Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).
A seção de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos:
1. Publicar os trabalhos acadêmicos de excelência de cada curso de graduação da FAPCOM.
2. Favorecer que o aluno demonstre o domínio científico, conceitual, do referencial teórico e do método de pesquisa de sua área de formação.
3. Possibilitar que vivencie experiências de produção profissional específica do curso, exerça a argumentação, escrita e oral, a fim de dar cumprimento às exigências gerais de formação.
4. Desenvolver a prática investigativa orientada por princípios éticos.
Os trabalhos acadêmicos, publicados nessa seção, almejam contribuir para o desenvolvimento social, acadêmico e profissional das graduações na FAPCOM.
Resumo dos trabalhos:
Projeto de Comunicação para a Marca Dipnlik
Rodolfo Venâncio Lugli, Gabriela Barros, Melissa Cavalari e Chaiane Cardoso
RESUMO
O projeto experimental foi desenvolvido com o objetivo de elaborar o planejamento de campanha para a marca DipnLik, que atua no mercado de candies. A agência Chuva procura conhecer os ambientes de mercado em que a marca se encontra, por meio da análise do ambiente de marketing (que engloba desde o componente macro como a situação econômica, os hábitos culturais, o desenvolvimento demográfico, as leis, e também os componentes do microambiente, como histórico, perfil e o produto da empresa e o mercado de doces), com a finalidade de propor uma ação de comunicação da marca e o grau de afinidade com o target, além do nível de participação que possui no mercado.
A partir dessas análises, foram identificadas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades (SWOT) da marca DipnLik, o que possibilitou a compreensão dos problemas de comunicação da empresa, a serem desenvolvidos em um projeto de reposicionamento da marca. A agência realizou a confecção de plano de reposicionamento de marca para o
produto DipnLik. Foram aplicadas estratégias de marketing atualizadas, voltadas para público de 18 a 24 anos, residentes na praça São Paulo, SP. A agência priorizou táticas voltadas para a reestruturação da identidade visual, branding, experiência de marca como a participação em festas e baladas, além de mídia OOH e campanhas digitais.
Relações Públicas e transformação social: caso IOS
Aline Alves Mariano, Camila Aparecida Silva Ferreira, Joyce Harabara Santana e Juliana da Silva Pereira
RESUMO
No ano de 2014, foi desenvolvido, pela agência Folk Comunicação Integrada, um Projeto Experimental de Relações Públicas para o Instituto da Oportunidade Social, uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e mantida por empresas privadas. Na elaboração deste projeto, foram realizadas análises de macroambiente, ambiente interno, benchmarking comparativo, mapeamento de públicos, e pesquisas internas e externas, a fim de identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da instituição. Com base nestes dados, foi elaborado o plano de assessoria de comunicação “Transformando Cidadãos por Meio do Conhecimento”, com o objetivo de fortalecer e impulsionar as atividades da instituição, utilizando ferramentas da comunicação e das relações públicas.
Palavras-chave: Comunicação, Comunicação Integrada, Relações Públicas, Terceiro Setor, Instituto da Oportunidade Social.
Gabriela M. de Paula, Patrícia de Sá Correia e Tiago Dias.
RESUMO
Este trabalho de conclusão do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação foi desenvolvido pela Incas, agência de relações públicas formada em 2014. Visando ajudar as organizações de terceiro setor a disseminar sua visão e com isso melhorar o mundo, a Incas trabalha com o reposicionamento de marca, gestão de crise, assessoria de imprensa e comunicação interna. Em 2014 iniciou o trabalho de Relações Públicas para a UNAS – União e Associação de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, uma organização do terceiro setor, localizada em Heliópolis, zona sul da cidade de São Paulo/SP. Após estudar estrategicamente os ambientes internos da organização, o mercado e os públicos, a Incas propôs uma nova forma de relacionamento com seus públicos, para que ela pudesse de fato exercer sua missão. O objetivo principal do plano desenvolvido foi tornar a UNAS conhecida perante todos os seus públicos por todos os seus atributos, sobretudo a missão.
Palavras-chave: terceiro setor; comunicação e relações públicas; Heliópolis; análise estratégica; reposicionamento estratégico da UNAS.
A Melhor Idade e o Potencial da Publicidade: Sobre os novos hábitos de consumo em e-commerce no brasil
Jaqueline de Aquino Jesus
RESUMO
Com o envelhecimento da população, entende-se que a melhor idade vem ganhando espaço não apenas nos clubes de entretenimento ou nas salas das universidades, mas principalmente nos espaços online da internet “dos jovens”. Sendo um assunto ainda pouco estudado e explorado pelas organizações, a melhor idade, hoje, passa por dois momentos: (a) dificuldades diárias durante sua tentativa de interação com sites e aplicativos na internet; e (b) a cada dia cresce o número de idosos que buscam conhecimentos em informática, para se adaptarem aos novos modelos de comunicação, entretenimento e compra de uma sociedade cada vez mais digital.Com essas temáticas, o projeto de estudo versará sobre os três temas: Melhor Idade, Publicidade e E-commerce, e, assim, encontrar respostas que nos levem a compreender o papel da publicidade e analisar o potencial que ela possui diante desse cenário de encontro e desencontro entre o online e a melhor Idade.
Palavras Chave: Melhor Idade, Terceira Idade, Publicidade, E-commerce, Consumidor Online.
Relações Públicas na Inclusão de Pessoas com Deficiência
Camila Galani
RESUMO
Neste trabalho abordamos como o profissional de Relações Públicas pode facilitar o processo da inclusão de pessoas com deficiência nas organizações. Para isso, além da revisão bibliográfica, realizamos um Estudo de Caso, tendo como objeto a empresa Talento Incluir. O objetivo deste trabalho é compreender a importância das Relações Públicas no processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Este estudo busca mostrar características e ferramentas do profissional de Relações Públicas essenciais no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações.
Palavras-chave: Relações Públicas. Comunicação. Inclusão. Pessoas com Deficiência. Talento Incluir.
Relações Públicas e Análise de Cenário: Um Olhar Sobre a IBM e a Olivetti
Lais Rodrigues
RESUMO
Ter visão de mercado pode ser considerado requisito essencial, para que uma empresa acompanhe as transformações do macroambiente e preveja possíveis tendências; essas mudanças estão relacionadas aos aspectos econômicos, socioculturais, político-legais, aos avanços tecnológicos, meios de comunicação, ao como se comunicar, entre outros. Este artigo trata-se da figura do profissional de relações públicas como analista de cenários e estudo de caso sobre as diferenças entre as adaptações das empresas IBM e Olivetti diante dos avanços tecnológicos.