RESUMO: Este artigo teve como objetivo analisar as interações entre fãs – os consumidores frequentes e dedicados de produtos midiáticos – e produtores da animação televisiva “My Little Pony: A Amizade é Mágica”. Partindo do universo cultural de sua fanbase digital, foi utilizada a netnografia (KOZINETS, 2014) para conhecer as dinâmicas das relações entre os participantes desse ambiente. Notou-seue o público periférico (paralelo ao público-alvo, porém fora do padrão do mesmo) acaba sendo mais engajado do que o público-alvo pré-estabelecido pela produtora e, nesse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa sobre a interação em rede, a interação entre fã e produtor, a história do movimento “geek”, e sua evolução como cultura alternativa. Autores como Jenkins (2009), Santaella (2003), Lèvy (1999), Martino (2013), Recuero (2012) entre outros, deram sustentação para o entendimento dessa dinâmica do ambiente digital. A observação da fanbase dos “bronies” permitiu olhar a auto-organização dos grupos que, pela especificidade da linguagem digital, propiciam a criação de grupos alternativos de fãs-produtores, que acabam por gerar outro universo de atuação além do sentido projetado pelos roteiristas do desenho, ganhando um papel importante na decisão estratégica das empresas.
Palavras-chave: Fãs, produtores, My Little Pony, bronies, cultura participativa.
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