Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Sobre o Evento

Assegurar o direito à Terra significa assegurar o direito à vida digna e ao pertencimento à comunidade. Por muitos anos, no Brasil, esse direito vem sendo violado, principalmente quando se trata da existência dos povos originários. As narrativas hegemônicas de progresso, em evidência até hoje, materializam-se em ações de exclusão e apagamento. Dessa forma, o objetivo desta mostra é promover o conhecimento e o pensamento crítico sobre essa situação e o papel da comunicação e da filosofia na conscientização social.

PROGRAMAÇÃO:

1) Aula: A digitalização das aldeias indígenas

Descrição:

Levantamento de entidades que atuam em prol do direito à Terra + Aula com a profa. Dra. Eliete Pereira, historiadora que estuda a digitalização das aldeias indígenas no Brasil e seus impactos no direito à Terra.

Local:

Sala 3.07

Data:

22/05 - segunda-feira, 19h30

Disciplina envolvida:

Estudos contemporâneos da Comunicação - noturno

2) Prof. Carlos Motta

Descrição:

A partir da disciplina Linguagens, mídias e tecnologias discutiremos produções audiovisuais futuristas e distópicas, como: ● Do the evolution, de Pearl Jan; ● Blade Runner 2049, de Dennis Villeneuve; ● O Livro de Eli, de Albert Hughes e Allen Hughes. Em parceria com o professor Wellington, um grupo de alunos dos cursos de Fotografia e Audiovisual está produzindo um ensaio fotográfico com o tema SteamPunk e outro está produzindo um ensaio com a temática Queimadas. As atividades são parte do debate a respeito do futuro da humanidade e as consequências negativas do desenvolvimento e uso das tecnologias de modo irresponsável.

Local:

Sala 3.01

Data:

22/05 - Segunda-feira, 19h

Disciplina envolvida:

Mídia, linguagem e tecnologias

Responsável:

Prof. Carlos Motta

3) Mostra da expedição “Na trilha dos Isolados”

Descrição:

Visita do repórter-fotográfico José Francisco Diorio para apresentar diversas pautas, entre elas, a expedição “Na trilha dos isolados” que teve como objetivo investigar vestígios de índios isolados, que supostamente vivem na região oeste do Amazonas.

Local:

Sala 1.07

Data:

23/05 - terça-feira, 19h

Disciplina envolvida:

Fotojornalismo

Responsável:

Profa. Vivian

4) Exibição do documentário sobre Josué de Castro, Cidadão do Mundo.

Descrição:

Pensador brasileiro pioneiro no estudo sobre a fome no Brasil. Responsável por cunhar o termo "Geografia da fome". Com isso, Josué de Castro nos ensina que o problema da fome não está relacionado apenas à quantidade de alimento disponível, mas também a má distribuição da Terra. O objetivo da atividade é recuperar ideias desenvolvidas por um cidadão brasileiro no início do século XX que podem nos dar pistas sobre como tratar o problema da sustentabilidade.

Local:

Sala 3.04

Data:

23/3 - terça-feira, 19h

Disciplina envolvida:

Economia e Práticas de Desenvolvimento Social e Ambiental

Responsável:

Prof. Rogério Tineu

Material de referência:

A queda do Céu - Davi Kopenawa Futuro ancestral - Ailton Krenak Documentário Vozes da Floresta

Faculdade Paulus de Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 | São Paulo - SP

Próxima às estações Vila Mariana e Ana Rosa