AUTORES
Aline Alves Mariano
Camila Aguiar de Alcantara
Camila Aparecida Silva Ferreira
Diogo de Moraes Dorta
Elder Macedo Magalhaes
Glaucia Araujo Konesuk
Jackeline Felippe
Jessica Gugias de Oliveira
Joyce Harabara Santana
Juliana da Silva Pereira
Lais da Silva Molina
Lais Rodrigues
Luis Gustavo Mendonca Lima
Luis Miguel Teixeira dos Santos
Mariana Vieira de Andrade
Nathan de Almeida Santos
Selvyn Guimarães Alves
Orientação: Profa. Ms. Fernanda Elouise Budag
RESUMO
Apresentamos aqui o processo de desenvolvimento, aplicação e análise de pesquisa de opinião, realizada junto a pessoas com deficiência assistidas pela AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. O estudo teve como objetivo captar demandas desse público em relação ao atendimento e estrutura dos serviços do turismo receptivo na cidade de São Paulo. Isso com vistas a fomentar dados para a formatação de um curso de capacitação para os profissionais da área; os quais devem receber treinamentos adequados para bem atenderem pessoas com deficiência em serviços turísticos como alimentação, hospedagem, transporte e mobilidade urbana. Entre os resultados, destacamos as críticas ao atendimento e estrutura dos ônibus urbanos que apareceram espontaneamente em todo o estudo, além do descaso e desrespeito da população geral que não colabora ou dificulta para a mobilidade da pessoa com deficiência pela cidade. Ambos resultados apontam para a necessidade de treinamento aos profissionais do setor turístico e de campanha de conscientização da população como um todo em relação ao respeito à diferença.
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