POLÍTICA DE PRIVACIDADE

PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO – PAULUS, associação civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob n.º 61.287.546/0001-60, com sede na cidade de São Paulo, na Rua Francisco Cruz, n.º 199 – Vila Mariana – São Paulo, em virtude do advento da Lei Federal n.º 13.709/2018 que estabeleceu a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), entendendo ser necessário o estabelecimento de uma Política de Privacidade acerca do tratamento dos dados pessoais de todo seu público, seja este interno (colaboradores, membros associados, etc.) ou externo (clientes, fornecedores, alunos, etc.), todos denominados individualmente como “Titular dos Dados”, estabelece a presente Política.

São definidos no artigo 5º da LGPD:
I – dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

II – dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

III – dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

IV – banco de dados: conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico;

V – titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

VI – controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

VII – operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

VIII – encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);

IX – agentes de tratamento: o controlador e o operador;

X – tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;

XI – anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;

XII – consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;

XIII – bloqueio: suspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados;

XIV – eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado;

XV – transferência internacional de dados: transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro;

XVI – uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicas no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados;

XVII – relatório de impacto à proteção de dados pessoais: documentação do controlador que contém a descrição dos processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco;

XVIII – órgão de pesquisa: órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter histórico, científico, tecnológico ou estatístico;

XIX – autoridade nacional: órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta lei em todo o território nacional;

A PAULUS, na qualidade de CONTROLADOR, buscando atender ao preconizado na LGPD, institui a presente Política de Privacidade (“Política”), para dar conhecimento aos interessados do tratamento conferido aos dados pessoais dos titulares dos dados e para ser amplamente divulgada em seus canais de comunicação, aplicações e plataformas, tornando-a pública e acessível.

A PAULUS, comprometida em resguardar sua privacidade e proteger seus dados pessoais, vem através da “Política de Privacidade” estabelecer de modo transparente os processos de tratamento de dados, bem como esclarecer os direitos dos titulares desses dados.

Como condição para acesso e uso das funcionalidades exclusivas em páginas/plataformas/aplicativos da PAULUS, você declara que fez a leitura completa e atenta desta “Política”, estando plenamente ciente de sua integridade, e expressa concordância com os termos aqui estipulados.

Ao aceitar os termos desta Política de Privacidade, você concorda expressamente em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos e em não alterar a sua identidade ou seus dados pessoais de qualquer forma no acesso e na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será o único responsável pelas informações falsas, desatualizadas ou imprecisas que fornecer diretamente à PAULUS.

A presente Política é aplicável a todo e qualquer meio de coleta de dados administrados pela PAULUS para o tratamento de dados pessoais, seja ele digital ou manuscrito, em todas as unidades, filiais e dependências da PAULUS, incluindo comunidades, Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM, loja virtual, Centro PAULUS de Produção, Centro PAULUS de Difusão, livrarias e dependências da Assistência Social PAULUS.

A PAULUS coletará as informações inseridas pelos titulares dos dados, quando do preenchimento de formulários, cadastros, envio de currículos, bem como aquelas que são coletadas automaticamente quando da utilização das páginas da PAULUS. Em ambos os casos poderão ser utilizados os dados pessoais e os chamados dados pessoais sensíveis.

Nos limites permitidos pela legislação aplicável, a PAULUS poderá tratar os dados descritos abaixo.

4.1  Dados coletados automaticamente

São dados coletados durante o acesso às nossas páginas, como características do dispositivo de acesso e do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, páginas seguintes acessadas após a saída das nossas páginas, ou qualquer termo de procura digitado nos sites ou em referência a estes, dentre outros.

Para tal coleta, a PAULUS utiliza cookies com o propósito de melhorar a experiência do usuário em seus sites e aplicativos, de acordo com seus hábitos e suas preferências. É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, o armazenamento de cookies. No entanto, o usuário deve estar ciente de que, se desabilitado, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre cookies, verifique o conteúdo do item 7.

5.1 Informações fornecidas pelo usuário


5.1.1. Dados de identificação e cadastro: nome completo, CPF, data de nascimento, documento de identidade, gênero, e-mail, telefone, endereço residencial, estado civil, escolaridade, instituição de trabalho, área de atuação e cargo.

5.1.2. Dados solicitados para fins de atendimento da legislação educacional, trabalhista e/ou socioassistencial:

I. Cópia de documentação: RG, CPF, CNH, CTPS, certidão de nascimento, comprovante de renda, declaração de imposto de renda, comprovante de residência, holerite, carteira de trabalho, foto, histórico escolar, cópia do certificado de conclusão do ensino médio, diploma de ensino superior, carta de recomendação, dentre outros documentos eventualmente necessários para atendimento da legislação aplicável;

II. Informações complementares: filiação, nacionalidade, local de nascimento, profissão, dados bancários, informações socioeconômicas;

III. Informações acadêmicas: informações relativas a escolaridade, tais como ano de conclusão, nome completo da instituição de ensino, estado e localização da instituição, tipo de instituição e tipo de curso;

IV. Informações do aluno: número de matrícula, curso em que está matriculado, valor da mensalidade a depender do curso escolhido, informações sobre o desempenho (por exemplo: notas, frequência, histórico comportamental, etc.), informações sobre o término da relação com a faculdade (por exemplo: data de conclusão do curso, data de emissão do diploma, curso concluído, etc.);

V. Dados sensíveis: informações sobre origem racial ou etnia, informações sobre saúde (por exemplo, se é portador de necessidades especiais, comprovante médico sobre afastamento, etc.), biometria, convicção religiosa. Os dados poderão ser compartilhados: (I) com as filiais da PAULUS; (II) com órgãos públicos;

(III) mediante requerimento judicial ou administrativo; (IV) para cumprimento da legislação; (V) para proteção dos interesses da PAULUS; (VI) com empresas parceiras para o desenvolvimento de atividades.

5.1.3. O detalhamento do uso dos dados dos titulares dos dados está contido na planilha Anexa à presente Política, na forma de seu Anexo I (TABELA DE USO DE DADOS).

Em todas as operações que envolvam a coleta de dados, observadas as exceções dispostas na LGPD, será requisitado o consentimento expresso do titular dos dados ou, se menor de idade, seu responsável. A recusa do consentimento implicará na impossibilidade de se estabelecer os vínculos necessários com a PAULUS, podendo, inclusive, obstar a continuidade de eventuais demandas, solicitações, prestação de serviços, processos ou atendimentos junto à PAULUS e qualquer uma de suas filiais.

7.1 O que são Cookies?

Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador do usuário por sites e aplicativos. Os arquivos de cookies podem ser utilizados para diversas finalidades como: identificar o visitante, lembrar preferências de navegação, ajudar a entender áreas do site que precisam ser aprimoradas, oferecer anúncios direcionados e conteúdo personalizado.

7.1.1 Cookies primários e cookies de terceiros Os cookies podem ser primários ou de terceiros. Um cookie primário é aquele que você recebe diretamente da PAULUS. Um cookie de terceiro é aquele que você recebeu de uma outra parte, como por exemplo o Google ou o Facebook. Apesar de não controlarmos o que terceiros fazem em seus próprios sites ou em outros sites, poderemos trabalhar
com determinados provedores terceirizados, como o Google ou o Facebook, para permitir que seus cookies funcionem através de nosso site. Assim, a PAULUS poderá aprender mais sobre a experiência dos usuários em seu site e personalizar melhor os seus serviços.

7.1.2 Cookies persistentes e cookies de sessão Um cookie persistente é um cookie armazenado pelo navegador até que expire ou que você o elimine. A expiração de um cookie persistente é determinada pelo criador do cookie e pode ocorrer em uma determinada data ou após a passagem de um tempo da sessão. Isso significa que, durante a vida útil do cookie, as informações serão transmitidas ao servidor do criador toda vez que o usuário visitar o site ao qual ele pertence ou outro site configurado para verificar esse cookie. Por esse motivo, os cookies persistentes também são chamados de “cookies de rastreamento”.

Um cookie de sessão é criado temporariamente em seu dispositivo para ser usado por um site durante sua visita. Esse tipo de cookie poderá armazenar informações inseridas e rastrear sua atividade no site. Um cookie de sessão é eliminado depois que você sai do site ou quando o navegador é fechado. Um bom exemplo de cookie de sessão é o carrinho de compras em um site de comércio eletrônico. O cookie de sessão armazena os itens que você adiciona ao carrinho para que não sejam esquecidos enquanto você visualiza produtos em outras páginas do site. Usando um cookie de sessão, todos os itens estarão no carrinho quando você for para a página de pagamento.

7.2. Como utilizamos os Cookies?

A PAULUS utiliza cookies para facilitar o uso das páginas e adaptá- -las aos seus interesses e necessidades, bem como para entender como você utiliza nossos sites e serviços, auxiliando na melhoria da estrutura e do conteúdo. Após o seu consentimento para a utilização de cookies, quando do uso das páginas da PAULUS, a PAULUS armazenará um cookie em seu dispositivo para lembrá-lo disso na próxima sessão.

A qualquer momento, o usuário poderá revogar seu consentimento quanto aos cookies, pelo que deverá apagar os cookies das páginas da PAULUS utilizando as configurações de seu navegador de preferência. Salienta-se que, caso o usuário não aceite alguns cookies das página.

7.3. Quais tipos de Cookies usamos?

Os sites da PAULUS poderão usar Cookies Necessários, Cookies de Desempenho, Cookies Funcionais, Cookies de Segmentação e Cookies de Mídia Social. Quaisquer desses cookies poderão ser cookies primários ou cookies de terceiros, persistentes ou de sessão.

Cookies Necessários: são cookies obrigatórios para o correto funcionamento do site. Por exemplo, gravar o estado no primeiro acesso e gerar as informações com base nessas escolhas. Se você configurar seu navegador para bloquear esses cookies, algumas partes do site não funcionarão. Cookies Necessários não armazenam dados pessoais.

Cookies de Desempenho: são cookies utilizados para contar visitas e fontes de tráfego, medir e melhorar o desempenho do site. Cookies de Desempenho não armazenam dados pessoais.

Cookies Funcionais: são cookies que permitem que o site se lembre das escolhas que você faz, oferecendo funcionalidades aprimoradas e recursos mais personalizados. Cookies Funcionais podem armazenar certos tipos de dados pessoais.

Cookies de Segmentação: são cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse dos usuários. Podem ser utilizados para apresentar publicidade mais direcionada. Cookies de Segmentação podem armazenar certos tipos de dados pessoais.

Cookies de Mídia Social: são cookies que facilitam o compartilhamento em redes sociais, fornecem ferramentas para que você se conecte ao site e nos ajudam a entender melhor tanto o público-alvo do site como a eficácia de nossa divulgação nas mídias sociais. Estes são cookies de terceiros. As escolhas em relação a esses cookies são determinadas pelas plataformas de mídia social nas quais você tem conta. Cookies de Mídia Social podem armazenar certos tipos de dados pessoais.

Cookies de Mídia Social: são cookies que facilitam o compartilhamento em redes sociais, fornecem ferramentas para que você se conecte ao site e nos ajudam a entender melhor tanto o público-alvo do site como a eficácia de nossa divulgação nas mídias sociais. Estes são cookies de terceiros. As escolhas em relação a esses cookies são determinadas pelas plataformas de mídia social nas quais você tem conta. Cookies de Mídia Social podem armazenar certos tipos de dados pessoais.

7.4. Como gerenciar Cookies

A maioria dos navegadores permite que você escolha se aceita os cookies, elimine
cookies já definidos, entre outras ações. As opções disponíveis e o mecanismo usado variam de acordo com o navegador. Para saber mais, visite a página de suporte do navegador de sua preferência:

a) Internet Explorer: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies;

b) Mozilla Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/cookies-informacoes-sites-armazenam-no-computador;

c) Google Chrome: https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&%20hl=pt-BR;

d) Safari: https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

A PAULUS armazenará as informações coletadas em servidores próprios ou por ela contratados. A PAULUS utiliza os meios razoáveis de mercado e legalmente requeridos para preservar a privacidade dos dados coletados em suas páginas. Desta forma, adota as seguintes precauções:

I. Métodos padrão e de mercado para criptografar e anonimizar os dados coletados;

II. Monitoramento contínuo dos sistemas de informações de modo a prevenir, detectar e bloquear ações danosas;

III. Proteção contra acesso não autorizado a seus sistemas;

IV. Acesso aos dados somente por profissionais que exercem funções necessárias para atendimento das finalidades específicas;

V. Acesso somente de pessoas previamente autorizadas ao local onde são armazenadas as informações coletadas;

VI. Somente autoriza o acesso de pessoas previamente estabelecidas ao local onde são armazenadas as informações coletadas;

VII. Aqueles que entrarem em contato com as informações deverão se comprometer a manter sigilo absoluto. A quebra do sigilo acarretará responsabilidade civil e o profissional será responsabilizado nos moldes da legislação brasileira; 

VIII. Registro de login indicando momento, duração, identidade do funcionário ou do responsável pelo acesso e o arquivo consultado, com base nos registros de conexão e de acesso a aplicações.

A PAULUS adota os melhores esforços, no sentido de preservar a privacidade dos dados dos usuários. Entretanto, nenhum site é totalmente seguro e a PAULUS não pode garantir integralmente que todas as informações que trafegam nas páginas não sejam alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida.

As informações coletadas por meio das páginas da PAULUS ou por outros canais de coleta serão automaticamente excluídas dos servidores e de nossos arquivos quando deixarem de ser úteis aos fins para os quais foram coletadas, ou quando o usuário solicitar a eliminação de seus dados pessoais.

Sem prejuízo, as informações poderão ser conservadas para cumprimento de obrigação legal ou regulatória, transferência a terceiro – desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados – e uso exclusivo da PAULUS, desde que anonimização e com acesso vedado a terceiros.

Conforme estabelecido no artigo 18 da LGPD, são direitos do titular
dos dados:

“Art. 18. O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador,
em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e
mediante requisição:

I – confirmação da existência de tratamento;

II – acesso aos dados;

III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;

V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta Lei;

VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

IX – revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º desta Lei.”

O titular dos dados poderá requisitar atendimento e esclarecimentos acerca do uso de seus dados pela PAULUS por intermédio do e-mail: [email protected], o qual será atendido no prazo previsto na Lei Geral de Proteção de Dados.

O titular dos dados declara-se ciente de que a exclusão dos dados observará os requisitos da LGPD, e que os dados que implicam em cumprimento de requisito legal observarão o prazo de armazenamento determinado na legislação aplicável, para posterior exclusão.

A PAULUS, no desempenho de suas atividades, pode circular informações confidenciais e/ou privilegiadas suas ou de terceiros. Tais informações possuem destinatário e propósito específico, sendo vedada desde já a utilização das informações por pessoas não autorizadas pela PAULUS ou estranhas às atividades que as informações estejam relacionadas.

O uso não autorizado ou desvirtuado das informações confidenciais e/ ou privilegiadas ensejará na aplicação das penalidades previstas na legislação cabível, sem prejuízo de o responsável pelo uso não autorizado ou desvirtuado responder por eventuais danos causados à parte titular da informação confidencial ou privilegiada e/ou à parte prejudicada com o uso das mencionadas informações.

Todos os e-mails emitidos por contas corporativas da PAULUS, exceto as contas vinculadas aos alunos da FAPCOM, conterão o aviso abaixo no idioma português, italiano e inglês:

“Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada ou, ainda, protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou ainda tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o.

Para maiores informações, acesse nossa Política de Privacidade em nossos canais de comunicação. Agradecemos sua cooperação e compreensão.”

Esta Política poderá ser atualizada pela PAULUS, a qualquer tempo, mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o usuário tenha optado por receber comunicações por esse meio.

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei n.º 13.709/2018, independentemente das leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio da sede da PAULUS para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

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