v. 5 n. 3 (2017): REVISTA COMFILOTEC

					Visualizar v. 5 n. 3 (2017): REVISTA COMFILOTEC

A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

Este quinto volume da COMFILOTEC traz produções de alunos das áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia de produção audiovisual da FAPCOM e também de outras universidades, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos interdisciplinares e de extensão.

A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os artigos "A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo”, de Maysa Siqueira; “Cultura do LIKE: interpretação e percepção de conteúdos nas mídias sociais”, de Aline Macedo; “ Imagens que nos devoram: A reconfiguração dos corpos consumidos por imagens”, de Laisa Sales; “Tecnologia Líquida: uma análise do discurso de inovação da Apple a partir da perspectiva de obsolescência programada”, de Pedro Henrique Hidalgo Paslauski; “Transexualidade e teoria Queer a partir da vontade de saber em Michel Foucault”, de Valter Paveloski Garcia; e, “Algoritmos: uma releitura da teoria do gatekeeper na era pós-massiva”, de Beatriz Camilo Vera.

A seção TCC destaca cinco Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, são eles:  1) “Uma leitura dos arquétipos nas personagens da série literária Harry Potter de J. K. Rowling”, da aluna de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Luana Daniela Ciecelski; 2) “O videoclipe como plataforma de conteúdo: estudo de caso de Exagerado”, de Beatriz Silva Gonçalves do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM; 3) “Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a Beleza em Nome de Causas”, de Juliana Moura da Silva, Mariana Santos Polli, Paulo Ricardo A. C. do Nascimento, Renata Oliveira Machado e Thaís Kawabe, do curso de Relações Públicas da FAPCOM; 4) “Caixa Belas Artes, a herança cultural de São Paulo: planejamento de comunicação”, de Bárbara Bressanin Cardoso de Souza, Camila Meneses Gusson, Dabiela Celso Guimarães, Flávia Nunes Medina Martinez, Leonardo Ribeiro Araújo e Luan Matheus Custodio Moreira, do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM; 5) “Cardápio do dia: a culinária brasileira no jornal O Estado de S.Paulo”, de Isabella Barbosa de Oliveira, do curso de Jornalismo da FAPCOM.

A seção ENTREVISTAS apresenta um documentário intitulado “Donas da rua”, com entrevistas com mulheres grafiteiras, residentes na cidade de São Paulo, realizado pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, Beatriz de Oliveira, Daniel Costa, Fátima Moreira, Gleidson Faustino, Ingrid Maia e Natasha Barbosa.

Já a seção ENSAIOS traz o curta-metragem “Conheci ela no Jazz”, sobre as relações interpessoais nos dias de hoje e a sua relação com a tecnologia, realização dos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, David Motta, Dayane Guanabara, Leonardo Monteiro, Lucas Costa, Madison Henrique e Nathaniel Graciano.

Completa esta edição a RESENHA “Estratégias do olhar fotográfico: teoria e prática da linguagem visual” do livro homônimo de Adriano Miranda, publicado pela editora Paulus em 2015, elaborada pelos alunos de Filosofia da FAPCOM Adilson Gomes Junior e Lenilson de Oliveira Bezerril.

Boa leitura!

Publicado: 01/06/2017

Apresentação

TCC

Entrevistas

Ensaios

Resenhas