Bolsas ProUni

Processo Seletivo ProUni – 1º semestre de 2024

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DO PROUNI 2024/1

DAS INSCRIÇÕES: 29 de Janeiro a 02  de fevereiro de 2024.

DAS CHAMADAS – COMPROVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024.

Segunda chamada: 02 a 12 de março de 2024.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

DA LISTA DE ESPERA DO PROUNI

Manifestação de interesse pelo candidato: dias 18 e 19 de março de 2024.

Página do PROUNI https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Publicação da Lista de Espera:  dia 22 de março de 2024.

Entrega das documentações:  de 23 de março a 4 de abril de 2024.

Do registro no Sisprouni:  de 5 a 19 de abril de 2024.

EDITAL No 2, DE 16 DE JANEIRO DE 2024

EDITAL No 5, DE 31 DE JANEIRO DE 2024

Página de inscrição:
siteprouni.mec.gov.br

Para saber mais, acesse o Edital

PDE PROUNI e FIES-03

O que é ProUni

Instituído, sob a gestão do Ministério da Educação, pela Lei nº 11.096 de 2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni), é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, além de professor de escola pública que passa a poder concorrer as bolsas mesmo já tendo uma graduação, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021.

Quem pode participar do ProUni

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal  per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, sendo que para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni.

As demais condições que devem ser atendidas são:

• ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência. Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Inscrição no Programa

A candidatura deverá ser feita via internet no site do endereço eletrônico siteprouni.mec.gov.br.

Informações:

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 09h às 16h.