Lato-Sensu Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social

Informações sobre o curso

O Sistema Único de Assistência Social é a mais nova alternativa para a conquista e a garantia de direitos da sociedade brasileira quando o assunto é a Política de Assistência Social – oriunda da Constituição de 1988 e paulatinamente sendo implantada no país.

Nos últimos 28 anos, um grande e denso debate instalou-se no Brasil sobre a mudança do paradigma dessa Política Pública, a partir de uma pequena revolução no método, na doutrina e na gestão da Assistência Social, que exigem hoje um profissional com indiscutível competência técnica, compromisso político com o novo patamar civilizatório proposto e a habilidade tecnológica para operar esse sistema que chega ao Brasil como legislação em vigor, com mais de cinco séculos de atraso.

A FAPCOM é pioneira em lançar esta proposta com gratuidade de 100% no Brasil, denotando o compromisso da Mantenedora PIA Sociedade de São Paulo,de contribuir de forma objetiva e qualificada para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no país.

A Especialização na Gestão do “SUASM” objetiva suprir esse profissional com as ferramentas necessárias para a operação deste Sistema, investindo fundo na consolidação dessa política como garantidora e produtora de novos direitos para a sociedade brasileira.

O curso terá 360 horas de atividades, com aulas às segundas e sextas- feiras no período noturno, aprofundando o tema em nove disciplinas, além da prática investigativa com o Trabalho de Conclusão de Curso.

Gestão do “SUAS”: Público de interesse

• Gestores que atuam na Política de assistência Social, nos setores públicos ou privados.
  • Profissionais e Técnicos que lideram as estruturas privadas das Organizações Sociais.
  • Profissionais das humanidades atuantes nas Políticas de Direitos Humanos.
  • Estudantes recém-graduados nas humanidades que desejam seguir carreira na gestão das Políticas de Assistência Social.
  • Conselheiros de Direitos que atuam no Controle Social da Política de Assistência Social.
  • Gestores Públicos de financiamento e monitoramento das Políticas de Assistência Social e similares
  • Agentes públicos do Poder Judiciário que buscam atualização na Política de Assistência Social.
  • Docentes de graduação da área de Assistência Social, em movimento de atualização profissional.
  • Educadores Sociais já graduados que almejam melhoria de posição profissional.

“SUAS”: Sistema Único de Assistência Social – Módulos

• Teórico/prático: As 360 horas de atividades serão vivenciadas com forte investimento teórico e interface prática com diversas iniciativas de intercessão com a realidade atual da Política de Assistência Social, visando resultados concretos e palpáveis para o percurso acadêmico do aluno.
  • Metodológico: O módulo metodológico terá uma disciplina completa para subsidiar a complexidade dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes, além de propor interação com atividades da mantenedora PAULUS in loco como forma de gerar reflexão da atuação profissional e exercitar a produção de conhecimentos. Como conclusão, espera-se uma profusão de trabalhos criativos e alternativos para os Programas, Projetos e Serviços hoje tipificados na Assistência Social, além, é claro, sobre o que é caracterizado como Assessoramento na mesma Política.

Sistema Único de Assistência Social é na FAPCOM

Conheça esse e outros cursos de graduação e de pós-graduação, como Comunicação Religiosa e Produção Editorial, visitando uma de nossas unidades, e comece a estudar na FAPCOM!

Informações sobre o curso

cursos@fapcom.edu.br