Multimídia

Informações sobre o curso

A graduação tecnológica de Multimídia – Gestão de Conteúdo e Mídias Sociais da FAPCOM surge como uma proposta inovadora capaz de atender à ampla demanda do mercado de trabalho, no qual as empresas buscam apresentar uma postura transparente e conectada.

O curso de Multimídia da FAPCOM tem o objetivo de formar um profissional apto a identificar tendências, criar oportunidades e propor soluções técnicas, conceituais e criativas para o desenvolvimento e a gestão de projetos em múltiplas mídias, gêneros e para os mais diversos propósitos.

O curso incentiva a criatividade e a interdisciplinaridade, potencializando as competências e habilidades dos alunos, estimulando-os à constante realização de atividades que contribuam para sua formação humana, social e profissional.

Possui duração de 2 anos e oferece diploma de Graduação Tecnológica em Ensino Superior.

Gestão de conteúdo

A graduação tecnológica de Produção Multimídia – Gestão de Conteúdos Multimídia e Mídias Sociais da FAPCOM possui um caráter predominantemente prático, incentivando e valorizando a realização de atividades e projetos que atendam às demandas do mercado de trabalho.

No decorrer do curso são vistos conteúdos referentes à produção editorial, design gráfico, tipografia, desenho, pintura, ilustração, fotografia, áudio, vídeo digital, animação, Internet, redes sociais e mídias digitais e interativas.

Ao final de cada semestre serão realizados projetos interdisciplinares nos quais os alunos desenvolverão produtos em que irão colocar seus conhecimentos em prática e desenvolver portfólio profissional na área.

O que faz um gestor de conteúdos e mídias sociais?

Gerencia as mais diversas funções desde a concepção até a gestão de projetos em múltiplas mídias para empresas do comércio, prestação de serviços e terceiro setor. Trata-se de uma área dinâmica em que estar atualizado e ser eficiente na comunicação com seus públicos é fundamental. Este profissional domina conceitos, técnicas e tecnologias para conhecer e saber interagir com seus públicos por meio de conteúdos nas formas de texto, imagem, áudio e vídeo.

Quer saber mais sobre mídias sociais?

Assista ao vídeo e saiba o que você vai aprender, quais funções pode exercer e onde você pode trabalhar.

Oportunidades de Carreira

Por conta do perfil simultaneamente aberto, especializado e integrado que a produção multimídia exige, seus profissionais costumam ser bastante procurados para atuar em empresas com as mídias sociais a partir da demanda das mais diversas áreas de atuação, como: gestor de multimídia e mídias sociais em empresas, estúdios e produtoras audiovisuais, agências de comunicação e publicidade, bureaux de design, portais da Internet e desenvolvedores de produtos, serviços e conteúdos digitais diversos.

A partir da identificação dessas novas demandas sociais, do novo comportamento do consumidor e dos fluxos de comunicação em rede, os profissionais são levados a compreender esse novo tipo de sociabilidade. Estamos diante de duas principais situações de trabalho: (1) daquele profissional já atuante nos canais de relacionamento com o cliente e que busca a adequação da linguagem, da sua percepção do ambiente digital e (2) outra em que muitos profissionais optam por trabalhar por conta própria a partir da prestação de serviços ou pela adoção de uma postura empreendedora ao abrir sua própria empresa (startup).

A importância do setor é cada vez maior e seu crescimento é superior à atual oferta de profissionais qualificados, sobretudo aqueles que sabem gerir e integrar conteúdos em mídias sociais. A tendência cada vez maior de convergência das mídias, de descentralização da produção de conteúdos e os planos de expansão e melhoria da banda larga fixa e móvel indicam uma perspectiva ainda mais promissora para este mercado de trabalho no Brasil.

  • Gestão de conteúdo multimídia e campanhas de publicidade online em redes sociais, buscadores, portais, blogs;
  • Edição de Som: podcasting, webrádio, jingles, vinhetas, entrevistas;
  • Design Digital: direção de arte e coordenação de diagramadores, web designers, ilustradores, desenhistas, programadores, na criação e elaboração de sites, blogs, páginas web, email marketing, publicidade online;
  • Estratégia de Mídia online: anúncios em buscadores, rede de display, SEO (Search Engine Optimization), análise de desempenho de site, aplicação de softwares online;
  • Gestão de Redes Sociais: estratégia digital, monitoramento, relacionamento, gestão de comunidades, curadoria, SAC 2.0
  • Criação e Edição de Vídeos;
  • Animação e Computação Gráfica para audiovisual, internet e softwares;
  • Gestão e Edição de conteúdo para blogs, sites, newsletter, mídias sociais.