5 HORAS - 9H ÀS 14H (SÁBADO) 01 DE ABRIL

OFICINA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Carga Horária

5H

Categoria

Curso Extensão

Modalidade

Presencial

Área

Acadêmica

Sobre o Curso:

A partir de uma abordagem teórico e prática o curso vai tratar das características do trabalho acadêmico, sua linguagem, estrutura, base de dados e normas técnicas. A finalidade é oferecer instrumentos para que o aluno de graduação e pós-graduação faça seus trabalhos com segurança e tranquilidade.

Programação:

01/04/2023

Horário das aulas:

9h às 14h

Mais informações:

Ementa: Tipos de trabalhos acadêmicos. Resumo, resenha, fichamento e organização das leituras. Plataformas de busca acadêmicas. Plágio, autoria e ética em pesquisa. Estilo e redação do texto científico. Normatização de trabalhos acadêmicos. Planejamento e organização de etapas da pesquisa.

 

Conteúdo programático: 

1-    Preparação dos estudos

Resumo, resenha

Fichamento

Organização das leituras.

2-    Especificidades dos trabalhos acadêmicos

Tipos de trabalhos acadêmicos.

Plataformas de busca acadêmicas.

Plágio, autoria e ética em pesquisa.

3-    Escrita e projetos de pesquisa

Estilo e redação do texto científico.

Normatização de trabalhos acadêmicos.

Planejamento e organização de etapas da pesquisa.

Professora:

Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Produção Editorial (FAPCOM). Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), lecionando desde disciplinas mais aplicadas que tangenciam Pesquisa de Mercado, Planejamento de Comunicação, Comportamento do Consumidor e Narrativas, até disciplinas mais teóricas sobre Metodologia Científica. Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.

Localização:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030

VALOR

R$40,00

"Condições especiais para alunos e ex alunos FAPCOM*

FAPCOM Digital

Plataforma de cursos on-line da Faculdade Paulus de Comunicação.