Sobre o Evento

A Mostra de Memória Cultural FAPCOM tem como objetivo apresentar e refletir temáticas relacionadas à preservação da memória a partir de uma perspectiva histórico-crítica e cultural na afirmação das identidades, da resistência e dos olhares produzidos a partir da arte e seus atravessamentos na Comunicação.

II Mostra Virtual de Projeto Memória: Personalidades da Comunicação, Letras e Artes:

Ementa:

Projeto desenvolvido pelo professor Lucas Cangelli em parceria com os professores Fernando Mariano e Lawrence Shum através de projeto interdisciplinar das disciplinas de Produção para TV e Vídeo, Trilha Sonora e sonoplastia, Edição de vídeo e Direção de fotografia, dos 1º semestre de AV e 3º semestre de Rádio, TV e Internet. O projeto visa contribuir com a memória das áreas de comunicação e cultura a partir de entrevistas com personalidades realizadas pelos alunos.

Lucas Cangeli, Lawrence Shum, Fernando Mariano

Podcast - Trabalho escravo - Filosofia Nômade em parceria com a ONG CAMI:

Ementa:

O Projeto Filosofia Nômade faz parte das atividades de extensão do curso de filosofia. Por meio de conversas marcadas pela análise filosófica, busca abordar temas da atualidade, visando o aprofundamento das informações e a valorização do olhar humanístico. Nessa semana vai participar da reflexão sobre o que é a identidade, a memória e o apagamento através do contato com o Centro de apoio ao migrante - CAMI.

Dsponível nas redes FAPCOM

Pascoal, Deisy e Marcella

Exibição Audiovisual - Curta-metragem Janaina - Roteiro e Direção do Prof. Renato Cândido - Seguido de roda de conversa sobre os temas: Identidade, Memória e Apagamento:

Sinopse:

O curta-metragem “Janaína” traz a história de Janaína, uma senhora negra que descobre uma relíquia em seu nome numa das obras do metrô linha 6 Laranja no bairro do Bixiga. Trata-se de um antigo cavaquinho enferrujado. As memórias e lembranças de Janaína senhora a levam a reviver seus tempos de adolescente no bairro do Bixiga no ano de 1973, quando ainda aprendia a tocar cavaquinho junto sua avó, Dona Liberta.

25/04 período matutino - sala 2.07 e 28/04 período noturno - LAB 01

Prof. Renato

Roda de conversa com a ONG - CAMI (Centro de Apoio ao Migrante) e com Coletivo Mobiliza Saracura Vai-Vaio (movimento popular que reivindica o reconhecimento público do sítio arqueológico do Quilombo do Saracura encontrado nas obras do metrô Brigadeiro, linha 6):

Ementa:

O CAMI realiza o acolhimento e fornece informações e orientações aos imigrantes e refugiados, buscando assegurar o exercício dos seus direitos, cidadania e dignidade. O encontro será focado em conhecer esses processos e debater o apagamento das diferentes culturas.

Ementa:

O Coletivo Mobiliza Saracura Vai-Vai é um grupo de pessoas que luta pela valorização da memória cultural do Quilombo do Saracura que ficava às margens do córrego Saracura, onde atualmente se situa o bairro do Bixiga. Recentemente foram descobertos, nas escavações da obra do metrô de SP, da linha 6, Brigadeiro, objetos desse período. Com isso, esse grupo de pessoas, que congrega desde antropólogos, museólogos, representantes da escola de samba Vai-vai, até os moradores do bairro, se mobilizou via redes sociais para reivindicar junto às autoridades competentes espaço para a valorização viva deste legado histórico.

Data e Local:

27/04 período matutino segundo tempo - sala: 3.14 e período noturno no primeiro tempo - sala 1.07

Tiago, Deisy e Marcella.

Entrevista e produção de Videocast - O museu e seu papel na identidade, memória e apagamento :

Ementa:

Como parte do projeto da disciplina sobre Comunicação digital, memória cultural e sustentabilidade será realizada entrevista com a profa. Dra. Cláudia Leonor - UniSagrado- Bauru e Sócia-fundadora do Museu da Pessoa, com o objetivo de discutir as novas linguagens dos museus e a importância da expansão das memórias e identidades pelos territórios como forma de combate ao apagamento cultural.

Sala 2.07

28/04 das 9h às 11h

Marcella

Textos indicados para trabalho em sala de aula:

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de José Volkamann. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain Francçois. Campinas, SP: UNICAMP, 2007

Faculdade Paulus de Comunicação

Rua Major Maragliano, 191 | São Paulo - SP