v. 7 n. 4 (2018): REVISTA COMFILOTEC

A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.  Este sétimo volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas dos cursos.  A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os artigos “A melancolia como ponto de partida para a Criatividade: disposição transformadora “do cinzento ao matizado”, de Reinaldo Reis da Silva; “Plataformas digitais e o hábito de leitura – um estudo sobre a rede Skoob”, de Dayane Guanabara; “Deus entre o psíquico e o real: a polêmica entre Carl Gustav Jung e Martin Buber”, de Lucas Pereira Teixeira; “A série Friends e as relações de comportamento e consumo”, de Edilene Alves dos Santos; “Uma narrativa de experiência comunicativa: um estudo de caso sobre as formas comunicativas praticadas por Narcóticos Anônimos”, de Tamires Gomes da Silva; “ A Guerra do Vietnã sob o olhar do Fotojornalismo”, de Tainara Cavalcante Santos; “Performatividade de gênero: Judith Butler e uma crítica à alguns conceitos desenvolvidos pelas teorias feministas tradicionais”, de Amanda Recke; “Transgeneridade e pós-verdade: o impacto das mídias sociais nas identidades trans à luz da Teoria Queer”, de Zoe Masan Santos; e, “Dor e felicidade: um estudo da relação entre dor e felicidade em André Comte-Sponville.  A seção TCC destaca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, são eles:  1) “Plano de Comunicação para a marca Petite Sofie”, dos alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM, Francielly Mendes, Mariana Haddas, Paulo Brito e Wellington Pereira; 2) “O samba, a Santa e a comunicação: uma análise sobre o departamento de comunicação da Escola de Samba Unidos de Vila Maria no Carnaval de 2017”, do aluno Gustavo Andrade, do curso de Jornalismo da FAPCOM, 3) "A evolução do “ser mais” em Paulo Freire e a relação professor-aluno”, do aluno de Filosofia da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM Marcos Aurélio Trindade e 4)   INSTACARRO - RELAÇÕES PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E TENDÊNCIAS: as práticas das Relações Públicas nos cenários das Startups, dos alunos Darlene Ribeiro, Deyse Reis, Eulália Vieira, Gabriel Rodrigues, Izabelly Rateiro e Suellyn Lofy.  A seção ENTREVISTAS apresenta o trabalho realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM que entrevistam um profissional da área de Marketing Digital atuantes em empresas do setor em São Paulo. A entrevista foi realizada pelos alunos Orlando Neto e Natália Melo; e entrevistou o empresário e professor de Neuromarketing, Lucas Nascimento, da agência Hiro Comunicação.  Já a seção ENSAIOS traz dois trabalhos: o primeiro “Angústia: crônicas sobre voluntariado na Cracolândia, do auno Thomas Augusto Sampaio Ferraz, do curso de Jornalismo; e o curta-metragem intitulado “Crise de Identidade nas redes sociais” realizado como atividade na disciplina Transmídia, pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, Nathan França de Souza, Sabrina Lopes da Silva, Lucas Matheus Marino da Silva Pires, Matheus Marino Costa e Felipe Batista de Souza.  Completa esta edição a RESENHA da obra “Webwriting: Redação para a mídia digital” de Bruno Rodrigues, publicado pela Editora Atlas em 2014, elaborada pelo aluno de Multimídia da FAPCOM, Patrick Richard Mamona Ngoma.  Boa leitura!  Profa. Ma. Alessandra Barros Marassi  Editora
Publicado: 01/06/2018

Apresentação

TCC

Ensaios

Resenhas