Exposição FotoRetrospectiva 2015 entra em cartaz na FAPCOM

25 de março de 2016

 

IMG_20160405_111524130_HDR - Cópia

FotoRetrospectiva 2015 – 11ª Mostra Anual de Fotojornalismo. Organizada pela ARFOC-SP

A exposição FotoRetrospectiva 2015, que chega em sua 11ª edição e tem a Canon como patrocinadora do evento pelo quarto ano consecutivo, traz 80 fotografias pelo olhar de 59 repórteres fotográficos ligados à Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – ARFOC-SP.

A lama do maior acidente ambiental; a despedida da modelo; o protesto dos professores no início do ano e o dos alunos no final de 2015; o fiasco da seleção na Copa América, as emoções dos jogos Pan-Americanos; o futebol pós-Copa, enfim, os principais acontecimentos de 2015 no Brasil e pelo Mundo foram flagrados e registrados pelos fotojornalistas do Estado de São Paulo.

Em cada uma das imagens um relato, um drama, uma poesia que aconteceu em 2015. Ano que teimou em terminar cheio de reviravoltas. E por trás de cada uma das imagens, o esforço, a persistência, o olhar e, por que não, a teimosia de cada um dos repórteres fotográficos para conseguir registrar cenas que contam um pouco de nossa história recente.

O fotojornalista sempre está na linha da frente, na manifestação inala o gás lançado para dispersar manifestantes. Enfia o pé na lama para mostrar a tristeza de um acidente sem precedentes. E o desafio renova-se diariamente. Gay Talese – um dos expoentes do new jornalism – escreveu certa vez “o jornalismo é o ópio dos inquietos”, certamente incluía aí o trabalho dos profissionais da imagem.

A rua e seus acontecimentos são o vício dos fotojornalistas, mas o que poucos sabem é que um tanto de nós se perde, ou fica retido, entre uma pauta e outra. Entre um “personagem” que nos deixa uma lição de vida e uma jogada sensacional do craque, que nunca mais será repetida, e a cobertura hard News de uma manifestação que nos impede de dormir logo que chegamos em casa.

O fotojornalismo é um passaporte para viver outros mundos, outras vidas. Conhecer gente e lugares que não teríamos noção que existem se não fôssemos repórteres fotográficos. E nos ensina também a respeitar e registrar a todos com dignidade, sempre.

Luiz Carlos Murauskas, um dos curadores da mostra e fotojornalista há mais de 40 anos, diz que “a boa fotografia é aquela que informa e tem conteúdo, em detrimento às imagens meramente ilustrativas baseadas apenas na plasticidade”. E essa é a tônica da exposição, dar um panorama do que foi o ano de 2015 baseadas em imagens jornalísticas com informação.

Já Luludi Melo, fotojornalista que passou pelas principais redações do País e sócia da agência Luz, acredita que “é do jornalismo que se extrai as melhores imagens na fotografia” e destaca a importância do projeto na construção de um acervo brasileiro de fotojornalismo.

Ao todo foram submetidas 565 fotos para o processo de seleção por 130 profissionais. Além de Murauskas e Luludi participou da curadoria o repórter fotográfico Nilton Fukuda que tem no currículo quase 20 anos de estrada. Na mostra também está presente uma das últimas imagens produzida pelo fotojornalista Marcelo Min, que aos 47 anos de idade, nos deixou precocemente em agosto do ano passado.

IMG_20160405_111602329

FotoRetrospectiva 2015 – 11ª Mostra Anual de Fotojornalismo. Organizada pela ARFOC-SP

Abertura
Data: 04 de abril de 2016
Horário: 19h

Exposição FotoRetrospectiva 2015 | 11ª Mostra Anual de Fotojornalismo
Período: de 04/04 a 22/04/2016
Horário: das 8 às 22
Local: Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Lista de Repórteres Fotográficos participantes:

Alan Morici
Ale Cabral
Alex Silva
Alice Vergueiro
Amanda Perobelli
Amauri Nehn
Andre Porto
Andris Bovo
Antonio Trivelin
Apu Gomes
Bruno Santos
Carla Carniel
Cesar Greco
Claudio Vitor Vaz
Daniel Teixeira
Danilo Verpa
Dario Oliveira
Djalma Vassão
Ed Ferreira
Edson Lopes Jr.
Eduardo Anizelli
Eduardo Knapp
Eduardo Nicolau
Eduardo Saraiva
Evelson De Freitas
Fernando Dantas
Flávio Torres
Gabriela Biló
Hélvio Romero
Ivan Pacheco
Jf Diorio
José Cordeiro
Juca Varella
Leo Barrilari
Léo Pinheiro
Leonardo Benassatto
Levi Bianco
Luis Cléber
Marcello Zambrana
Marcelo Min
Márcio Fernandes
Miguel Schincariol
Newton Menezes
Paulo Pinto
Paulo Whitaker
Rafael Arbex
Rahel Patrasso
Reinaldo Canato
Ricardo Bastos
Ricardo Nogueira
Roberto Parizotti
Roosevelt Cássio
Sergio Barzaghi
Taba Benedicto
Thiago Bernardes
Tiago Queiroz
Vanessa Carvaho
Wagner Carmo
Werther Santana

Sobre ARFOC-SP
A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo é uma sociedade civil de cunho cultural, sem fins lucrativos e destituída de caráter político-partidário. Tem como objetivo incentivar e desenvolver ações culturais, representando os associados nas questões relacionadas à imagem fotográfica e cinematográfica.

Sobre a Canon do Brasil
Desde 1974 no País, a Canon do Brasil atua no fornecimento de equipamentos e soluções de tecnologia de imagem, com o foco em atender o público valorizando a competência e know-how da marca líder mundial no segmento. Atualmente é responsável pela distribuição de equipamentos e soluções na linha de impressão, controle e gerenciamento de documentos, com equipes especializadas para atendimento de empresas e revendedores autorizados que atuam no País. Com equipamentos e soluções para cada área, possui estrutura técnico-operacional própria e divulga como seu desafio o padrão de excelência em tecnologia a serviço da sociedade. Com mais de 450 funcionários diretos, a Canon do Brasil mantém objetivos de crescimento no mercado valorizando o avanço social e tecnológico do País.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook