FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Assistência social
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • POLÍTICA DE PRIVACIDADE​
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

VISITA FAZENDA ATALAIA – CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

4 de abril de 2022
  • Notícias

 

Alunos e professores de Publicidade e Propaganda da Fapcom  vivem  Marketing  de Experiência  na cultura alimentar de queijos premiados  brasileiros.

 

No último sábado, 02 de abril  os alunos do 5º semestre  de Publicidade e Propaganda   viveram uma experiência única    ao conhecerem   in loco a   produção da   cultura alimentar  de queijos premiados,  valorizando os produtos majoritariamente brasileiros do interior de São Paulo.

A visita técnica guiada à Fazenda Atalaia,  localizada a cerca de 140 km de São Paulo na cidade de Amparo, faz parte do Projeto de  Trabalho Interdisciplinar  de Publicidade e Propaganda , em que os alunos colocam em prática a execução  de um projeto de  Comunicação Integrada  a partir de cliente real, cuja avaliação compõe parte da média do 2o bimestre em disciplinas específicas do 5o semestre do curso. Trata-se de uma  campanha com foco em branding, games, tendências de mercado USG e  criação on line e cujo tema versa sobre  Marketing de Experiência.   Acompanhados pelo coordenador prof. Vanderlei Postigo e dos professores Fabiana Mendes (Criação e Direção de Arte) , Luiz Barna ( Advergames) e Daniel Paletta  ( Mídia e Pontos de Contato) os futuros publicitários   a partir de um briefing  e de pesquisa de campo  vivenciaram  de camarote e em tempo real  uma volta ao passado diante  da produção de queijos premiados internacionalmente.

Durante 4 horas ,   professores e alunos  recepcionados pelos proprietários  Paulo e Rosana e  por  Meiri Cardoso, historiadora e mestre em história da arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),  guia da Fazenda , foi possível  registrar sob a ótica da Comunicação Social  a importância da preservação histórica do local, por meio  da  sensibilização  ás pessoas de que essa história é nossa, de todos nós brasileiros, não apenas de quem vive na fazenda. O Brasil viveu mais de meio século tendo o café como sua principal atividade, algo que impactou uma série de questões culturais e de desenvolvimento da nação.  

Assim, o encontro entre o urbano da Faculdade Paulus de Comunicação – Fapcom e o universo rural da Atalaia  pode ser visto por meio  de observações  sobre:

  • Expansão da cultura do café e a chegada da Ferrovia; 
  • Compreensão do processo de exploração da mão de obra escrava e a respectiva ruptura com a mão de obra imigrante; 
  • Compreensão da valorização do café no mercado internacional articulado pela política imperial durante o governo de Dom Pedro II; 
  • Compreensão da cultura construtiva e arquitetônica presente na Fazenda;
  • Difusão de idéias preservacionistas e de educação patrimonial, através do restauro da fazenda;
  • Importância da ressignificação econômica de propriedades históricas, por meio da exploração do gado leiteiro respeitando a célula de origem da fazenda;
  • Técnicas de produção e armazenamento de queijos de renome internacional.

O interesse pela proposta de marketing de experiência da Fazenda Atalaia  se deu  em razão  do  cliente  proporcionar   encontros que possam  divulgar  a cultura alimentar local e  também valorizar os produtos majoritariamente brasileiros.

A partir de agora, os alunos terão o desafio de em dois  meses pensarem em estratégias de comunicação integrada   para   divulgarem a marca a muitos “cheese lovers” e pessoas interessadas em obter cultura histórica, arquitetônica, gastronômica e modo de vida rural.

Nesta parceria, a Fapcom doou 200  livros  ‘Histórias que o rádio não contou “ do jornalista Reynaldo  C  Tavares, ed. Paulus para  oferecer aos visitantes da icônica fazenda.

 Ao finalizarem  o  dia de trabalho , professores e alunos  tiraram o fim da tarde de sábado para se confraternizarem  e recarregarem as energias  para o planejamento  de campanha  que está só começando.

 

 

CONTATO:  Setor Pedagógico Eventos  MEIRE CARDOSO (19) 99750 8129   @fazendaatalaia 

[email protected]

[email protected]

Rodovia SP 352 Km 137,5 Alferes Rodrigues, Amparo –SP CEP 13900-000

 

 

 

Prof. Vanderlei Postigo

Coordenador de Publicidade e  Propaganda

Fapcom

54810180-42b0-42d6-926c-015bff83dc4a
9c0425a5-a925-479b-8175-71c228febd7b - Copia
651b63a0-4181-4bbc-bd1d-399691007e43
a317b3fa-0bb2-4a58-8e2c-f7c73b1d9940
ecee08c5-83b7-49c3-948f-d2cfb4f86ad7
6ec2ebc0-af15-48b6-bf90-c74a61605106
Anterior
Próximo
Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Tweets

    Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2022 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados...