Unboxing de brinquedos: criança consumidora e a publicidade nas mídias digitais

Autores

  • Victória Pereira Cavalcante
  • Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag (orientadora)

Palavras-chave:

COMFILOTEC , Comunicação, FAPCOM, Ensaios, Publicidade, Propaganda

Resumo

O unboxing de brinquedos é um fenômeno originado nas mídias digitais, com principal foco no Youtube, onde é tangível uma percepção sobre as relações das crianças com a internet. Nosso objetivo foi entender melhor se o unboxing de brinquedos está associado aos novos formatos publicitários, que se fortificam ao passo que os benefícios atrelados às mídias online são percebidos pelas marcas, como o menor investimento de recursos financeiros e muito mais segmentação. A partir disso, encontramos uma lógica publicitária direcionada às crianças nos vídeos de unboxing de brinquedos, o que além de levantar questionamentos sobre a publicidade oculta, bate de frente com as normas para publicidade infantil. Percebemos um novo paradigma da criança consumidora, que surgiu com as mídias interativas e que motivou uma análise de visões opostas, nos levando às teorias ligadas ao conceito de mídia-educação.

Downloads

Publicado

01/11/2018