Você está em: Início » Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
O Sistema Único de Assistência Social é a forma mais contundente para a conquista e a garantia de direitos da sociedade brasileira quando o assunto é a Política de Assistência Social – oriunda da Constituição de 1988 e paulatinamente sendo implantada no país.
Nos últimos anos, um grande e denso debate instalou-se no Brasil sobre a mudança do paradigma dessa Política Pública, a partir de uma pequena revolução no método, na doutrina e na gestão da Assistência Social, que exigem hoje um profissional com indiscutível competência técnica, compromisso político com o novo patamar civilizatório proposto e a habilidade tecnológica para operar esse sistema que chega ao Brasil como legislação em vigor, com mais de cinco séculos de atraso.
A FAPCOM é pioneira em lançar esta proposta com gratuidade de 100% no Brasil, denotando o compromisso da Mantenedora PIA Sociedade de São Paulo de contribuir de forma objetiva e qualificada para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no país.
A Especialização na Gestão do SUAS objetiva suprir esse profissional com as ferramentas necessárias para a operação deste Sistema, investindo fundo na consolidação dessa política como garantidora e produtora de novos direitos para a sociedade brasileira.
Duração: 360 horas, com aulas às segundas e sextas-feiras, no período noturno, aprofundando o tema em 9 disciplinas, além da prática investigativa com o Trabalho de Conclusão de Curso.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
Doutor em Educação (PUC-SP, 2007-2011). Mestre em Ciências da Religião (PUC-SP, 2000- 2004) e graduado em Estudos Sociais e História (UNICID, 1987-1990). Possui MTB 54967-SP como Jornalista Profissional (2008). Experiência na área da educação, com ênfase em Formação de Professores. Atua com as temáticas: Práxis freireana, Educação libertadora, Educação antirracista e Pedagogia Decolonial. Leciona em cursos de graduação e pós graduação.Leciona em cursos de graduação e pós graduação. É membro do Instituto Popular Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros Dom Helder Camara um modelo de esperança (2008), Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo (2011), Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire (2014) e o DVD Educar para a liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire (2013). Pela Pablo Editorial, Bogotá, Colômbia, publicou o livro Monsenhor Hélder Câmara um ejemplo de esperanza (2014). Publicou capítulos em livros editados pelo Instituto Paulo Freire, Editora Diálogo Freiriano e Livrologia.
Doutorando em educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura; mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia e Formação Humana; especialista em Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) – São Bernardo do Campo; especialista em Educação EaD pela Faculdade UFBRA de São José dos Campos e graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Possui formação artística em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado Americano, área na qual atuou por vinte e dois anos. Entre os anos de 2004 e 2021, atuou na área social, em programas, projetos e serviços da proteção básica e especial de média e alta complexidade, ocupando cargos de execução, de nível técnico e de gestão. É membro integrante do pool de professores/formadores da Paulus Social desde o ano de 2016 e é professor do curso de Pós-graduação em Gestão do SUAS da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação desde 2022. Exerce também o cargo de Coordenador Pedagógico dos cursos de licenciatura EaD do Centro Universitário UnBTA e é pesquisador, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde o ano de 2020. Tem experiência nas áreas de Educação Superior, Assistência Social, Arte-educação, Pedagogia Social e Educação Social, com ênfase em gestão, processos de formação de gestores, educadores e orientadores sociais, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, medidas socioeducativas, acolhimento institucional e desenvolvimento social.
Kajali Lima Vitorio, assistente social, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Baixada Santista); Professora na graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP). Pesquisadora na área de relações étnico-raciais. Uma das autoras do livro “Defesa de Direitos e Políticas Públicas” pela Editora SENAC (2022).
REFERENTE AO EDITAL No 16/2022 – DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA
SOCIAL – SUAS, OFERTADO PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO –
FAPCOM – 2023/1.
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Produção Editorial (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), lecionando desde disciplinas mais aplicadas que tangenciam Pesquisa de Mercado, Planejamento de Comunicação, Comportamento do Consumidor e Narrativas, até disciplinas mais teóricas sobre Metodologia Científica. Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Semestral
Segundas e Sextas : Das 19h às 22h40
1 ano e 6 meses (3 semestres)
Matriz Curricular
analista.posgraduacao@fapcom.
Telefone: 11 2139-8541
Curso registrado no MEC – código 176004