FAPCOM promove a VII Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo

5 de outubro de 2017

Com atividades filosóficas e muita interatividade, o evento reunirá mais de 900 jovens interessados pela disciplina

 

No próximo dia 7 de outubro, das 8h às 18h30, acontece na FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação – a VII Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, com o tema central “Filosofia pra quê?”. O evento receberá estudantes e professores de diversas escolas das redes pública e privada, que participarão do evento com apresentações de teatro, dança, música, poesia, vídeos, desenhos, fotografias, exposições, performances e discussões sobre o tema proposto. Além dos estudantes, o evento de extensão acadêmica abre as portas para a participação de membros da comunidade.

Organizada anualmente desde 2011, a Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo vêm apresentando em todas as edições atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral. Essas atividades têm início nas escolas e terminam com uma apresentação em um evento estadual, que este ano será realizado na FAPCOM. Segundo os organizadores, essas atividades não têm caráter competitivo, mas de colaboração e estímulo ao pensamento filosófico.

O movimento olímpico de Filosofia acontece há mais de duas décadas. Em 1995, a Unesco, no marco do programa “Filosofia e Democracia no Mundo”, recomendou a promoção das Olimpíadas de Filosofia nos âmbitos nacional e internacional, a fim de estimular o interesse dos jovens por essa disciplina. Na América Latina são promovidas Olimpíadas de Filosofia em diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. No Brasil, as Olimpíadas de Filosofia acontecem em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.

De acordo com Luiz de Camargo Pires, professor da FAPCOM e coordenador do evento, as Olimpíadas de Filosofia têm por objetivo contribuir e incentivar o ensino de filosofia nas escolas de nível básico, a fim de fomentar o espírito crítico e dialógico entre os estudantes, fortalecendo o objetivo de manter a filosofia presente no currículo do Ensino Médio e contribuindo para a formação dos alunos participantes.

“A ideia das Olimpíadas de Filosofia é colaborar com o trabalho dos professores nas escolas, diante dos diversos desafios que eles encontram. O evento pretende incentivar que haja uma mobilização na escola em torno da disciplina e garantir que os alunos sejam protagonistas de seu próprio pensamento”, afirma Pires.

Segundo o professor Luiz, os temas escolhidos para as edições sempre têm como intuito estabelecer um diálogo com questões pertinentes da atualidade. Para ele, “no momento em que vivemos, quando a reforma do Ensino Médio propõe diversos questionamentos sobre a presença ou não da filosofia como disciplina obrigatória no currículo escolar; quando a população, através das redes sociais, passa a argumentar sobre a importância ou não da filosofia para a formação de nossos jovens; quando a reflexão e o pensamento crítico se fazem necessários para buscarmos compreender a contemporaneidade; é de extrema importância refletirmos: Filosofia pra quê?”

Nessa perspectiva, a FAPCOM será palco de mais uma edição das Olimpíadas de Filosofia, contribuindo para a construção coletiva do pensamento filosófico, do respeito mútuo e da troca de ideias entre diferentes públicos e personalidades.


Serviço: 

VII Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo

Data: Sábado, 7 de outubro.

Horário: Das 8h às 18h30

Local: FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo

Tels.: (11) 2139-8500 / 0800 709 8707

 

Mais informações:

Site: www.olimpiadadefilosofiasp.wordpress.com

E-mail: olimpiadadefilosofia.s.p@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/olimpiadadefilosofia

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook