Este trabalho teve como objetivo analisar os elementos componentes do Food Design e refletir sobre as possibilidades de atuação da comunicação levando em consideração uma perspectiva holística que integra consciência ambiental e de consumo. Buscou-se investigar também as relações antropológicas entre homem e alimento visando possibilidades criativas que organizam as relações entre necessidades e interesses do meio ambiente e das empresas. O Food Design é um campo recentemente (2009) pesquisado na Itália, principalmente pela pesquisadora e consultora Francesca Zampollo que criou a primeira Sociedade Internacional de Food Design (IFDS), onde conectou conceitos de design junto aos alimentos abrangendo novas maneiras de consumo e experiências alimentares. Para tanto, com objetivo exploratório, utilizou-se pesquisa bibliográfica e análise qualitativa a partir da observação das práticas do mercado no setor de alimentos
como propagandas, lançamento de produtos e embalagens. A partir deste trabalho visa-se contribuir para a divulgação do tema no Brasil, tendo em vista a falta de materiais em língua portuguesa e análises desse estudo no país. Parte da investigação abrange temas históricos e culturais sobre a alimentação como evolução da humanidade e desenvolvimento da cultura. Compreender a evolução do marketing nas últimas décadas como explica, Phillip Kotler (2010), nas versões do Marketing 1.0 à 4.0, são bases para posicionar e comunicar produtos atendendo uma nova era de consumidores e problemáticas sociais.