Cinema Hollywoodiano e a questão da Indústria Cultural na época das redes sociais

Autores

  • Victória Carolina Ashiley S. Do Rosário
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo S. Aguiar (Orientador)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explorar as possíveis conexões entre a Indústria cinematográfica de Hollywood e as redes sociais a partir de uma perspectiva reflexiva e sensível sobre a tecnologia nos meios de comunicação de massa (MCM). Contudo, como a Indústria cinematográfica de Hollywood influencia o comportamento e o consumo da sociedade atual? Mas qual o olhar que devemos ter em relação às mudanças tecnológicas nos dias de hoje? Por que a filosofia de Matrix ainda é relevante para a construção da sociedade contemporânea? Pensar em uma discussão sobre a Indústria cultural e a influência das redes sociais com o olhar voltado para o cinema e a sua midiatização é fundamental para refletir sobre o papel que a Indústria cinematográfica de Hollywood têm tido na produção de determinados filmes hegemônicos ao longo das últimas décadas e recuperar experiências que ousaram desafiar essa hegemonia. Nesse sentido, o presente artigo trata de elementos de uma teoria crítica em relação ao cinema a partir do encontro entre a filosofia de Theodor Adorno e a distopia de Matrix.

Downloads

Publicado

12/03/2023