia (SP), na XII Conferência Municipal de Assistência Social; Palestrante na XII Conferência Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Itapevi e facilitadora no Eixo 4 na Conferência Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo ( 2021). Atalmente integra o quadro de docentes na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM no curso de Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social e do NEZO Educacional. Atua como Diretora e Conselheira da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga – FUNSAI, desde 2010 (trabalho voluntário).
Professora de história do SESI-SBC, professora da graduação e pós-graduação da FAPSS-SP, professora da pós-graduação Gestão e Serviços do SUAS da FAPCOM, formadora da PAULUS Social e membro da Social Soluções. Com graduação em História pela UNESP-Franca, pós-graduada em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela pela Faculdade Mauá, pós-graduada em Trabalho Social com Famílias pela FAPSS-SP e mestra em Serviço Social pela PUC-SP. Áreas de pesquisa: história oral, história do nordeste, economia política, gênero e Patriarcado, classes e movimentos sociais, trabalho e questão social, trabalho social com famílias e política nacional de Assistência social.
Assistente Social (Unisalesiano Araçatuba-SP/2014) . Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC SP (2019), na linha de Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Mestre em Gestão e Avaliação de Políticas Sociais pela Faculdade de Economia da Universidade de Grenoble Alpes França (2019) . Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em andamento). Atuou como Técnica Social no Programa de Moradia Digna do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III (Centro de São Paulo/SP). Atualmente é servidora pública da Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP, lotada no Departamento de Gestão do SUAS. Possui experiência Docente na da Universidade Paulista (UNIP), tendo ministrado as disciplinas de Política Social e Controle Social, Política Social no Brasil, Política Setorial: saúde, assistência social e habitação , Trabalho e Sociabilidade, Processo de Trabalho, Assessoria em Serviço Social, Gestão de Projetos no Terceiro Setor e Supervisão de Estágio Acadêmico. Áreas de atuação: Assessoria a Movimentos de Moradia, Serviço Social e Educação Popular em Programas e Projetos vinculados à Habitação de Interesse Social, Atendimento à População em Situação de Rua , Atendimento Especializado a Usuários de Substâncias Psicoativas, e Supervisão Técnica.
Kajali Lima Vitorio, assistente social, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Baixada Santista); Professora na graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP). Pesquisadora na área de relações étnico-raciais. Uma das autoras do livro “Defesa de Direitos e Políticas Públicas” pela Editora SENAC (2022).
REFERENTE AO EDITAL No 16/2022 – DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA
SOCIAL – SUAS, OFERTADO PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO –
FAPCOM – 2023/1.
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Produção Editorial (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), lecionando desde disciplinas mais aplicadas que tangenciam Pesquisa de Mercado, Planejamento de Comunicação, Comportamento do Consumidor e Narrativas, até disciplinas mais teóricas sobre Metodologia Científica. Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Semestral
Segundas e Quartas: Das 19h às 22h40
1 ano e 6 meses (3 semestres)
Matriz Curricular
[email protected]
Telefone: 11 2139-8541
Curso registrado no MEC – código 176004