Crise da educação e as novas tecnologias: uma análise a partir de Hannah Arendt e Martin Heidegger

Autores

  • Ingrid Cristina Nina Luziani Negri
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar (orientador)

Palavras-chave:

COMFILOTEC , Comunicação, FAPCOM, Educação, Filosofia

Resumo

No meio educacional entende-se a necessidade da técnica e tradição como fatores complementares para o ensino, mais precisamente, como ferramentas. Essa maneira de definir estes conceitos é incorreta, além de prejudicial ao processo de formação da pessoa, sendo um dos principais agravantes da Crise da Educação. Segundo Hannah Arendt a Crise vem a ocorrer em um ambiente de fragilidade, em que as estruturas de ensino-aprendizagem já são precárias não apenas no local específico em que ela aparece, mas não percebemos isso justamente por ignorar a Tradição, vista como algo ultrapassado e irrisório. Partindo desse pressuposto, se estabelecerá uma relação entre o esquecimento da Tradição e a má interpretação da Técnica a partir de uma abordagem heideggeriana, uma vez que as explicações mal fundamentadas da técnica são construídas a partir da visão do senso comum, que conhece a tecnologia apenas a partir do que está à sua frente, quando ela deve ser vista além do mero caráter instrumental, principalmente no que diz respeito a formação.

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Publicado

15/10/2020