O samba, a Santa e a comunicação: uma análise sobre o departamento de comunicação da Escola de Samba Unidos de Vila Maria no Carnaval de 2017

Autores

  • Gustavo Andrade
  • Prof. Me. Mauricio Gasparotto (orientador)

Palavras-chave:

COMFILOTEC , Comunicação, FAPCOM, Jornalismo

Resumo

A pesquisa trata-se de um estudo de caso sobre o trabalho realizado pelo departamento de comunicação da escola de samba Unidos de Vila Maria, no Carnaval de 2017, no qual prestou sua homenagem aos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O estudo analisa quais foram as principais estratégias utilizadas pelo departamento no relacionamento com seus públicos de interesse, como a Arquidiocese de São Paulo e o Santuário Nacional de Aparecida, a mídia e a comunidade em geral. Também explora quais fatores levaram a agremiação a se tornar a primeira e única a receber da Igreja Católica um termo de ciência e acompanhamento de seu desfile. Para a construção desta monografia foram utilizadas referências bibliográficas das áreas de assessoria de imprensa, carnaval, além de mídia e religião. Formado em 2014, o departamento de comunicação, desde sua fundação, foi em busca do apoio de órgãos da Igreja. Durante a realização do enredo, enfrentou críticas de fiéis, protestos e abaixo-assinados. Mesmo assim, conseguiu retratar a história, seguir as orientações impostas e mostrar a importância de seus projetos sociais, além da necessidade do trabalho de assessoria de imprensa no Carnaval.

Downloads

Publicado

01/06/2018