Arquivos - Página 3

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 7 n. 4 (2018)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.  

    Este sétimo volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas dos cursos.  

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os artigos “A melancolia como ponto de partida para a Criatividade: disposição transformadora “do cinzento ao matizado”, de Reinaldo Reis da Silva; “Plataformas digitais e o hábito de leitura – um estudo sobre a rede Skoob”, de Dayane Guanabara; “Deus entre o psíquico e o real: a polêmica entre Carl Gustav Jung e Martin Buber”, de Lucas Pereira Teixeira; “A série Friends e as relações de comportamento e consumo”, de Edilene Alves dos Santos; “Uma narrativa de experiência comunicativa: um estudo de caso sobre as formas comunicativas praticadas por Narcóticos Anônimos”, de Tamires Gomes da Silva; “ A Guerra do Vietnã sob o olhar do Fotojornalismo”, de Tainara Cavalcante Santos; “Performatividade de gênero: Judith Butler e uma crítica à alguns conceitos desenvolvidos pelas teorias feministas tradicionais”, de Amanda Recke; “Transgeneridade e pós-verdade: o impacto das mídias sociais nas identidades trans à luz da Teoria Queer”, de Zoe Masan Santos; e, “Dor e felicidade: um estudo da relação entre dor e felicidade em André Comte-Sponville.  

    A seção TCC destaca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, são eles:  1) “Plano de Comunicação para a marca Petite Sofie”, dos alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM, Francielly Mendes, Mariana Haddas, Paulo Brito e Wellington Pereira; 2) “O samba, a Santa e a comunicação: uma análise sobre o departamento de comunicação da Escola de Samba Unidos de Vila Maria no Carnaval de 2017”, do aluno Gustavo Andrade, do curso de Jornalismo da FAPCOM, 3) "A evolução do “ser mais” em Paulo Freire e a relação professor-aluno”, do aluno de Filosofia da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM Marcos Aurélio Trindade e 4)   INSTACARRO - RELAÇÕES PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E TENDÊNCIAS: as práticas das Relações Públicas nos cenários das Startups, dos alunos Darlene Ribeiro, Deyse Reis, Eulália Vieira, Gabriel Rodrigues, Izabelly Rateiro e Suellyn Lofy.  

    A seção ENTREVISTAS apresenta o trabalho realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM que entrevistam um profissional da área de Marketing Digital atuantes em empresas do setor em São Paulo. A entrevista foi realizada pelos alunos Orlando Neto e Natália Melo; e entrevistou o empresário e professor de Neuromarketing, Lucas Nascimento, da agência Hiro Comunicação.  

    Já a seção ENSAIOS traz dois trabalhos: o primeiro “Angústia: crônicas sobre voluntariado na Cracolândia, do auno Thomas Augusto Sampaio Ferraz, do curso de Jornalismo; e o curta-metragem intitulado “Crise de Identidade nas redes sociais” realizado como atividade na disciplina Transmídia, pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, Nathan França de Souza, Sabrina Lopes da Silva, Lucas Matheus Marino da Silva Pires, Matheus Marino Costa e Felipe Batista de Souza.  

    Completa esta edição a RESENHA da obra “Webwriting: Redação para a mídia digital” de Bruno Rodrigues, publicado pela Editora Atlas em 2014, elaborada pelo aluno de Multimídia da FAPCOM, Patrick Richard Mamona Ngoma.  

    Boa leitura!  

    Profa. Ma. Alessandra Barros Marassi  

    Editora
  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 6 n. 3 (2017)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

    Este sexto volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM, PUCSP e UFRS das áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia; Multimeios e Produção Audiovisual, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos interdisciplinares e de extensão.

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os artigos "Comunicação interna: líderes, cases e relacionamentos”, de Dayane Ribeiro Marmello; “Unboxing de brinquedos: criança consumidora e a publicidade nas mídias digitais”, de Victória Pereira Cavalcante; “As intervenções urbanas publicitárias como propostas inovadoras de Comunicação”, de Paulo Vinícius Cavalcante de Almeida; “Neutralidade da paisagem urbana – edifícios monocromáticos e monotonia social”, de Leonardo Battani; “Correspondências espaciais – cinema e cidade: São Paulo em mediações cinematográficas”, de Vinícius de Oliveira Gonçalves - PUCSP; e, “Estratégias lúdicas aplicadas à Filosofia no Ensino Médio”, de Ricardo Silva.

    A seção TCC destaca cinco Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, são eles: 1) “Minissérie Sontimas”, dos alunos de RTVI da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM, Anderson de Barros, Luana Parola, Mateus Barbosa; 2) “As relações Públicas e o Atendimento ao Cliente no ambiente digital – Caso Nubank”, de Edyanne Cavalcanti dos Santos do curso de Relações Públicas da FAPCOM; 3) “Ponto de Encontro: a Rádio-Recado Nacional”, dos alunos Guilherme Guidetti Pedroso, Jamile Nonato dos Santos, Mateus de Sousa Lemos e Rafael Costa da Silva, do curso de RTVI da FAPCOM; 4) “De Monstros a Heroínas: a transformação de um mito pelo sereísmo no integram”, de Marina Borges de Souza, do curso de Relações Públicas da UFRS.

    A seção ENTREVISTAS apresenta dois trabalhos realizados por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM em que são entrevistados profissionais da área de Atendimento de grandes agências em São Paulo. A primeira entrevista foi realizada pelos alunos Alex Sandres, Carolina Bruno, Fernando Santos, Laura Souza, Matheus Ikeda e Nathalia Gomes; e entrevistou a Diretora de Atendimento e Planejamento, Priscila Madruga, da agência Química Comunicação. Já a segunda entrevista foi realizada pelos alunos, Amanda Martins, Beatriz Paixão, Daniele Novaes, Igor Duarte e Isabelle Cristina; e conversou com a profissional Gabriela Gramegna da área de Atendimento e Planejamento na agência Lâmpada.

    Já a seção ENSAIOS traz o curta-metragem intitulado “Família é Amor” realizado a partir do projeto interdisciplinar em parceria com a ABRAFH, pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, Dayane Guanabara, Lucas Costa, Priscila Tavares, Matheus dos Santos, Tamires Cunha e Allan Araújo.

    Completa esta edição a RESENHA “Direita e Esquerda de Norberto Bobbio, publicado pela Editora UNESP em 1995, elaborada pelos alunos de Filosofia da FAPCOM Daniele Cristina Santos de Souza, Renan Ivanis Gomes Tibúrcio, André Luis Oliveira Marcelo, Guilherme de Souza Jesus, Mariana Francine Silva Chiodo, Silvia Maria Fagundes, Josinei Silva dos Santos, Jonathan Teixeira Gomes.

    Boa leitura!

    Profa. Ma. Alessandra Barros Marassi

    Editora

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 5 n. 3 (2017)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

    Este quinto volume da COMFILOTEC traz produções de alunos das áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia de produção audiovisual da FAPCOM e também de outras universidades, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos interdisciplinares e de extensão.

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os artigos "A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo”, de Maysa Siqueira; “Cultura do LIKE: interpretação e percepção de conteúdos nas mídias sociais”, de Aline Macedo; “ Imagens que nos devoram: A reconfiguração dos corpos consumidos por imagens”, de Laisa Sales; “Tecnologia Líquida: uma análise do discurso de inovação da Apple a partir da perspectiva de obsolescência programada”, de Pedro Henrique Hidalgo Paslauski; “Transexualidade e teoria Queer a partir da vontade de saber em Michel Foucault”, de Valter Paveloski Garcia; e, “Algoritmos: uma releitura da teoria do gatekeeper na era pós-massiva”, de Beatriz Camilo Vera.

    A seção TCC destaca cinco Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, são eles:  1) “Uma leitura dos arquétipos nas personagens da série literária Harry Potter de J. K. Rowling”, da aluna de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Luana Daniela Ciecelski; 2) “O videoclipe como plataforma de conteúdo: estudo de caso de Exagerado”, de Beatriz Silva Gonçalves do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM; 3) “Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a Beleza em Nome de Causas”, de Juliana Moura da Silva, Mariana Santos Polli, Paulo Ricardo A. C. do Nascimento, Renata Oliveira Machado e Thaís Kawabe, do curso de Relações Públicas da FAPCOM; 4) “Caixa Belas Artes, a herança cultural de São Paulo: planejamento de comunicação”, de Bárbara Bressanin Cardoso de Souza, Camila Meneses Gusson, Dabiela Celso Guimarães, Flávia Nunes Medina Martinez, Leonardo Ribeiro Araújo e Luan Matheus Custodio Moreira, do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM; 5) “Cardápio do dia: a culinária brasileira no jornal O Estado de S.Paulo”, de Isabella Barbosa de Oliveira, do curso de Jornalismo da FAPCOM.

    A seção ENTREVISTAS apresenta um documentário intitulado “Donas da rua”, com entrevistas com mulheres grafiteiras, residentes na cidade de São Paulo, realizado pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, Beatriz de Oliveira, Daniel Costa, Fátima Moreira, Gleidson Faustino, Ingrid Maia e Natasha Barbosa.

    Já a seção ENSAIOS traz o curta-metragem “Conheci ela no Jazz”, sobre as relações interpessoais nos dias de hoje e a sua relação com a tecnologia, realização dos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, David Motta, Dayane Guanabara, Leonardo Monteiro, Lucas Costa, Madison Henrique e Nathaniel Graciano.

    Completa esta edição a RESENHA “Estratégias do olhar fotográfico: teoria e prática da linguagem visual” do livro homônimo de Adriano Miranda, publicado pela editora Paulus em 2015, elaborada pelos alunos de Filosofia da FAPCOM Adilson Gomes Junior e Lenilson de Oliveira Bezerril.

    Boa leitura!

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 4 n. 2 (2016)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

    Este quarto volume da COMFILOTEC (Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM) traz produções de alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos de extensão.

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz um artigo: “Música, harmonia e alma”, de Mônica Regina Augusto

    A seção TCC destaca seis Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição, apresentamos os seguintes trabalhos: 1) “Pop art: transformando o comum em extraordinário”, projeto experimental híbrido dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, desenvolvido pelas alunas Andressa Aparecida de Oliveira, Caroline Lima Saldanha dos Reis, Pamella da Silva e Vanessa Novaes Rocha; 2) “Branding Sensorial: potenciais e limites”, do curso de Publicidade e Propaganda, monografia de Amanda Mendes Zerbinatti; 3) “Um Estudo do comportamento do consumidor de narrativa transmídia brasileira”, do curso de Publicidade e Propaganda, monografia de Fernanda Gonçalves dos Santos; 4) “Colcci: do fundo do quintal para a SPFW”, monografia de Ynaiá Alexandre Rosa, do curso de Relações Públicas; 5) “As consequências antropológicas do pecado original segundo Santo Agostinho”, monografia de Lucas Rodrigues Dalbom, do curso de Filosofia; e 6) “Investigações filosóficas sobre o conhecimento de coisas em Bertrand Russell, a partir da obra Os Problemas da Filosofia”, monografia de Lucas Alves.

    A seção ENTREVISTAS apresenta duas produções. A primeira trata-se de um documentário radiofônico sobre o tema “Mito e educação”, realizado pelos alunos do curso de Filosofia, Eliézer Tavares, Matheus Vieira, Adilson Gomes, Lenilson Bezerril. A segunda entrevista é dos alunos de Relações Públicas com o assessor de Imprensa, Doro Junior, e foi realizada por Anna Gabriele Freitas de Paula, Gisele Costa e Silva, Jéssica Cristina Vieira, Juliana Malavazzi Moretti, Pedro Henrique Hidalgo Paslauski, Raul Ferreira Silva.

    Já a seção ENSAIOS traz o resultado de análise da imagem na linguagem publicitária em “Imagem e texto: uma reflexão sobre a linguagem Publicitária”, de Paulo Vinícius Cavalcante de Almeida.

    Completa esta edição uma RESENHA – “Uma trufa e mil lojas depois” – realizada pelas alunas do curso de Relações Públicas Tayna Godoy Monteiro e Monique de Miranda Silva.

    Boa leitura!

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 3 n. 2 (2016)

    A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

    Este terceiro número da COMFILOTEC – Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM traz várias produções de alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos de extensão.

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz três artigos: 1) O posicionamento da marca Gopro a partir de estratégias de comunicação no Instagram, do aluno, do curso de Publicidade e Propaganda, José Henrique Andrade dos Santos; 2) A importância do discurso organizacional adequado para uma relação efetiva com o público terceirizado, considerado como não-essencial, da aluna, de Relações Públicas, Amanda Mendes Pires; 3) A importância da Filosofia para o Ensino Fundamental II, do aluno, do curso de Filosofia, Keller Reis Figueiredo.

    A seção TCC destaca oito Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição apresentamos os seguintes trabalhos: 1) O desafio de tornar-se pessoa: o florescimento do humano em Martin Buber, monografia de Leandro Pereira de Castro; 2) A morte de Sócrates como uma nova maneira de pensar e viver na Grécia Antiga, monografia de Edson da Silva Pires; 3) O tratado Sobre as Duas Naturezas de Boécio: aspectos filosóficos da contraposição às heresias de Êutiques e Nestório, monografia de Gabriel Anderson Barbosa; 4) O corpo e a percepção através da ausência dos sentidos: um estudo sobre os indivíduos surdos, monografia de Renan Damaceno de Almeida Silva; 5) O problema da felicidade na filosofia trágica de Nietzsche, monografia de Gabriel Sanches Gonçalves; 6) A ontologia da alma em São Tomás de Aquino, monografia de Moacir Ferreira Filho; 7) Associação Milícia da Imaculada: o amor como ponte para renovação, projeto experimental do curso de Relações Públicas, desenvolvido pelos alunos Angela Maria de Morais, Gisele Domingos Rodrigues Correa, Luciana Helena Rodrigues e Marcelo Rodrigues.

    A seção ENTREVISTAS apresenta o documentário “Ciência no jornalismo”, realizado pelos alunos do curso de Jornalismo, Diego Antônio, Lucas Campos, Priscilla Millan, Rúbia Modéstia e Sabrina S. Santos.

    Já a seção ENSAIOS traz o resultado de análise de uma pesquisa de opinião, realizada junto a pessoas com deficiência assistidas pela AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, estudo desenvolvido pelos alunos Aline Alves Mariano, Camila Aguiar de Alcantara, Camila Aparecida Silva Ferreira, Diogo de Moraes Dorta, Elder Macedo Magalhães, Glaucia Araujo Konesuk, Jackeline Felippe, Jessica Gugias de Oliveira, Joyce Harabara Santana, Juliana da Silva Pereira, Laís da Silva Molina, Laís Rodrigues, Luis Gustavo Mendonça Lima, Luis Miguel Teixeira dos Santos, Mariana Vieira de Andrade, Nathan de Almeida Santos e Selvyn Guimarães Alves.

    Completa esta edição uma RESENHA realizada pelos alunos do 3º. Semestre de Publicidade e Propaganda sobre o livro Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação, dos autores Isabel Orestes da Silveira, Osvaldo Takaoki Hattori e Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, publicado pela editora Mackenzie, no ano de 2014.

    Boa leitura! 

11-15 de 17