https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/issue/feed PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM 2020-12-18T23:29:43+00:00 Revista Paulus revistapaulus@fapcom.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Paulus é uma publicação semestral, temática e coeditada com a Editora Paulus. Anualmente o conselho editorial define os temas da revista e publica a chamada para artigos. Os autores do Dossiê e da Entrevista são colegiadamente definidos pelo conselho editorial, ouvindo o parecer do conselho científico. Recebe artigos individuais de doutores e em coautoria de doutrores com mestres, sendo limitado em até dois autores por artigo. </p> https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/411 Editorial 2020-12-18T18:15:11+00:00 Faculdade FAPCOM publicidade@fapcom.edu.br <p>Paulus Editora</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/417 O poder dos webvídeos 2020-12-18T21:09:05+00:00 Robson Kumode Wodevotzky robsonkumode@gmail.com Fernanda Manzo Ceretta fmceretta@gmail.com <p>Com a emergência e o fortalecimento da web, surgem os webvídeos, audiovisuais feitos especificamente para a exibição e o compartilhamento nesse ambiente. O objetivo deste artigo é identificar os mecanismos de poder dos webvídeos que, com o uso de velocidade e interatividade, levam interatores a um movimento de apreensão pelos audiovisuais e suspensão de suas corporeidades e espaço geográfico circundante concreto. Tentaremos demonstrar, à luz de Vilém Flusser, que os interatores consumindo são consumidos, e procurando interagir são dispersos.</p> <p>Palavras-chave: Webvídeo. Corporeidades. Flusser.</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/420 Vilém Flusser e Marshall McLuhan: a Bienal de Arte de São Paulo de 1973 como ponto de contato 2020-12-18T21:37:30+00:00 Rodrigo Miranda Barbosa rmbdesign@gmail.com <p>O artigo propõe investigar de que maneira Vilém Flusser se engajou na discussão sobre o contexto artístico e sobre a configuração das Bienais no Brasil, e sua participação no comitê organizador da Bienal de Arte de São Paulo de 1973. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, obteve-se a informação de que entre os convidados estava um grupo ligado a Marshall McLuhan para participar da Bienal. Foi analisado como se deu essa participação e apontou-se para possíveis contatos pessoais e intelectuais que fizeram com que um grupo de McLuhan fosse convidado. Concluímos que o artista Fred Forest pode ter sido um dos elos para essa ligação entre esses pesquisadores, mas que o encontro pessoal de fato não ocorreu.</p> <p>Palavras-chave: Bienal de Arte de São Paulo. Fred Forest. Marshall McLuhan. Vilém Flusser.</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/418 Uma videótica flusseriana para a coleção de videoarte The Refugee Memorial 2020-12-18T21:20:01+00:00 Ruy Cézar Campos czr.campos@gmail.com Yuri Garcia yurigpk@hotmail.com Thaís Inácio thaisirs42@gmail.com <p>Vilém Flusser encarava o vídeo como uma ferramenta epistemológica que opera sem se reduzir ao logos da lógica, gestando uma “videótica” marcada pela capacidade de instaurar uma atmosfera dialógica, não linear e potencialmente multiplicadora de pontos de vista ao pensamento. Ao mesmo tempo, ele também refletia sobre os exilados, refugiados e imigrantes como naturais instauradores (pela própria demanda de hospitalidade que colocam para seus novos vizinhos) dessa atmosfera dialógica, suscitando problemas cujas soluções passam pela ética, política, técnicos e estética. Nesse sentido, desenvolvemos o artigo movimentando tais entendimentos de Flusser sobre vídeo e os “expelidos”, associando-os com reflexões resultantes de uma entrevista com<br>o curador do memorial de videoarte The Refugee Memorial, Wilfried Agricola de Cologne, e com um recorte de obras que integram a coleção.</p> <p>Palavras-chave: Imigração. Refugiados. Videoarte.</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/416 Vilém Flusser. 2020-12-18T20:52:56+00:00 José Eugenio de Oliveira Menezes jeomenezes@casperlibero.edu.br Mauro de Souza Ventura ms.ventura@unesp.br <p>O artigo busca caracterizar o ensaio a partir de uma abordagem epistemológica, observando os procedimentos e os movimentos do intelecto que direcionam tanto a escolha dos seus objetos como a própria invenção de linguagem, traços que o situam na fronteira entre a ciência e a arte. Assim, compreende o ensaio como alternativa estilística ao pensamento dogmático, num movimento textual cuja preocupação maior não está em mapear ou circunscrever o objeto, mas fazer emergir a autoria do intérprete no instante mesmo em que propõe uma resposta particular a problema de ordem geral. Do ponto de vista analítico, o trabalho relaciona os elementos presentes na forma ensaística com os pressupostos epistemológicos do signo da compreensão a partir do estudo tópico do gênero ensaio em Vilém Flusser, considerando que o filósofo checo-brasileiro compreende que no ensaio “Intersou e intersomos no assunto”.</p> <p>Palavras-chave: Ensaio. Epistemologia. Conhecimento. Crítica. Vilém Flusser.</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/419 Vampyroteuthis infernalis e a cultura Nobrow contemporânea 2020-12-18T21:29:12+00:00 Janaína Quintas Antunes tcheina@hotmail.com <p>Vampyroteuthis Infernalis, a “lula vampira do inferno”, é o instrumento pelo qual Vilém Flusser e Louis Bec espelham a filogênese humana, mergulhando profundamente em um abismo (literal e figurativo) oceânico e filosófico que nos separa deste animal neste ensaio, nesta fábula paranaturalista; e ele também será o espelho utilizado para refletirmos e compreendermos a cultura Nobrow: um novo conceito, uma nova estética contemporânea, um novo momento na história cultural do século XXI; justamente através da leitura crítica deste livro tão particular. Esta obra foi escolhida para auxiliar na compreensão da comunicação, da cultura Nobrow, caracterizada exatamente como a cultura do inclassificável na era da cibercultura. Como Nobrow, compreendemos todo tipo de produção ou produto cultural contemporâneo que não se encaixa em nenhuma categoria, em nenhum padrão, em nenhuma regra. O século XXI começou com uma forte tendência a essa estética cultural; é possível observar que a cultura atual não segue um horizonte único, um estilo único constitutivo de uma época. O presente cultural escapa a categorizações, e o inclassificável hoje se chama Nobrow.</p> <p>Palavras-chave: Flusser, Nobrow, Vampyroteuthis Infernalis</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/422 O problema da substância a partir da última aporia de B da Metafísica de Aristóteles 2020-12-18T21:58:42+00:00 Giovanni Vella giovanni.vella@fapcom.edu.br <p>TIS HÊ OUSIA; (Que é substância?) – O problema da substância a partir da última aporia de B da Metafísica de Aristóteles.</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/415 A RTP em ambiente digital: dos anos 90 à atualidade – um enquadramento teórico 2020-12-18T20:42:20+00:00 Francisco Rui Cádima frcadima@fcsh.unl.pt <p>Neste artigo vamos procurar aprofundar um conjunto de questões relativas ao estado da arte e de enquadramento teórico que nos permitiu fazer a contextualização e a análise da evolução do website da RTP ao longo dos últimos vinte anos (1998-2018). O presente artigo integra, portanto, essencialmente, um contexto teórico e uma dimensão analítica sobre esse corpus. Finalizamos com uma abordagem das questões de preservação e de política de arquivo para a web dado que constatamos nesta pesquisa que um importante patrimônio se tem vindo a perder consecutivamente, e se continuará a perder se não forem tomadas medidas assertivas nesta matéria. Este artigo é também um alerta para essa perda dramática de conteúdos on-line que se verifica desde a criação da web.</p> <p>Palavras-chave: Televisão. Web. Internet. Preservação. Arquivo.</p> <p> </p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/412 Modelos, moldes, medidas 2020-12-18T18:32:13+00:00 Faculdade FAPCOM publicidade@fapcom.edu.br <p>Roberta Dabdab e Diogo Andrade Bornhausen</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/423 Flusser com espanto 2020-12-18T23:29:43+00:00 Elinaldo S. Meira elinaldo.meira@fapcom.edu.br <p>Entrevista com Erick Felinto</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/421 As fantásticas criaturas que habitam os abismos da noite ou um brilho no olhar do Explorador de Abismos 2020-12-18T21:48:55+00:00 Marina Costin Fuser marinacfuser@hotmail.com <p>O explorador de abismos</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/414 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM 2020-12-18T20:23:38+00:00 Faculdade FAPCOM publicidade@fapcom.edu.br <p>Paulus Editora</p> 2020-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020