IV Seminário de Filosofia

1 de abril de 2014

A tecnologia, em especial aquela presente no nosso dia-dia, posta como nossa interface com o mundo, já tida como dada, manipulada de forma quase que natural pelas gerações mais novas, lança-nos um desafio: o aprendizado técnico e reflexivo de suas ferramentas.

Pensar a tecnologia num contexto filosófico não é tarefa simples, entretanto, põe-se como única saída para um uso responsável e consciente de seus sistemas operacionais. Não só por conta da rapidez da mudança, que tende a congelar o sujeito à medida que os anos passam visto sua imprevisibilidade e aparente incoerência de algumas de suas aplicações. Mas também por suas amplas consequências na transformação do tempo e espaço sociais e culturais. O que antes era de um acesso restrito, hoje se alastra de tal forma que aos excluídos digitais a inclusão eventualmente e cada vez mais se apresenta.

Neste cenário regado de ambiguidades, qual é o lugar do professor? E do aluno? A tecnologia impõe-se como uma nova mediadora dessa relação. Como praticar um uso rico em troca de experiências e não cair num distanciamento quase que alienador dentro da sala de aula? De que forma podemos balancear o caráter ao mesmo tempo singular e plural das novas redes sociais digitais a fim de desenvolvermos uma educação ao mesmo tempo ampla e profunda?

Obviamente um seminário de dois dias não será capaz de sanar tais angustias, mas a troca de experiências entre escolas, faculdade, profissionais da educação, alunos e pesquisadores, apontará caminhos que nos ajudarão a lidar com problemas/soluções recentemente desencadeados pela inédita experiência de vivermos imersos numa era da informação”.

 Programação

 

 

Dia/hora

 

23/04/2014

 

24/04/2014

Das 14h às 16h

Oficinas de apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.

 

 

Das 16h às 16h30

 

Intervalo

 

 

Das 16h30 às 18h

Palestra | Educação e Novas Tecnologias

 

 

Das 18h às 18h30

 Intervalo

 Intervalo

Das 18h30 – 20h

Apresentações de Comunicações de Alunos da Graduação.

Debate | Do Louvor ao espanto digital: a filosofia é necessária para pensar o ciber mundo?

Das 20h às 22h

Debate | O problema da Imagem na Educação.

 

Palestra | Filosofia, Tecnologia e Responsabilidades.

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook