Sobre o evento

3 de novembro de 2016

PELA VIDA, PELA PAZ, HIROSHIMA NUNCA MAIS

De 10 de novembro a 18 de dezembro, a Matilha Cultural, em São Paulo-SP, recebe a exposição fotográfica, “Hiroshima Nunca Mais” que reúne imagens capturadas por fotógrafos de diversos países desde 1945. A mostra, desenvolvida pela Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPÊ) em 2015, por ocasião dos 70 anos do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, homenageia os sobreviventes e todas as vítimas da indústria bélica e nuclear.

Através das lentes de Amirtharaj Stephen, Dan Budnik, Elin O’Hara Slavick, Herval Silva, Hiromichi Matsuda, Igor Kostin, James Crnkovich, Jan Smith, Joelma do Couto, Paul Hill-Gibbins, Peter Goin, Rieko Uekama, Robert Del Tredici, Rosane Prado, Vanor Correia e Yoshito Matsushige o espectador é convidado a mergulhar nessa densa temática, compreendendo o contexto de cada foto e a problemática colocada.

As fotografias apresentam, entre outros assuntos, o cenário apocalíptico criado pela explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, as milhares de toneladas de lixo e as mortes ocasionadas pelo acidente radiológico de Goiânia, a devastação ambiental causada pela mineração de urânio no sertão baiano ou a luta de indígenas, quilombolas e sertanejos para impedir a construção de uma usina nuclear nas margens do Rio São Francisco, em Pernambuco. Além destas imagens, a exposição também apresenta um conjunto de cartazes criados entre 1970 e 2010 por movimentos de resistência antinuclear ao redor do mundo.

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook