FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Estresse – fator de alerta e estímulo para o estudante

7 de julho de 2014
  • Blog
  • Capacitação
  • Carreira
  • Comunicação
  • FAPCOM

Profa. Dra. Cleusa Sakamoto
Projeto de Apoio Psicopedagógico ao Discente da FAPCOM

shutterstock_67536898

O estresse é um conceito emprestado da Física e se refere às alterações sofridas por um material exposto à tensão; foi definido em 1965 por Hans Selye que era endocrinologista e o relacionou à Medicina para explicar o esforço de adaptação de um organismo frente a situações que representam ameaça à vida ou ao equilíbrio interno. Caracterizado como Síndrome de Adaptação Geral é descrito a partir de três fases: Reação de Alarme, Fase de Resistência e Fase de Exaustão (SELYE, 1965).

O estresse pode ser detectado como Reação de Alarme quando a pessoa se vê diante de fatores (físicos, químicos, psicológicos ou sociais) que a desequilibrem interiormente, como por exemplo: poluição, altos impostos, perda de um ente querido, acidente pessoal etc. Se o fator estressor persistir ou a pessoa não encontrar uma maneira de recuperar seu equilíbrio, poderá enfrentar uma situação de progressão da ameaça da adaptação e passar para a Fase de Resistência ao estresse.

A Fase de Resistência ao estresse como o próprio nome sugere é um período em que o organismo se esforça para enfrentar a adversidade buscando resistir a dificuldades envolvidas: mal estar, dor, ansiedade, pesar, cansaço, insônia, entre outras. Nesta etapa de enfrentamento do estresse pode haver consequências como maior vulnerabilidade a infecções, lapsos de memória e outros sintomas de desgaste físico e emocional.

Com a manutenção dos elementos estressores a pessoa entra na Fase de Exaustão que é caracterizada por inúmeros sinais da Síndrome de Adaptação e que denotam a possibilidade de instalação de inúmeras doenças físicas e psicológicas. O estresse não é considerado uma patologia, mas uma reação frente a uma situação de ameaça ao bem estar que pode desencadear distúrbios, o que o identifica como importante elemento desencadeante de disfunções e situações patológicas. O estresse pode ser entendido como um alerta à manutenção da saúde.

O estresse pode também se configurar para a pessoa como um desafio, como uma situação que estimula a busca de mudanças e melhores soluções para as condições de vida ou circunstâncias vividas, seja na família, no trabalho ou nas relações interpessoais, por exemplo. Neste caso, o estresse será uma força propulsora para a transformação da situação enfrentada que eleva o grau de adaptação da pessoa, torna-a mais preparada a enfrentar tensão e dificuldades.

Estudar é uma situação que naturalmente envolve constante estresse pois significa colocar em evidência, dúvidas e dificuldades que representam intranquilidade momentânea, para quem aprende. Porém, esta situação em aberto e de mudança permanente pode ser compreendida como estimulante, como motivo de desenvolvimento e realização pessoal. De toda forma, estudar requer esforço e dedicação que muitas vezes se traduz em momentos de grande desgaste, de cansaço físico e mental. Por esta característica, o processo de aprendizagem deve levar em consideração alguns cuidados que podem colaborar com a obtenção dos ganhos, por exemplo o do autoconhecimento que ocorre em paralelo à qualificação profissional.

Todo estudante pode auxiliar o seu processo de estudo com atenção a seus limites e com o uso de autodisciplina. Toda aprendizagem necessita de ordem e planejamento para seu sucesso. É importante estabelecer horários, metas e ter presente os compromissos como provas, trabalhos e outras tarefas envolvidas nas matérias estudadas. Todo bom desempenho depende do esforço que é realizado e dirigido a objetivos claros e realizados mediante planos. Improvisação pode ajudar quando o estudo sistemático foi realizado, já que não existe improvisação apoiada no vazio.

O estresse nas situações de aprendizagem geralmente não está unicamente associado à quantidade de esforço destinado ao estudo, mas relacionado ao conjunto da situação que envolve mal planejamento, falta de visão ou organização, insegurança e outros fatores que somados ao desgaste do estudo destroem a possibilidade de obter bons resultados.

Desenvolver estratégias para lidar com o estresse do estudo é uma ótima saída para minimizar problemas na aprendizagem, além de auxiliar o alcance de resultados positivos!

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados