Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Atividades de Extensão

A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) compreende que Ensino, Pesquisa e Extensão compõem os eixos da formação integral na Educação Superior, os quais devem estar articulados aos currículos dos cursos e voltados aos objetivos de formação das áreas de conhecimento.

Em consonância com o disposto na Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018, a extensão na FAPCOM é entendida como prática acadêmica que procura interligar as Instituições de Ensino Superior (IES) em suas atividades de ensino e práticas investigativas, considerando as demandas específicas da sociedade em seus contextos local ou regional.

Por essa compreensão, a FAPCOM, enquanto entidade educacional de inspiração humanista, busca superar a visão fragmentada e tecnicista da formação do indivíduo e põe-se a serviço do conjunto dos valores humanos. Assim, as Atividades de Extensão da Faculdades Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) estão pautadas nas seguintes diretrizes e políticas:

  1. Estímulo à interação Ensino-Pesquisa-Extensão;
  2. Interação dialógica;
  3. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade;
  4. Impacto na formação dos estudantes;
  5. Impacto e transformação social.

Na FAPCOM, a Extensão está organizada a partir dos programas estabelecidos institucionalmente, nos quais devem ser alocados projetos, oficinas, cursos, eventos, dentre outras modalidades extensionistas, a saber:

A. Programa Comunicação e Transformação Socioambiental

Visa promover a conscientização e ações relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente por meio de estratégias de comunicação, na conscientização e engajamento da sociedade em relação às questões socioambientais.

B. Programa de Prestação de Serviço e Integração Comunitária

Destinado ao contato com a comunidade de diferentes formas, seja por meio de projetos, parcerias, eventos e prestação de serviços. Neste programa, são bem–vindos os trabalhos interdisciplinares que podem ou não atender clientes reais, a partir da observação de suas necessidades.

C. Programa de Difusão Artística, Científica e Cultural

Destinado aos projetos que envolvam publicações impressas, imagéticas ou audiovisuais, em diferentes plataformas em prol da Arte, Identidade, Memória Cultural, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão.

D. Programa de Promoção dos Direitos Humanos

Acolhe propostas de projetos extensionistas voltados à promoção dos Direitos Humanos, da valorização da diversidade e do combate ao preconceito e às formas de discriminação.

E. Programa de Tecnologia, Educação e Inovação

Voltado para o desenvolvimento de ações de inovação na Educação e na Tecnologia, fortalecendo atividades de proposição crítico/criativas, buscando o diálogo com as necessidades sociais.

POLÍTICAS E REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ANEXO Nº 01 – PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO

ANEXO Nº 02 – FORMULÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO- DISCENTE