O SHOW DA VIDA: Características do Infotenimento no Fantástico

Autores

  • Heidy Orui Tujimura Ferreira
  • Bruno César dos Santos

Resumo

Neste artigo, foram analisadas as características dos elementos de infotenimento presentes no programa “Fantástico”, da Rede Globo. Mais especificamente, foram observados quais são os instrumentos usados na estratégia de informação, atrelados ao entretenimento, bem como potenciais ações para possível retenção dos espectadores de variadas plataformas. Para isso, foram selecionadas cinco edições do programa, transmitidas em 2020 e 2021, de forma aleatória, mobilizando os conceitos dos estudos de Aronchi de Souza (2004), Gomes (2011), Dejavite (2001, 2007 e 2008) e Arbex Júnior (2001). Foi possível notar que a revista eletrônica dominical emprega elementos tecnológicos e narrativos, para conectar-se emocionalmente com seu público, criando a atmosfera de espetáculo e assim, garantindo audiência e visualização de seu conteúdo, por meio do fait divers.

Downloads

Publicado

13/12/2021