Curso de Comunicação

Jornalismo em áreas de guerra e catástrofes naturais

FAPCOM

Curso Extensão

Modalidade

Online - Síncrono

Jornalismo

Jornalismo em áreas de guerra e catástrofes naturais é um curso que aborda os desafios de cobertura de guerras no mundo, além disso prepara o profissional com as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência. Por fim, o curso abordará a preparação e cobertura jornalística de catástrofes naturais.

Ementa:

1. Cobertura da 1ª Guerra;
2. Fotografia na Guerra;
3. Israel e guerras recentes;
4. Cobertura de Catástrofes naturais.

Conteúdo:

O curso é voltado para: Jornalistas, Fotógrafos, Profissionais de Relações Públicas, estudantes das respectivas áreas, interessados em cobertura jornalísticas internacional, interessados em Comunicação e todas as vertentes da profissão, bem como os interessados em cultura e repertório de conhecimento geral.

O aluno aprenderá: Como entrevistar pessoas em situação de trauma, técnicas de segurança, apuração, desinformação, como preparar uma cobertura e o que levar para uma cobertura em situação extrema.

Habilidades Desenvolvidas:

• Sensibilidade social;
• Conhecimento das normas do Direito Internacional Humanitário;
• Respeito pelas fontes;
• Capacidade de improviso;
• Eficiência na construção de rede de contatos.

Ao final do curso, o aluno será capaz de: Entender e aplicar os conceitos, técnicas e normas necessárias para a cobertura de situação extrema como: guerras e catástrofes naturais.

A aula será ministrada online em 2 encontros de 4 horas/aula com intervalo de 30min (das 9h às 10h40 e das 11h10 às 12h50.)

Valor por aluno:

R$ 162,00 à vista ou em 3x de R$ 54,00

Programação:

18/05/2024

25/05/2024

Horário da aula:

9h às 10h40

Professor:

Rodrigo Lopes

Jornalista Internacional do Grupo RBS, colunista de Mundo de Zero Hora Rádio Gaúcha. Autor dos livros Trem para Ucrânia e, Guerras e Tormentas.

Cobriu as seguintes guerras: Líbia 2011, Líbano 2006, Israel 2006, Iraque 2016, Faixa de Gaza 2023, Ucrânia 2022, Brasil 8/1

Cobriu as seguintes tormentas: New Orleans 2005, Gulf Port 2005, Biloxi, 2005, Porto Príncipe 2010, Pisco 2007

Observações:

O aluno receberá certificado de curso de extensão da FAPCOM. Para ter direito ao certificado o aluno deve ter assinado a lista de presença.

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.