4 HORAS - 9H ÀS 13H (SÁBADO) 03 DE JUNHO

03/06/2023

Horário da aula:

Mais informações:

Ementa: O curso tem em vista introduzir os participantes à concepção de paixão da alma segundo Tomás de Aquino. Primeiramente expõe-se que paixões, sentimentos, afetos ou emoções são certo tipo de movimento da alma, mais determinadamente um movimento da apetição que segue uma apresentação sensorial de um objeto, o que inclui a esfera de representação da imaginação e memória. Depois discute-se a divisão da apetição em concupiscível e irascível, e a estrutura das paixões básicas que emergem em cada uma dessas duas partes. Por fim, mostra-se a importância das paixões como um dos diversos princípios da conduta animal e humana e a relação com os outros princípios, sobretudo com a razão e a liberdade da vontade.

Professor:

Prof. Dr. Pedro Monticelli

Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela USP. Professor Doutor da FAPCOM, onde leciona, entre outras disciplinas, História da Filosofia, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência; também lidera o Grupo de Iniciação Científica “Metafísica Contemporânea e Tradição Filosófica”.

Localização:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030

*50% de desconto para alunos e ex-alunos*

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.