Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).
A seção de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos:
1. Publicar os trabalhos acadêmicos de excelência de cada curso de graduação da FAPCOM.
2. Favorecer que o aluno demonstre o domínio científico, conceitual, do referencial teórico e do método de pesquisa de sua área de formação.
3. Possibilitar que vivencie experiências de produção profissional específica do curso, exerça a argumentação, escrita e oral, a fim de dar cumprimento às exigências gerais de formação.
4. Desenvolver a prática investigativa orientada por princípios éticos.
Os trabalhos acadêmicos, publicados nessa seção, almejam contribuir para o desenvolvimento social, acadêmico e profissional das graduações na FAPCOM.
Resumo dos trabalhos:
Filosofia
Investigações filosóficas sobre o conhecimento de coisas em Bertrand Russell, a partir da obra “Os Problemas da Filosofia”
Lucas Alves
Resumo
Bertrand Russell publicou a obra Os Problemas da Filosofia em 1912. Esta obra elenca quinze capítulos sobre alguns dos maiores dilemas ligados à Teoria do Conhecimento. A presente pesquisa tem a intenção de analisar os pressupostos e debates preliminares, levantados para fomentar a base para sua teoria do conhecimento, bem como a colocação e apresentação dos principais pontos da teoria do conhecimento russelliana e, por fim, dissecados e evidenciados os conceitos, presumir o posicionamento epistemológico adotado pelo filósofo. Destacamos que Russell dialoga com alguns filósofos que contribuíram com a formação das suas teses a respeito da Teoria do Conhecimento, tais como os modernos Descartes, Hume, Berkeley, Kant. As suas reflexões e discussões resultaram na distinção de duas possibilidades do conhecimento: o conhecimento de coisas e o conhecimento de verdades. Apenas o primeiro ponto será investigado e será pano de fundo para nossa discussão e servirá como base para a evidência do posicionamento epistemológico de Russell.
Palavras-chave: Bertrand Russell; Teoria do Conhecimento; Lógica; Filosofia analítica; Realismo.
As consequências antropológicas do pecado original segundo Santo Agostinho
Lucas Rodrigues Dalbom
Resumo
Baseado na obra "A Cidade de Deus", de Santo Agostinho, o presente trabalho apresenta conceitos da criação do homem em seu estado original, bem como o preceito a ser observado, para que se mantivesse originalmente reto. Isso, considerando a maneira como Agostinho lê e interpreta a Sagrada Escritura, à luz da revelação e da fé. Não se mantendo alinhado ao seu Criador, o homem, por desobediência ao preceito divino, recebeu justa aplicação da pena. A de uma natureza desordenada, não por criação, mas por corrupção. O ato de transgressão não foi só de Adão, mas foi a natureza humana que pecou em Adão. Com isso, fica claro, a questão da herança do pecado original que toda humanidade recebe. Evidencia-se, portanto, a questão da descendência única de toda a humanidade como filhos de Adão. Disso resulta uma série de implicações existentes na vida do homem por consequência de tal descendência, uma vez que após o ato do pecado original a criatura humana perdeu sua natureza ordenada. Pela privação da graça, o primeiro homem se afastou do efeito do amor e da intimidade com Deus. Contraindo, por isso, desordens internas, que refletem na vida social antropológica da natureza humana, devido tal descendência. É visto ainda que Deus usa de sua bondade para com a criatura humana, a fim de oferecer a toda humanidade a graça do resgate como único caminho de salvação. Isso para aquele que crê e deseja a felicidade eterna.
O presente trabalho propõe identificar as estratégias e ferramentas de Relações Públicas e de Marketing utilizadas de forma integrada para a construção da marca e, posteriormente, como se deu o reposicionamento, que levou a Colcci a participar com destaque do mundo da moda. A Colcci, empresa catarinense, atua há mais de 20 anos no mercado da moda e, de uma imagem de moda básica voltada para o público infanto-juvenil, passou a ser vista como uma marca fashion, sempre ligada nas tendências e participante ativa da semana de moda paulista. O processo de reposicionamento costuma ser um árduo trabalho para as marcas, devido ao fato de envolver questões como identidade e reputação da organização. Nesse contexto, o estudo ora apresentado procura identificar as estratégias utilizadas para o reposicionamento da marca, se o processo inclui uma visão integrada de Marketing e Relações Públicas e como tal visão teria contribuído para os resultados obtidos. Objetiva-se estudar a trajetória da comunicação dessa marca para alcançar a imagem fashion, o que impulsionou sua participação no mercado nacional, estruturando seu trabalho por meio de relacionamentos eficazes com seus públicos, qualificando a marca a desenvolver reconhecimento internacional. O trabalho adota a pesquisa bibliográfica acerca de palavras-chave como moda, comunicação integrada, marketing, gestão de marca, posicionamento de marca e branding. As pesquisas nos levaram a artigos acadêmicos, matérias publicadas em revistas acadêmicas, monografias e projetos experimentais com temas relacionados com o foco da presente monografia. Além disso, realizamos o estudo de caso sobre o posicionamento da Colcci a partir da seleção de matérias divulgadas na imprensa sobre a participação da marca no mundo da moda ao longo de uma década, utilizando, também, como referência significativa, entrevista realizada com o profissional de Relações Públicas que coordenou o processo de reposicionamento.
Um Estudo do comportamento do consumidor de narrativa transmídia brasileira
Fernanda Gonçalves dos Santos
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo apresentar ao leitor o consumidor brasileiro que se alimenta de produtos transmidiáticos nacionais. Com o avanço tecnológico e a nova ideia sobre a importância do receptor para o sucesso de um produto, comercialmente falando, o formato das histórias ofertadas ao público se modificou; buscando mais que apenas a interação com seu público-alvo, mas sim a sua participação efetiva. A literatura, e principalmente, o audiovisual passaram a contar uma história e a inserir seus personagens em diferentes plataformas, tudo para conseguir o tão almejado carinho e o apego a essas histórias dos que hoje se chamam de fãs. Assim, o objeto de estudo empírico deste projeto é efetivamente Divã, um produto que carrega a qualidade transmídia, sendo consumido por aqueles que o acompanhavam em diversas plataformas. Para desenvolver esse conteúdo, articulamos o estudo em torno de dois grandes eixos teóricos: a narrativa transmídia e o comportamento do consumidor. Sobre narrativa transmídia, dialogamos especialmente com Jenkins (2009) e demais autores que tratam de temas afins. Sobre comportamento dos novos consumidores, trazemos contribuições de Gitlin (2003), Toffler (1980) e outras importantes colaborações. Além desse embasamento teórico, que dá corpo à nossa pesquisa bibliográfica, contamos ainda com uma segunda etapa metodológica em campo para entendermos mais de perto o comportamento dos consumidores de narrativa transmídia no estado de São Paulo.
Palavras-chave: Narrativa transmídia, comportamento do novo consumidor, cultura participativa.
O presente trabalho tem como objetivo compreender até que ponto a imersão não consciente da experiência sensorial do consumidor promovida pelo Branding dos cinco sentidos pode influenciar a eficácia da fidelização de marcas. Com base no estudo da percepção para compreender o envolvimento de processos complexos relacionados às características subjetivas do sujeito e participação do inconsciente na tomada de decisão, o estudo discute a sinergia dos sentidos e a criatividade da experiência. Ilustrado com três casos práticos, o estudo expõe as possibilidades potenciais da comunicação evidenciadas por propostas inusitadas, sendo uma delas uma campanha que constitui uma iniciativa de inclusão social. O estudo permite introduzir reflexões com vistas ao futuro do Branding, no qual a sensorialidade das marcas poderá determinar mudanças significativas nas concepções sobre o modo em que os consumidores irão manter seu relacionamento com os produtos e serviços. No futuro, marcas provavelmente necessitarão estar mais do que dotadas de “personalidade”, para mostrarem-se vivificadas de poderes afetivos que se manifestarão por meio de estímulos capazes de evocar os sentidos, promovendo uma experiência inusitada e criativa a cada encontro.
Palavras-chave: Branding Sensorial, Criatividade, Percepção, Gestão de marcas, Fidelização do consumidor.
Andressa Aparecida de Oliveira; Caroline Lima Saldanha dos Reis, Pamella da Silva e Vanessa Novaes Rocha
Resumo
A primeira etapa do Projeto Experimental híbrido de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, realizada pela agência BRAVE tem como cliente a Pop Art, pipocas gourmet, fundada em 2012 pelas sócias Thalia e Natasha, atualmente com duas unidades localizadas nos shoppings Cidade Jardim e Morumbi. Nesta etapa, foram realizadas análises que auxiliaram identificar o cenário que o cliente se encontra e avaliar a importância da comunicação e o segmento gourmet, a dimensão das variáveis interna e externa do macroambiente, bem como o mapeamento dos públicos e a análise da comunicação interna da empresa. Identificamos seus pontos fortes e fracos, bem como o clima e a cultura organizacional, e seus concorrentes diretos e indiretos no estudo do benchmarking. Com base nesse conteúdo e com os resultados das pesquisas de colaboradores, consumidores e tendências gourmet, foi desenvolvido um plano de comunicação integrada de acordo com as necessidades e objetivos da Pop Art.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Plano de comunicação integrada, Por art, Gourmet. LEIA MAIS