IV Encontro de Iniciação Científica

22 de Março de 2017

 

O IV Encontro de Iniciação Científica possui o objetivo de apresentar os resultados das práticas investigativas realizadas no Programa de Iniciação Científica e nos cursos da FAPCOM. A relevância deste Encontro é a divulgação científica das práticas investigativas desenvolvidas na FAPCOM e sua produção de conhecimento na área de Comunicação, Filosofia e Tecnologia, podendo com isso ampliar o interesse dos alunos para participação em grupos de estudos e no desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e investigação científica.

Público alvo: alunos de todos os cursos da FAPCOM, professores, pesquisadores, egressos e público externo.

Data: 09 e 10 de maio de 2017.


Sessão das apresentações e exposição (Iniciação Científica, TCC, Grupos de Estudos, outros trabalhos científicos):

Comunicação Oral

09 e 10 maio de 2017, das 8h às 09h10

10 de maio de 2017, das 18h às 20h

Apresentação do Pôster

09 de maio de 2017, das 19h às 19h50

Exposição dos Pôsteres

09 a 16 de maio de 2017

Linhas de práticas investigativas:

I – Comunicação: Cultura, Sociedade e Educação

II – Comunicação: Tecnologias, Mídias e Ambiente Digital

III – Comunicação: Filosofia, Ética e Religião

Datas importantes:

Período de inscrição de trabalhos para alunos FAPCOM, professores e público externo: até 17 de abril de 2017.

Avaliação dos trabalhos: 18 de abril de 2017 a 24 de abril de 2017

Resultado das apresentações: 25 de abril de 2017

Critérios para apresentação:

Um aluno (apenas um) será o responsável pela inscrição do trabalho no site do evento e pela inserção dos dados de todos os alunos autores, Professor(es) Orientador(es) e Colaborador(es).


Modalidade – Pôster Científico

A preparação do pôster é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

A confecção do material deverá ter o seguinte tamanho: 0,75 m de largura por até 1,20 m de altura (limites máximos), impressão retrato (vertical) com acabamento em lona, bastão e cordinha para pendurar.

A estrutura deverá conter:

1. Título;

2. Autores;

3. Resumo;

4. Introdução;

5. Objetivos;

6. Metodologia;

7. Desenvolvimento;

8. Considerações Finais;

9. Referências utilizadas.

O autor (apenas um) deverá ficar ao lado do pôster durante o horário da apresentação oral, no dia 09 de maio de 2017 das 18h às 19h10.

Os pôsteres deverão ser fixados a partir de 17h horas no mini auditório, no espaço designado para cada trabalho. Ficarão expostos durante a semana e retirados dia 17 de maio de 2017, das 08h às 22h.


Modalidade – Comunicação Oral

Para a comunicação oral serão disponibilizados um computador com projeção na sala. O autor deverá trazer o arquivo gravado Power Point (office 2013) em Pen drive ou Prezi. A sala estará à disposição para teste 15 minutos antes do início da sessão das apresentações. A distribuição das salas será informada por e-mail para o autor. O tempo para as apresentações será de 15 minutos.

Formato do arquivo:

Arquivo em formato Acrobat PDF;

Tamanho máximo de 10 Mb.

Formatação do texto:

Texto na cor preta, fonte Arial, corpo em tamanho 12;

Espaçamento entre linhas de 1,5 linha;

Margem superior de 3,0 cm;

Margem inferior de 2,0 cm;

Margens laterais, à esquerda com 3,0 cm e à direita com 2,0 cm;

Não colocar título, nome de autores, orientadores, colaboradores e da instituição de ensino na primeira folha, pois o sistema automaticamente criará uma folha de rosto com esses dados, para ser publicado nos anais.

a) Categoria Concluído

Trabalhos enviados na Categoria Concluído devem estar finalizados, ou seja, possuir os resultados e considerações finais;

Nesta categoria, o arquivo enviado deverá conter até 10 páginas (incluindo eventuais gráficos, tabelas, ilustrações etc.) com o conteúdo mencionado anteriormente na modalidade comunicação oral.

  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Metodologia
  5. Desenvolvimento
  6. Resultados
  7. Considerações Finais
  8. Fontes Consultadas

b) Categoria em Andamento

Trabalhos que não estiverem com o seu desenvolvimento ou pesquisas totalmente finalizados deverão ser enviados na Categoria Em Andamento. Nesta categoria, o arquivo enviado e deverá conter até 3 páginas (incluindo eventuais gráficos, tabelas, ilustrações etc.)

  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Metodologia
  5. Desenvolvimento
  6. Resultados Preliminares
  7. Fontes Consultadas

O(s) autor(es) que efetivarem a inscrição autoriza(m) o uso de seu nome, currículo, imagens (foto e vídeo), voz gravada e conteúdo do trabalho apresentado no evento para fins de divulgação. A autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem e do conteúdo acima mencionados, antes e depois do evento, em todo o território nacional e no exterior, das seguintes formas: outdoor; folhetos em geral (encartes, mala-direta, catálogo, etc.); folder de apresentação; anúncios em revistas, jornais e websites; cartazes; e materiais de divulgação na mídia eletrônica (vídeos, televisão e rádio, entre outros.

Ao realizar a inscrição, os autores declararam que estão cientes que concordam com tudo que está estabelecido, sobre o que não poderão alegar desconhecimento. Além disso, declaram que estão expressamente autorizados, pela Instituição de Ensino em que estão matriculados, a participar e ter publicado o seu trabalho, se aceito, nos anais do Evento. Autores autorizam, da mesma forma, a organização do Evento a divulgar os seus nomes e títulos dos trabalhos, por quaisquer mídias. A diretoria da FAPCOM reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente regulamento.

 


Faça a sua inscrição aqui.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook