Sobrevivência, Existência e Valor

Autores

  • Editorial

Resumo

Em consonância com sua finalidade e seu compromisso, a Revista PAULUS Social traz nesta edição, em sua matéria de capa, uma potente conversa acerca da Convivência.

O texto “Retratos de convivência” nos apresenta, em tela, o movimento necessário para que possamos pensar e atuar sobre esse conceito tão caro e complexo dentro da Política de Assistência Social. Embora intitulada como “retrato”, a matéria, por sua fluidez, nos conduz por frames em que cada colaborador atua na composição da obra-texto.

Radicalizando a convivência para o mais profundo da primeira pessoa do singular, a crônica nos conduz pelas veredas de Guimarães Rosa, sem necessariamente por elas passar.

Na editoria “Quem faz o SUAS acontecer” temos duas produções elaboradas como trabalhos conclusivos de formações do Projeto InovaSUAS, realizado de modo contínuo e planejado pelo Programa de Assessoramento da PAULUS. Em uma delas, encontramos o relato da experiência do município de São Carlos/SP com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; noutra, a definição da acolhida como elemento estratégico nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fechando a seção, contamos com um terceiro texto, uma explanação robusta sobre a importância da vigilância socioassistencial.

Para compor a editoria “Parceiros em ação”, apresentamos a atuação da “Rede Rua”, bem como as ações realizadas em conjunto entre a associação e o Departamento de Assistência Social da PAULUS ao longo dos últimos sete anos.

Como encerramento, temos uma reflexão sobre aquela que é a diretriz estruturante da Política Nacional de Assistência Social – PNAS e o núcleo fundamental nas ofertas de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a família. Continue lendo a matéria no arquivo em PDF.
Boa leitura!

 

Downloads

Publicado

03/07/2020

Edição

Seção

Editorial