Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão da revista

Promover e disseminar o conhecimento na área da comunicação, em
diálogo com a filosofia e a tecnologia, permitindo a conexão com outras áreas das ciências.

Escopo

Ser um relevante espaço de produção e troca de conhecimento na área da comunicação e suas interfaces com a filosofia e a tecnologia no campo das ciências. A revista prima pelo rigor da pesquisa científica no campo da comunicação, observando, entre outros aspectos, a forma metodológica, teórica e crítica. Recebe artigos científicos de professores e pesquisadores com nível de doutorado, sendo trabalhos individuais ou coletivos que apresentem pesquisas relevantes para a área e que estejam articulados com o pensamento clássico à contemporaneidade, para refletir com criticidade os tempos atuais. O conselho editorial define os temas da revista e em edital abre a chamada para submissão de artigos via o Núcleo de Pesquisa da FAPCOM. Os autores do Dossiê e da Entrevista são colegiadamente definidos pelo conselho editorial, ouvindo parecer do conselho científico. O conselho científico é constituído por professores doutores. São aceitas somente produções originais e de doutores. O artigo internacional é uma tradução inédita ou texto de impacto acadêmico do ano anterior à publicação da revista. A resenha da tese é escolhida no campo da comunicação, sendo a premiada pela COMPS em um número, e em outro número a escolhia pela ANPOF, tendo como referência o ano anterior de publicação da revista

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista é uma publicação semestral com submissões de artigos em português, espenhol e inglês. Os textos são recebidos a partir de chamada para publicação e são previamente avaliados pelos membros do Conselho Científico Editorial para verificar pertinência ao tema da revista, normatizações e adequações técnicas. A equipe editorial da revista avalia se o texto se enquadra dentro do escopo da revista e de seus critérios editoriais. Se não estiver, será devolvido ao autor.

Os trabalhos pré-aprovados são encaminhados ao conselho científico em pares, não identificando a autoria, para avaliação científica e aprovação. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão rejeitados, com os esclarecimentos necessários para que o autor volte a submeter o mesmo artigo à nova avaliação.

As avaliações propondo melhorias e adequações são encaminhadas ao autor, mantendo em sigilo os avaliadores, tendo o prazo de um mês para finalização do texto e envio à revista.

Paralelamente à avaliação, o artigo passa por uma revisão que detecta tipos de plágios. A equipe editorial confere as informações e, no caso de plágio, basta um parágrafo para ser devolvido ao autor, indicando o problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

Dados completos sobre a afiliação do autor, pertinência do tema aos objetivos da revista e de seus indexadores, verificação do título do autor principal (obrigatoriamente, DOUTOR), co-autor somente com título de DOUTOR (não aceitamos doutorandos, mestres, mestrandos, graduandos ou graduados), resumo com todos os dados solicitados; palavras-chave, ineditismo ou atualização do texto, submissão cega, publicação de artigo do mesmo autor na Revista Paulus de dois em dois anos; aplicação das normas da ABNT e das normas específicas da revista no que diz respeito a todos os itens; artigos com, no máximo, dois; correto e completo preenchimento dos metadados, linguagem científica, aplicação das normas gramaticais da língua portuguesa, bom vocabulário, relevância da pesquisa, número de autores de um mesmo artigo, adequação e atualização do referencial teórico.

O texto quando aprovado é encaminhado para o estágio Em avaliação. Nesse estágio, o processo de avaliação segue os princípios da revisão por pares. O processo usado é o de avaliação duplo-cega, na qual os avaliadores não são identificados para os autores e vice-versa.

Nessa etapa de submissão, os editores indicam dois pareceristas, que fazem parte do seu Conselho Científico Editorial. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é enviado para um terceiro avaliador.

Os avaliadores fazem comentários e sugestões de mudanças e emitem um parecer quanto à aprovação para publicação. Os editores, de posse dessas revisões, tomam a decisão. Em caso de discrepâncias entre os avaliadores, a decisão final é do editor. Quando forem sugeridas modificações, estas serão encaminhadas aos autores e, após as correções, o artigo poderá ser reencaminhado aos avaliadores para que verifiquem se as exigências foram atendidas.

No momento em que o artigo é aprovado pelos avaliadores, um e-mail é enviado pelo sistema ao autor, comunicando que seu artigo será publicado na edição que estiver em andamento ou na posterior, dependendo do número de artigos já avaliados.

Os pareceristas são orientados para avaliar os seguintes aspectos: Conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, perfeita aplicação e descrição da metodologia utilizada, correta estrutura de texto e boa qualidade de redação.

Ao atender esses critérios, os avaliadores deverão recomendar a aceitação integral do texto. Caso contrário, o avaliador poderá recusar o artigo ou sugerir modificações para nova avaliação. Nesse caso, a Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações ao autor. Se for reformulado, atendendo a todas as observações dos pareceristas, o artigo poderá ser novamente submetido à avaliação pelo site da revista, não necessitando de novos pareceres.

Se o artigo for aprovado integralmente nos itens acima citados, o artigo é publicado na Revista. Após esta etapa, o DOI é atribuído.

Periodicidade

A PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM é editada pela FAPCOM e tem periodicidade semestral desde o primeiro semestre de 2017 (v.1, n.1, mar. 2017). As publicações ocorrem nos meses de março e agosto de cada ano.

Política de Acesso Livre

A PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM oferece acesso aberto a todo seu conteúdo de forma gratuita a fim de contribuir com intercâmbio de conhecimento na área da comunicação. O acesso público é através da plataforma Open Journal Access com endereçamento e a Licença do Creative Commons.

O processo de submissão da PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM é gratuito aos autores.

Dados de Catalogação e Depósito Legal

Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca da FAPCOM

Fontes de Indexação

Portal Oasisbr - http://oasisbr.ibict.br/vufind

 

RCAAP - https://www.rcaap.pt

 

Políticas de Taxas para Processamento de Artigos

A PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM não cobra taxas para processamento de artigos para processamento de artigos, sejam eles aceitos ou recusados.