FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Fapconiana de Publicidade e Propaganda chega ao Intercom Jr.

1 de dezembro de 2020
  • Notícias

Por Larissa Lopes

Nesta terça-feira, 01, a egressa de Publicidade e Propaganda Deise Dutra apresenta, no Intercom Jr, o trabalho de conclusão de curso que defendeu em 2019. Com o tema “Food Design e Comunicação: Um estudo sobre estratégias criativas na comunicação e experiências de consumo de produtos alimentícios”, a fapconiana agora leva a pesquisa que desenvolveu ao 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Da esq. para a direita:
Profa. Marcella Schneider,
Deise Dutra e Prof. Postigo

Por já trabalhar com marketing de alimentos, Deise decidiu trazer o segmento também para o TCC, unindo à publicidade e ao design – área em que já tinha formação. Para ela, é preciso dar luz aos estudos da área de food design no Brasil, já que ainda é muito pouco explorada. “Não tinha conteúdo (aqui), então eu comecei pela Francesca Zampollo (food designer italiana); me encantei ainda mais, porque eu vi que seria uma oportunidade de fomentar isso no mercado brasileiro”, conta.

A publicitária explica que food design é o estudo que utiliza os conhecimentos de design e aplica ao universo alimentício pensando em diversas nuances, desde a experiência do consumidor até os utensílios de produção. Com a orientação da Profa. Ma. Marcella Schneider, Deise produziu uma monografia focada em três principais aspectos: o consumidor, os impactos da sustentabilidade na cadeia produtiva dos alimentos e as indústrias de cadeias maiores.

Para a egressa, o apoio da orientadora e do Prof. Vanderlei Postigo, coordenador do curso, foi fundamental para que ela fizesse a inscrição no prêmio de comunicação. “Sem eles não tem trajetória; a Profa. Marcella e eu tivemos muita sinergia em todo o processo, e ela me ajudou a adaptar o trabalho para o modelo Intercom. Já o Postigo me apoiou quando eu decidi mudar de rumo e fazer uma monografia sozinha, em tempo recorde”, ela relembra. 

Na etapa do Expocom – antes de chegar ao Intercom Jr -, Deise inscreveu o trabalho na categoria “Publicidade e novas tecnologias”. Para o futuro, ela pensa em continuar as pesquisas, engajar mais pessoas e até formar grupos de estudo. “Foi um trabalho árduo e agora ele precisa ecoar; eu queria provocar o debate sobre a alimentação e a consciência de que ela pode impactar menos o meio ambiente”, defende. 

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados