Curso Gratuito de Filosofia

O pluralismo contemporâneo e a ressurreição do humanismo integral

Sala: Lab Fil & Pastoral Universitária

Curso Extensão

Modalidade

Filosofia

Sobre o Curso:

A exposição oferece uma análise crítica do atual cenário pluralista frente às insistentes investidas da polarização político-ideológica e ao desafio de promover a dignidade da pessoa humana. Neste evento, exploraremos aspectos da filosofia humanista integral desenvolvida por Jacques Maritain, sua importância na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua pertinência para os dias de hoje. A análise crítica se concentrará nas questões atuais de polarização política, ideológica e religiosa à luz do humanismo integral de Maritain. Examinaremos como sua filosofia pode oferecer perspectivas para lidar com os dilemas éticos e sociais do século XXI. Além disso, discutiremos a importância contínua da visão de Maritain na promoção da dignidade da pessoa humana à medida em que enfrentamos desafios como a desigualdade, a intolerância e a erosão dos direitos individuais.

Programação:

30/10/2023

Horário da aula:

Mais informações:

O projeto Aurora, além da exposição e diálogo filosófico, propiciará momento cultural, em que

artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período de

reflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Comunicação. Além disso, é possível que

o público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão do

conhecimento.

Mediação:

Moacir Ferreira Filho

Graduando em Direito pela Faculdade de Suzano, graduado em Filosofia pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Mestre e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) com programa intercalar com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) pela CAPES. Professor no Centro Universitário FAVENI e da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. Autor de “Justiça e Religião: de Tomás de Aquino aos dias de hoje” (2021) e “Da alma ao Direito: fundamentação dos Direitos Humanos a partir de um estudo sobre a alma” (2022) e “A caverna” (2023).

Localização:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030

CURSO GRATUITO ​

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.