Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Programa de Iniciação Científica

1 – Para efetivação da inscrição: 

O pré-projeto de Iniciação Científica deve ser enviado para o e- mail: [email protected], em formato PDF.

Informações a serem preenchidas devem estar conforme o edital. 

 

2 – As linhas de pesquisa e seus grupos de estudos para o desenvolvimento das atividades de iniciação científica são:

 

Linha I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação


A FAPCOM estabelece para a “linha de investigação 1” o estudo que contempla a relação da
Comunicação com a Cultura, a Sociedade e a Educação, tendo presente que essas três
dimensões da vida humana são fundamentais para a construção da sociedade e para a formação
do homem contemporâneo: 1. A cultura (como a “ambiência” formada pelo homem e
influenciado por ela); 2. A sociedade (como o conjunto de pessoas que compartilham propósitos,
gostos, preocupações e costumes, e que integram entre si, constituindo uma comunidade) e 3.
A educação (que envolve os processos de ensinar e de aprender). O núcleo de Pesquisa da
FAPCOM se propõe investigar a Comunicação e a sua interconexão com a Cultura, a Sociedade
e a Educação, na construção da visão sobre o mundo.


Linha institucional I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação


Diversidade nas Organizações


Prof. Dr. Rogério Tineu – 06 VAGAS


Ementa: O projeto de pesquisa Diversidade nas Organizações destina-se investigar se e como as
organizações praticam a diversidade, como as minorias são tratadas nessas organizações.
Desenvolvendo e implantando políticas e ações institucionais que promovam um ambiente
propicio à diversidade nos seus mais variados aspectos como: social, de classe, de gênero, de
etnia, de cor ou “raça”, de portadores de deficiência, de origem, de estética etc.


Arqueologias da imagem midiática


Prof. Dr. Fábio Henrique Ciquini – 06 VAGAS


Ementa: O objetivo do projeto é analisar o modo como as imagens do ambiente midiático
contemporâneo reverberam conteúdos míticos e arcaicos. Partindo de diagnósticos
contemporâneos que afirmam a dependência da mediação da vida social pela imagem (Malena,
2010) e o modo como estas perfazem um imaginário próprio (Kamper, 2016) analisa-se a
configuração da imagem no ambiente midiático contemporâneo, descrevendo-as em suas
especificidades em relação ao ambiente da mídia onde ela de prolifera.


Narrativas, consumos e marcas: aproximações na contemporaneidade


Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag – 06 VAGAS


Ementa: De maneira extensiva, estamos interessados nos variados contornos que as relações
comunicação/narrativas/consumo ganham nos dias atuais na cultura, na sociedade e no
cotidiano. Consumo entendido sob uma perspectiva ampla, enquanto prática sociocultural e
troca simbólica, não apenas material. Por isso, interessam-nos o estudo tanto as diversas
narrativas produzidas para serem fruídas/consumidas quanto as narrativas discursadas a
respeito do consumo, com viés crítico. Nesse sentido, abrangemos reflexões sobre discursos e
narrativas de marca (branding e publicidade); estudos de recepção; análises de narrativas
ficcionais (filmes e séries) e suas possíveis relações com construção de identidades e produção
de representações e reconhecimento; e comportamentos emergentes do consumidor hoje.
Esses são alguns dos desenhos possíveis, mas também não nos limitamos a eles. Soma-se ainda
um diálogo da interface narrativas/consumos com a dimensão midiática e digital; visto que
muitas dessas narrativas de que tratamos circulam e ganham visibilidade nesses espaços.


Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos
comunicativos na contemporaneidade


Prof. Dr. João Elias Nery – 06 VAGAS

Prof. Me. Renato Candido Lima – 06 VAGAS


Ementa: O Grupo de Estudo “Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e
Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade” busca construir um campo de
pesquisa que dialogue com as áreas das Relações Públicas, Jornalismo, RTVI e Produção
Audiovisual, tendo comunicação, cultura e identidade como referenciais gerais, as questões de
etnia, raça e gênero como parte de suas preocupações. Narrativas e memórias inseridas em
mensagens desenvolvidas nas áreas citadas compõem o corpus da pesquisa a partir do qual
docentes e discentes direcionarão seu trabalho buscando compreender o lugar de fala desses
segmentos sociais.


Linha institucional II – Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias


Comunicação de causas em organizações sociais e em contextos comunitários


Prof. Me. Fábio Alessandro Munhoz – 06 VAGAS


Ementa: A presente proposta de grupo é uma atualização das reflexões sobre a comunicação de
causas enquanto dimensão estratégica não ficando restrito somente à área das Relações
Públicas, mas para alunos que desejam pesquisar sobre a comunicação em contextos
comunitários e de organizações sociais, especialmente em um cenário onde as tecnologias
digitais explicitam novas dinâmicas de articulação e mobilização. O grupo propõe a produção de
projetos experimentais de comunicação e causas a fim de buscar um espaço de reflexão e
construção de conhecimento sobre comunicação em contextos comunitários.


Infotenimento, kitsch e endereçamento: diálogo informal, humor velado e hibridismo genérico
em programas telejornalísticos e talkshows brasileiros


Prof. Me. Bruno César dos Santos – 06 VAGAS


Ementa: O Grupo de pesquisa tem o interesse em descrever as estratégias de conversação e
construção de sentidos em telejornalísticos e talkshows brasileiros, exibidos em emissoras
abertas e fechadas de televisão, bem como canais de pessoas ou grupos em plataformas de
vídeos e conteúdos audiovisuais. Para tal, serão observados programas e materiais que
apresentem dialogo informal, humor velado e coloquialismo em sua estrutura funcional. Neste
sentido, o pano de fundo reside numa nova proposta de produção audiovisual, que mescla
características de diferentes gêneros discursivos e televisivos, como o telejornalismo e o humor.
Desta forma, a proposta de pesquisa docente reside na coleta e seleção de episódios dos
seguintes programas, exibidos durante 2016 e 2017: The Noite (SBT), Bolívia Talk Show
(Youtube), Programa do Porchat (Record), Arte do Encontro (Canal Brasil), Heavy Lero (Youtube),
Lady Night (Multishow) e Conversa com Bial (Globo), Café Filosófico (CPFL/TV Cultura) entre
outros. Por sua vez, os projetos de pesquisa discente estarão inseridos no espectro de pesquisa
citados ou em áreas correlatas, como Telejornalismo, Youtube (Conteúdo e Talking Show),
Produção de dados em Infotenimento.


Mídia, linguagem e sociabilidade na era da comunicação digital


Profa. Me. Marcella Schneider Faria Santos – 05 VAGAS


Ementa: A mídia foi reconhecida como agente social desde seu incremento a partir da segunda
metade do século XX, seja a partir da perspectiva da Escola Crítica, dos Estudos Culturais ou pela
Teoria dos meios. Tal situação social midiático tecnológica ganha novos contornos a partir da
emergência das tecnologias digitais de comunicação, que suportam um novo ambiente que
permite conexões sociais em múltiplos espaços e tempos. Partindo deste contexto, este grupo
de estudos tem como objetivo pesquisar a qualidade das relações e ações sociais experenciadas
nesse ambiente de conexão constante. A partir da revisão de literatura de textos clássicos que
compõem o campo da sociologia da comunicação (Breton & Proulx, 2013; Maigret, 2010; entre
outros), das teorias da comunicação (Adorno e Horkheimer, 2006; McLuhan, 2004; Baudrillard,
1973; Debord, 2017; Perniola, 2005; Mafesolli, 2002); e da semiótica (Peirce, 2017; Santaella &
Nörth, 2017), serão constituídos fundamentos teóricos para que novas elaborações possam ser
compreendidas no campo das mídias e comunicação digitais, da ecologia (Di Felice, 2017;
Santaella, 2010) da comunicação e do net-ativismo (Di Felice, 2017).


Histórias do Rádio e da TV: Em prol da construção do museu da fala do radialismo paulistas


Profa. Me. Arlete Aparecida Taboada – 05 VAGAS


Prof. Me. Bruno César dos Santos – 06 VAGAS


Prof. Me. Fernando Mariano de Siqueira – 06 VAGAS


Prof. Me. Wellington Dias de Melo – 06 VAGAS


Ementa: Desenvolvimento de pesquisa com vistas ao registro de memórias do radialismo
paulista, a partir de depoimentos de seus realizadores (locutores, produtores, diretores, atores,
roteiristas, redatores, técnicos de som dentre outros profissionais). Terá como ponto de partida
as atividades profissionais exercidas na cidade de São Paulo nos veículos de comunicação Rádio
e TV, com possível extensão da pesquisa ao estado de São Paulo a partir de parcerias ou redes
de colaboração a outros grupos de pesquisa. A primeira fase do projeto se deterá em
profissionais do Rádio. Visa este grupo de estudos, ao final, da primeira etapa registrar os
resultados em quatro produtos midiáticos: livro impresso, e-book, documentários em áudio e
em audiovisual.


Linha institucional III – Comunicação, Filosofia, Ética e Religião

Tecnologia e Sociedade


Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar – 06 VAGAS


Ementa: A relação entre tecnologia e sociedade desponta como um dos grandes desafios éticos
do século XXI. Nesse sentido, o objetivo deste grupo de estudos e pesquisa é refletir acerca da
tecnologia e dos seus temas filosóficos próprios a fim de compreender aspectos fundamentais
do mundo contemporâneo. Em um primeiro momento, articularemos a leitura e análise de
textos fundantes da filosofia da técnica e da tecnologia, notadamente os textos de M. Heidegger,
G. Simondon, A. Leroi-Gourhan e P. Sloterdijk. Em seguida, relacionaremos essas discussões com
as questões ecológicas contemporâneas para, enfim, buscarmos compreender como essa
relação entre tecnologia e ambiente influencia certos aspectos da realidade social e da vida
cotidiana. Pretende-se agregar trabalhos de iniciação científica interessados tanto na análise de
textos da tradição cujo problema da técnica é central, quanto trabalhos que se interessem em
refletir filosoficamente o problema da tecnologia nos processos e dinâmicas ambientais,
culturais, comunicacionais, religiosas e sociais do mundo atual.


Metafísica contemporânea e tradição filosófica


Prof. Dr. Pedro Monticelli – 06 VAGAS


Ementa: Trata-se de pesquisar aspectos das fontes histórico-sistemáticas antigas e medievais da
filosofia contemporânea de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. Dessas
diversas fontes, destacam-se Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino. As discussões centrais
são sobre Metafísica, Lógica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Linguagem. Recorta-se, em
cada semestre, um determinado tema para as reuniões conjuntas do grupo.


Filosofia do Presente: discurso, poder, corpo, mídia e sexualidade


Prof. Dr. Luiz de Camargo Pires Neto – 06 VAGAS


Ementa: Partindo das concepções, engendradas pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 –
1984), de “filosofia como diagnóstico do presente” (FOUCAULT, “Qui êtes-vous, professeur
Foucault?”, In. DE1, p. 634) e de “filosofia como jornalismo radical” (FOUCAULT, “Le monde est
un grand asile”, In. DE2, p. 434), este grupo de estudos pretende refletir questões existentes em
nossa contemporaneidade à luz do pensamento desenvolvido no decorrer da história da
filosofia. Descrever a atualidade, refletir sobre ela e desconfiar do que parece ser evidente são
os principais objetivos aqui propostos. Os textos filosóficos são considerados – assim como
propõe Foucault – “pequenas caixas de ferramentas” (FOUCAULT, “Gerir os ilegalismos”, p. 52)
das quais podemos nos servir para “produzir um curto-circuito” no âmbito do pensamento. As
temáticas abordadas surgem da curiosidade, do incômodo e do desejo dos pesquisadores.
Discurso, poder, mídia, corpo e sexualidade, são conceitos que, de certa forma, balizam o campo
a ser investigado.


O homem no universo comunicacional: a alma e as visões de mundo


Prof. Dr. Giovanni Vella – 05 VAGAS


Ementa: Raízes gregas e atualidade das metáforas originarias de corpo e alma: “Onde estamos
quando pensamos?” Justiça, beleza e prazer: valores e princípios da existência em tempos de
redes sociais. Arte e estética no universo digital: as raízes antropológicas das
emoções. Jornalismo, publicidade e relações públicas: ética e visões de mundo. Da amizade
virtual à comunidade política: rumo um novo humanismo? Psicologia e religião: pensar a
transcendência a partir do humano.


Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de
disseminação de conhecimento


Prof. Dr. Carlos Jacinto Nascimento Motta – 06 VAGAS


Ementa: O grupo de pesquisa “Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música
e a literatura como meios de disseminação de conhecimento” tem por objetivo pesquisar em
variadas fontes literárias (sem excluir outras de caráter artístico-cultural) a presença de
elementos filosóficos, esparsos ou diretos, diluídos nos enredos, personagens, acontecimentos,
ambientes etc. Partindo da ideia de que toda produção cultural traz em si alguma cosmovisão
(visão de mundo), antropologia, ética, teoria do conhecimento, pretende-se elucidar nas obras
ou autores escolhidos individualmente pelos pesquisadores que modos de filosofar são
utilizados pelos autores

 

 

Cronograma

  • Inscrições

    01 de junho de 2022 a 05 de agosto de 2022

  • Resultados

    Disponível em 08 de agosto de 2022

Resultado do Edital

EDITAL Nº 08/2022 DO PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA,
EXPERIMENTAL, ARTÍSTICA E CULTURAL DA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E
COMUNICAÇÃO – FAPCOM PARA FUNCIONAMENTO NO SEGUNDO SEMESTRE DE
2022.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar
[email protected]