Curso gratuito de Filosofia

Nietzsche e as mulheres

Local

Sala: Lab Fil & Pastoral Universitária

Categoria

Curso Extensão

Modalidade

Presencial

Área

Filosofia

Sobre o Curso:

O encontro se propõe a refletir sobre a imagem das mulheres na obra de Friedrich Nietzsche. Sabe-se que o feminino na obra de Nietzsche é tema que alimenta as mais variadas paixões, afinal de contas, a mulher não é tema periférico na obra do autor, muito pelo contrário, está presente em seu modo de produzir filosofia. Deste modo, o Aurora de junho tem como objetivo, considerando as análises e interpretações da professora Sclartett Marton, mirar o quanto a mulher é classificada e categorizada a partir do arquétipo masculino ou, até mesmo, recebe sobre si identidade arbitrária forjada a partir do macho. Nossa proposta é compreender este fenômeno bem como produzir pensamento que extrapole os muros das categorizações hegemônicas da contemporaneidade.

Programação:

06/06/2023

Horário da aula:

19h30

Mais informações:

O projeto Aurora, além da exposição e diálogo filosófico, propiciará momento cultural, em que

artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período de

reflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Comunicação. Além disso, é possível que

o público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão do

conhecimento.

Mediação:

Profa. Dra. Scarlett Marton

Scarlett Marton é professora titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), concluiu mestrado em Filosofia na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1974), defendeu doutorado (1988) e livre-docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996).

Localização:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030

CURSO GRATUITO ​

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.