Edições anteriores

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 11 n. 6 (2020)

    A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. 
  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 10 n. 5 (2019)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. O décimo volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Cursos e em atividades das disciplinas dos cursos. A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os trabalhos “A questão da alteridade no ambiente digital a partir do pensamento de Lévinas”, de Louis Marie Ndomo Edoa; “Onde vivem os monstros: imagens de maternidade e proteção na obra”, de Beatriz Gonçalves Kaksys, “Conceito e objeto da Lógica pura em Edmund Husserl”, de Sérgio Alexandre Minehira; “A influência da estética renascentista na objetificação da mulher na publicidade”, de Isabella Subtil de Oliveira, “KANT e a questão da objetividade do tempo e espaço”, de Victor Américo Gomes Franco e “O homem em Scheler” de Helena Bastos Silveira de Araújo. A seção TCC destaca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo, são eles:  1) “Plano Estratégico de Relações Públicas: Capulanas Cia de arte negra” dos alunos do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Douglas dos Reis de Moura, Gabriela Cristina Trievailler, Gabriela da Silva Souza, Ísis Reinhardt Silva e Luis Felipe Barbosa Rossi; 2) “O biscoito do dia-a-dia: um planejamento de campanha para resgatar o vínculo do público com a marca Trakinas” dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Alexandre Cardoso Cabral, Anna Paula Silva Sales, Carla Guimarães Ferreira, Guilherme Gomes Oliveira, Jessica Luana Souza Santos e Luara Rigo Aguiar e 3) “Compoderar: Aplicativo de engajamento parental no uso de tecnologia na infância” dos alunos do curso de Produção Multimídia da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Bruno Morais de Almeida, Marcela Pinto Siqueira e Miguel Angel Delgado Herrera. A seção ENTREVISTAS apresenta o trabalho realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM que entrevistam a profissional de Atendimento, Carmem Muller. A entrevista foi realizada pelas alunas Ana Carolina Conceição dos Santos, Julia Hirano da Rocha, Mayara Tacila da Silva Cruz, Nathalia Grandizolli Quadrado, Nathália Cristina da Silva e Thamires Teles Borges da Silva, sob a orientação da Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag. Já a seção ENSAIOS traz o artigo: “Criatividade e Sofrimento: sobre as possibilidades dos processos de criação frente o sofrer”, da aluna Taís Viana Bernardes, da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, sob a orientação da Profa. Dra. Cleusa Sakamoto. Completa esta edição a RESENHA da obra A invenção do videoclipe: a história por trás da consolidação de um gênero audiovisual, da autora Ariane Diniz Holzbach. – 1ª. Ed. – Curitiba: Appris, 2016. Autor da resenha: Guilherme Gama Guilherme Gama é aluno do curso de Audiovisual da Faculdade Paulus de Comunicação - FAPCOM.   FAPCOM Boa leitura! Profa. Dra. Alessandra Barros Marassi
  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 9 n. 5 (2019)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.  Este nono volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Cursos e em atividades das disciplinas dos cursos. A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os trabalhos “A morte como passagem da alma para o Hades”, de Maurício Luís Zagonel; “Um estudo da representação da primeira geração de feministas na ficção audiovisual em tempos de empoderamento feminino coletivo”, de Nathalia Gomes Prado Silva e, “Função simbólica e função cognitiva das expressões: considerações a respeito dos atos que conferem significação e atos que preenchem a significação nas Investigações Lógicas de Husserl”, de Diogo Santos Franco. A seção TCC destaca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo, são eles:  1) “O Pedido: equilíbrio entre sofisticação e inovação com autoria de imagem” das alunas do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Ana Luiza Moreira Mousinho, Elisa de Jesus Afonso, Letícia Pimentel Martinelli, Loren Ferraz Portela, Maria Cecilia Lerner Rucker e Natália Fávero de Santana e 2) “QUESTRA: Histórias em quadrinhos animadas e interativas” dos alunos do curso de Produção Multimídia da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Brena Brito, Gabriel Sival, Natália de Freitas Lira e Viviane Mie Tamagawa. A seção ENTREVISTAS apresenta o trabalho realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM que entrevistam Celso de Souza – Profissional na área de Atendimento de Relações Públicas. A entrevista foi realizada pelas alunas Fabíola Yumi de Taguchi, Rita de Cássia Fernandes de Souza, Thaina Pereira Lima e Thalita Breda de Lima, sob a orientação da Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag. Já a seção ENSAIOS traz o artigo: “Bronies: Um Estudo da Interação entre Fãs e Produtores Baseado em Pôneis Coloridos (Franquia My Little Pony)”, do aluno Flavio Lopes Dinali, da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, sob a orientação da Profa. Ma. Marcella Schneider Faria Santos. Completa esta edição a RESENHA da obra CULTURA DA CONEXÃO do autor JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Editora ALEPH, 2014 Autora: Julia Helen Julia Helen é aluna do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM.   FAPCOM   Boa leitura! Profa. Dra. Alessandra Barros Marassi
  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 8 n. 4 (2018)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.  Este oitavo volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Cursos e em atividades das disciplinas dos cursos. A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os trabalhos “A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos”, de Maysa Cristina de Jesus Siqueira; “A alma entre prazer e dor na apologia do Fédon”, de Aldair José Martins Souza e, “Johnnie Walker: o uso da narrativa na identificação do consumidor com a marca”, de Anísia Silva Costa.   A seção TCC destaca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo, são eles:  1) “Unboxing de brinquedos: dinâmicas entre a publicidade e o consumidor infantil nas mídias digitais, da aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Victória Pereira Cavalcante; 2) “O que o Brasil quer ser quando crescer? Análise do jornalismo de educação e seu papel na atualidade”, da aluna do curso de jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM, Fernanda Silva de Andrade; 3) “As relações entre fé e razão em João Paulo II. Reflexões a partir da carta encíclica Fides et Ratio”, do aluno de Filosofia, Luiz Alconcio Salvador da Silva e; 4) “FASCAR. As influências da comunicação integrada no setor privado varejista”, dos alunos do curso de Relações Públicas, Camila de Cássia Tavares dos Santos, Letícia Pinheiro da Silva, Paulo Ricardo Eduardo da Silva, Thayná Pereira dos Santos e Vitor Fagundes de Oliveira Santos.  A seção ENTREVISTAS apresenta o trabalho realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM que entrevistam dois profissionais da área atuantes em agências de publicidade na cidade de São Paulo. A entrevista foi realizada pelas alunas Giovanna Sanches, Giovanna Santana, Giovanna Paupério, Camila Rodrigues e Carolina Neris.  Já a seção ENSAIOS traz cinco artigos: o primeiro “Multiculturalismo, feminino e o cinema Hollywoodiano: a apropriação da pauta feminista pela indústria do cinema estadunidense” da auna Larissa Gould de Assis, da Universidade São Paulo – ECA-USP; “Comportamento das famílias brasileiras ante ao crescimento de pets como substituto do filho”, dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Comunicação - FAPCOM, Francielly Fontes Mendes, Mariana Haddas Bittner, Paulo Ricardo Brito da Silva e Wellington Antonio Pereira; “Que gosto tem? Uma visão sobre comunicação, estratégias e sabores do Quintal OZ”, dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Aline Macedo, Gabriel Emboava, Juliele Souza, Letícia Santos, Luiz Augusto e Waliton Amorim; “Explorando o sabor e a comunicação do chocolate Trento”, dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Ana Carolina Costa Miranda, Analee Costa, Caio Henrique Souza Barros, Nayara de Souza, Thais Souza Santos e; “Unboxing de brienfquedos: criança consumidora e a publicidade nas mídias digitais”, da aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, Victória Pereira Cavalcante. Completa esta edição a RESENHA da obra “Uma introdução às teorias do currículo” – SILVA, Tomas Tadeus, 2ª. Ed, 9º. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 156p. Autor: Marcos Aurélio Trindade   FAPCOM   Boa leitura! Profa. Ma. Alessandra Barros Marassi
  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 7 n. 4 (2018)

    A revista de graduação COMFILOTEC, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM –, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista eletrônica, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.  Este sétimo volume da COMFILOTEC apresenta as produções de alunos da FAPCOM nas áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas dos cursos.  A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz os artigos “A melancolia como ponto de partida para a Criatividade: disposição transformadora “do cinzento ao matizado”, de Reinaldo Reis da Silva; “Plataformas digitais e o hábito de leitura – um estudo sobre a rede Skoob”, de Dayane Guanabara; “Deus entre o psíquico e o real: a polêmica entre Carl Gustav Jung e Martin Buber”, de Lucas Pereira Teixeira; “A série Friends e as relações de comportamento e consumo”, de Edilene Alves dos Santos; “Uma narrativa de experiência comunicativa: um estudo de caso sobre as formas comunicativas praticadas por Narcóticos Anônimos”, de Tamires Gomes da Silva; “ A Guerra do Vietnã sob o olhar do Fotojornalismo”, de Tainara Cavalcante Santos; “Performatividade de gênero: Judith Butler e uma crítica à alguns conceitos desenvolvidos pelas teorias feministas tradicionais”, de Amanda Recke; “Transgeneridade e pós-verdade: o impacto das mídias sociais nas identidades trans à luz da Teoria Queer”, de Zoe Masan Santos; e, “Dor e felicidade: um estudo da relação entre dor e felicidade em André Comte-Sponville.  A seção TCC destaca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, são eles:  1) “Plano de Comunicação para a marca Petite Sofie”, dos alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM, Francielly Mendes, Mariana Haddas, Paulo Brito e Wellington Pereira; 2) “O samba, a Santa e a comunicação: uma análise sobre o departamento de comunicação da Escola de Samba Unidos de Vila Maria no Carnaval de 2017”, do aluno Gustavo Andrade, do curso de Jornalismo da FAPCOM, 3) "A evolução do “ser mais” em Paulo Freire e a relação professor-aluno”, do aluno de Filosofia da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM Marcos Aurélio Trindade e 4)   INSTACARRO - RELAÇÕES PÚBLICAS, EMPREENDEDORISMO E TENDÊNCIAS: as práticas das Relações Públicas nos cenários das Startups, dos alunos Darlene Ribeiro, Deyse Reis, Eulália Vieira, Gabriel Rodrigues, Izabelly Rateiro e Suellyn Lofy.  A seção ENTREVISTAS apresenta o trabalho realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM que entrevistam um profissional da área de Marketing Digital atuantes em empresas do setor em São Paulo. A entrevista foi realizada pelos alunos Orlando Neto e Natália Melo; e entrevistou o empresário e professor de Neuromarketing, Lucas Nascimento, da agência Hiro Comunicação.  Já a seção ENSAIOS traz dois trabalhos: o primeiro “Angústia: crônicas sobre voluntariado na Cracolândia, do auno Thomas Augusto Sampaio Ferraz, do curso de Jornalismo; e o curta-metragem intitulado “Crise de Identidade nas redes sociais” realizado como atividade na disciplina Transmídia, pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM, Nathan França de Souza, Sabrina Lopes da Silva, Lucas Matheus Marino da Silva Pires, Matheus Marino Costa e Felipe Batista de Souza.  Completa esta edição a RESENHA da obra “Webwriting: Redação para a mídia digital” de Bruno Rodrigues, publicado pela Editora Atlas em 2014, elaborada pelo aluno de Multimídia da FAPCOM, Patrick Richard Mamona Ngoma.  Boa leitura!  Profa. Ma. Alessandra Barros Marassi  Editora
1-5 de 11