Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)

Informações sobre o curso

O Sistema Único de Assistência Social é a forma mais contundente para a conquista e a garantia de direitos da sociedade brasileira quando o assunto é a Política de Assistência Social – oriunda da Constituição de 1988 e paulatinamente sendo implantada no país.

Nos últimos anos, um grande e denso debate instalou-se no Brasil sobre a mudança do paradigma dessa Política Pública, a partir de uma pequena revolução no método, na doutrina e na gestão da Assistência Social, que exigem hoje um profissional com indiscutível competência técnica, compromisso político com o novo patamar civilizatório proposto e a habilidade tecnológica para operar esse sistema que chega ao Brasil como legislação em vigor, com mais de cinco séculos de atraso.

A FAPCOM é pioneira em lançar esta proposta com gratuidade de 100% no Brasil, denotando o compromisso da Mantenedora PIA Sociedade de São Paulo de contribuir de forma objetiva e qualificada para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no país.

A Especialização na Gestão do SUAS objetiva suprir esse profissional com as ferramentas necessárias para a operação deste Sistema, investindo fundo na consolidação dessa política como garantidora e produtora de novos direitos para a sociedade brasileira.

Duração: 360 horas, com aulas às segundas e sextas-feiras, no período noturno, aprofundando o tema em 9 disciplinas, além da prática investigativa com o Trabalho de Conclusão de Curso.

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021.2

Conheça o calendário acadêmico do 2º semestre de 2021 por aqui

REGISTRE SEU INTERESSE

Inscrições encerradas em 16/4 para o Processo Seletivo de 2º Semestre de 2021. Para registrar seu interesse em futuros processos seletivos, clique aqui.

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO – 2º SEMESTRE/2021

Clique aqui para conferir a RELAÇÃO DE APROVADOS PARA A MATRÍCULA E A LISTA DE ESPERA

Matrículas (on-line): 24/5 a 2/6/2021
Início das aulas: 9/8/2021

LISTA DE ESPERA: COMUNICADO
Publicado em 3/6/2021: A FAPCOM torna público o chamamento do primeiro candidato da lista de espera do Processo Seletivo da Pós-Graduação em Gestão e Serviço do SUAS para completar as vagas ofertadas:

• 1º: FÁBIO RODRIGO EFIGENIO DA SILVA

Público-alvo

• Gestores que atuam na Política de assistência Social, nos setores públicos ou privados.
  • Profissionais e Técnicos que lideram as estruturas privadas das Organizações Sociais.
  • Profissionais das humanidades atuantes nas Políticas de Direitos Humanos.
  • Estudantes recém-graduados nas humanidades que desejam seguir carreira na gestão das Políticas de Assistência Social.
  • Conselheiros de Direitos que atuam no Controle Social da Política de Assistência Social.
  • Gestores Públicos de financiamento e monitoramento das Políticas de Assistência Social e similares.
  • Agentes públicos do Poder Judiciário que buscam atualização na Política de Assistência Social.
  • Docentes de graduação da área de Assistência Social, em movimento de atualização profissional.
  • Educadores Sociais já graduados que almejam melhoria de posição profissional.

Módulos

• Teórico/prático: As 360 horas de atividades serão vivenciadas com forte investimento teórico e interface prática com diversas iniciativas de intercessão com a realidade atual da Política de Assistência Social, visando resultados concretos e palpáveis para o percurso acadêmico do aluno.
  • Metodológico: O módulo metodológico terá uma disciplina completa para subsidiar a complexidade dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes, além de propor interação com atividades da mantenedora PAULUS in loco como forma de gerar reflexão da atuação profissional e exercitar a produção de conhecimentos. Como conclusão, espera-se uma profusão de trabalhos criativos e alternativos para os Programas, Projetos e Serviços hoje tipificados na Assistência Social, além, é claro, sobre o que é caracterizado como Assessoramento na mesma Política.

Documentos necessários para a matrícula

Cópias com apresentação dos originais:

• 1 foto 3×4;
  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Diploma (dentro do prazo de 1 ano de conclusão, poderá apresentar certificado de conclusão, deverá constar a data de colação de grau e menção que o diploma está em vias de registro);
  • Histórico Escolar da graduação (deve constar data de colação de grau);
  • Comprovante de Residência.

A seleção será realizada através de análise de currículos e entrevistas.

Sistema Único de Assistência Social é na FAPCOM

CursoAto AutorizativoDia e horário Duração
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência SocialAto Conselho Superior em 16/09/2016 /Código MEC – 68.135Segundas e sextas-feiras das 19h às 22h40min18 meses

Edital -2º semestre 2021