FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Assistência social
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
      • COLAP
  • Graduação
    • Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Lista de cursos
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
    • Mídias Religiosas (Lato Sensu)
  • Extensão
  • Mídia
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Notícias
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

16/06/17 O papel do webwriting no mercado

16 de maio de 2017
  • Sala de Imprensa

Fonte: Leia e Opine

Nos últimos dois sábados este blogueiro participou da oficina de Webwriting realizada pela Fapcom em seu campus na Vila Mariana. Liderada pelo professor Bruno Ferreira, a atividade foi dividida em duas partes.

O primeiro encontro teve como base a reflexão sobre temas relacionados à cultura digital e afins como: hibridismo, transmídia, cibercultura, público, viralização, hipermídia, entre outros e uma análise sobre o conteúdo que está sendo divulgado nas redes sociais.

Já o segundo encontro abordou as estratégias e linguagens mais apropriadas para serem usadas nas redes. O fato de conhecer o público foi apontado como primordial para qualquer desenvolvimento de trabalho na web. Pois, a boa comunicação só será possível com um público bem delimitado.

Para isso, é preciso entender o conceito de persona: ou seja, cabe ao administrador da página entender seu público como uma pessoa com um perfil detalhado que leve em consideração idade, ocupação, sexo e renda. É este perfil que guiará a estratégia de comunicação da empresa/negócio.

Outro ponto abordado foi a questão de que não se pode pensar apenas no conteúdo que é divulgado, mas é crucial atentar-se ao relacionamento com o público e verificar a disponibilidade do produto oferecido.

A criatividade é outro aspecto muito relevante quando o assunto é conteúdo na rede. No atual cenário das mídias sociais, apresentar um conteúdo com ressignificação pode auxiliar e muito na propagação da ideia. Vide o sucesso absoluto de memes.

É preciso ter consciência também que o webwriter é o responsável por todo o conteúdo digital e não somente os textos. Todo o contexto, desde imagens e vídeos faz parte da estratégia traçada inicialmente.

Quanto à linguagem é preciso que a abordagem seja semiformal ou até mesmo coloquial, afinal é em busca de um discurso leve que as pessoas acessam às redes sociais.

Cabe ao responsável pelo webwriting desenvolver um conteúdo que estabeleça uma relação com o público, afinal é este que consome o produto ou a informação oferecida.

A Fapcom oferece uma lista de cursos de extensão com valores de investimento acessíveis e conteúdos programáticos valorosos. Vale a pena conferir.

 

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id faculdadepaulus belongs to a username. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
Graduação
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Filosofia
  • Audiovisual
Vestibular
  • Agende uma visita
  • Inscrições
  • Lista de aprovados
  • Manual do Candidato
  • Mensalidades
  • Provas
  • Segunda faculdade
  • Transferência
Cursos de Extensão
  • Comunicação
  • Comunicação e Educação
  • Idiomas
  • Cursos Gratuitos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Revista Comfilotec
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social
  • Produção Editorial
  • Mídias Religiosas
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Tweets

    Tenha o domínio de habilidades técnicas nos três meios de comunicação. Aprenda a criar conteúdos específicos. 🎙📺 Inscreva-se agora no vestibular: https://t.co/8Wo9jvk0U1

    #vestibular2021 #radio #televisao #internet

    Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    secretaria1@fapcom.edu.br

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2021 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados