Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

FAQ

Nessa seção reunimos as principais questões sobre a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e como são os procedimentos acadêmicos, de modo a facilitar o seu esclarecimento e apoiar a escolha de sua carreira e da instituição onde irá estudar. Caso precise de mais alguma informação, não hesite em entrar em contato conosco.

Teremos grande prazer em esclarecer suas dúvidas.

FAPCOM

  • 1. Como faço para visitar a faculdade?

    Devido ao cenário atual, as visitas estão interrompidas. 

    Em caso de dúvidas ou informações, envie um e-mail para atendimento@fapcom.edu.br  

    Ir para o topo
  • 2. Como faço minha inscrição?

    As inscrições são feitas exclusivamente pelo site vestibular.fapcom.edu.br.

    Ir para o topo
  • 3. Qual o valor da inscrição? É possível ter isenção?

    A taxa de inscrição é de R$30,00. São isentos: Candidatos ENEM e Treineiros. Inscritos em ações especiais da FAPCOM como feiras e palestras. ATENÇÃO: para os casos de isenção o sistema gera o boleto, mas no próximo dia útil ele consta como pago/ isento.  

    Ir para o topo
  • 4. Como consigo um boleto de inscrição atualizado?
    Basta acessar a Central do Candidato com seu CPF e data de nascimento. Na etapa – Pagamento, escolher a forma de pagamento e prosseguir.
    Ir para o topo
  • 5. Consigo ingressar com minha nota do ENEM? 
    Sim, escolha a opção “ENEM”. No ato da inscrição será solicitado seu número de registro do ENEM e ano da prova realizada (“ano de referência”). 
     
    Ir para o topo
  • 6. Há provas para treineiros?

    Sim. Na “Forma de ingresso” escolha a opção “Treineiro”, porém o treineiro não é classificado.

    ATENÇÃO: Treineiros são isentos do pagamento da taxa de inscrição. O sistema gera o boleto, mas no dia seguinte ele consta como pago/ isento. Não é preciso pagar o boleto caso você se inscreva como Treineiro.

    Ir para o topo
  • 7. Há possiblidades de bolsas, descontos, ProUni ou financiamentos?

    a.  Acredite no seu Potencial As provas da campanha “Acredite em Seu Potencial” acontecem todo semestre. Nela é possível obter até 45% de desconto válidos por todo o curso, de acordo com o desempenho na prova. Cada edição tem datas específicas que podem ser consultadas no site vestibular.fapcom.edu.br.

    ATENÇÃO: as bolsas são concedidas APENAS para ingressantes no Ensino Superior. Transferências, Retorno de matrícula trancada ou Segunda Graduação não concorrem às bolsas.

    b. Incentivo ao Estudo Esta bolsa deve ser solicitada no ato da matrícula e oferece de 10% a 40% de desconto para todo o curso a partir de uma análise de renda (renda média familiar). Saiba mais, clicando aqui

    c. Convênio congregacional Candidatos e alunos que comprovam algum vínculo com instituições religiosas (sem restrição de religião) obtém 40% de desconto nas mensalidades para todo o curso. A comprovação é feita por meio de carta ou declaração simples da instituição religiosa.

    d. PPA O Programa de Pagamento Alternativo (PPA) é o financiamento da FAPCOM. Com ele você pode financiar a semestralidade do seu curso, sem juros ou vínculo com bancos. Saiba mais aqui.

    e. ProUni A FAPCOM aceita ingresso via ProUni. Este é um programa de bolsas do governo onde é possível obter 50% ou 100% de desconto. Mais informações no site do ProUni

    ATENÇÃO: OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.

    Ir para o topo
  • 8. Qual o local da prova e tempo para concluí-la?

    As provas para ingresso no Primeiro Semestre de 2021 serão realizadas on-line, com duração total de 3h para prova completa, e 1h30 para redação nos casos de Transferência, 2ª Graduação ou Retorno de aluno. 

     

    Ir para o topo
  • 9. O que devo levar no dia da prova?

    O candidato deverá realizar a prova on-line conforme instruções disponibilizadas via e-mail, após a inscrição.

    Ir para o topo
  • 10. O que estudar para a prova? 

    O conteúdo que pode cair na prova encontra-se no Edital, item 7.2.

    Ir para o topo
  • 11. Como é calculada minha nota no vestibular? 

    As provas são avaliadas com a soma de três partes: interpretação de texto; acertos objetivos das questões; e redação. Cada parte possui um valor diferente. Estes estão descritos no Edital, a partir da página 6.

    Ir para o topo
  • 12. Onde confiro o resultado da prova? 

    O resultado é informado aos candidatos via e-mail, após análise/correção das provas. Prazo de 48h até 7 dias após realização da avaliação.  

    Caso não receba o e-mail, entre em contato conosco: vestibular@fapcom.edu.br.

    Ir para o topo
  • 13. Onde acompanho minha inscrição? 

    Você pode conferir os dados básicos de sua inscrição e confirmação de pagamento na Central do Candidato, de acordo com a sua forma de ingresso nos links abaixo. Para acessá-la, basta digitar o CPF e senha cadastrados na inscrição. 

    Central do Candidato – Vestibular Tradicional

    Central do Candidato – ENEM

    Central do Candidato – Transfêrencia/ 2ª Graduação/ Retorno ao Curso

    Ir para o topo
  • 14. Como altero a escolha do curso ou corrijo uma informação incorreta na inscrição. Ex.: e-mail ou nome incorreto?

    Basta enviar um e-mail para vestibular@fapcom.edu.br com o ASSUNTO “correção de cadastro” e escrever sua solicitação com os novos dados a serem cadastrados.

    Ex.: Escrevi meu endereço errado. O certo é… ; meu CPF está incorreto, este é o número certo: 000.000.000-00. Me inscrevi para Publicidade e Propaganda matutino mas quero cursar Rádio, TV e Internet matutino, etc.

    Ir para o topo
  • 15. Quero fazer transferência da minha faculdade atual para a FAPCOM, como proceder? 

    Passo 1: Inscreva-se para o Vestibular da FAPCOM. Na forma de inscrição escolha a opção “Transferência”.

    Passo 2: realize a prova on-line (duração de 1h30) no dia e horário escolhidos para fazer a redação, cujo tema terá diálogo com a formação profissional do curso desejado, com valor de 100% (cem) da prova.  

    Passo 3: Após aprovação serão analisados o histórico curricular dos conteúdos programáticos das disciplinas cursadas, para possível aproveitamento. Esta análise é necessária para saber em qual semestre você irá ingressar, se é possível eliminar matérias e/ ou quais adaptações serão feitas durante o semestre e curso. 

    Confira abaixo a lista de documentos solicitados para realizar o processo de Transferência: 

    • > Histórico Escolar: Portaria de Reconhecimento do Curso, Data do Processo Seletivo; Classificação no Vestibular e Menção de Participação ou Dispensa no ENADE;
    • > Conteúdos Programáticos do Curso, com carimbo e visto da Instituição de Ensino Superior (IES);
    • > Declaração de Vínculo Acadêmico e Grade Curricular (Transferência).

    ATENÇÃO: Os documentos acima devem ser solicitados com antecedência em sua Instituição de Ensino atual. Caso tenha cursado em mais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), é necessário apresentar também Histórico Escolar e Conteúdo Programático da IES de origem/anterior, junto aos da atual. 

    Passo 4: após realizada a análise você receberá um comunicado para efetuar sua matrícula. 

    Ir para o topo
  • 16. Os documentos de transferência na minha faculdade atual vão demorar para sair, o que posso fazer para adiantar o processo? 

    Você pode solicitar a “carta de apressamento” no e-mail secretaria1@fapcom.edu.br. Com ela você tem uma comprovação de que precisa o quanto antes do documento. Não há como forçar sua atual instituição de entregar o quanto antes, mas com este documento você pode demonstrar, se for o caso, judicialmente que fez uma solicitação documentada.

    Ir para o topo
  • 17. Eu consigo desconto para Transferência? 

    Sim. Além da isenção da matrícula para quem já efetuou o pagamento em outra instituição é possível obter desconto de acordo com a quantidade de pessoas vindas do mesmo curso, na mesma instituição.

    • 20% de BOLSA (1 pessoa).
    • 30% de BOLSA (2 a 5 pessoas).
    • 40% de BOLSA (acima de 5 pessoas).

    Os descontos não são cumulativos e são válidos até o final do curso.

    Ir para o topo
  • 19. Já possuo diploma de Ensino Superior, tenho que fazer o vestibular? 

    Sim. Todos os candidatos, independente da forma de ingresso, precisam fazer a prova. 

    PASSO A PASSO

    Passo 1: Inscreva-se para o Vestibular da FAPCOM. Na forma de inscrição escolha a opção “Segunda Graduação”. 

    Passo 2: Realize a prova on-line (duração de 1h30) no dia e horário escolhidos para fazer a redação, cujo tema terá diálogo com a formação profissional do curso desejado, com valor de 100% (cem) da prova.  

    Passo 3: Após aprovação serão analisados o histórico curricular dos conteúdos programáticos das disciplinas cursadas durante a graduação anterior, para possível aproveitamento. Esta análise é necessária para verificar se é possível eliminar matérias e/ ou se você pode avançar algum semestre. 

    Confira abaixo a lista de documentos solicitados para realizar o processo de Segunda Graduação: 

    • > Diploma de Ensino Superior ou Certificado de Conclusão de Curso (válido por 6 meses); 
    • > Histórico Escolar contendo as seguintes informações: Portaria de Reconhecimento do Curso, Data do Processo Seletivo; Classificação no Vestibular e Menção de Participação ou Dispensa no ENADE; 
    • > Conteúdos Programáticos do Curso, com carimbo e visto da Instituição de Ensino Superior (IES).  

     

    ATENÇÃO: Os documentos acima devem ser solicitados com antecedência em sua antiga Instituição de Ensino Superior. Caso tenha cursado em mais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), é necessário apresentar também Histórico Escolar e Conteúdo Programático das outra IES , junto aos da escolhida. 

    Passo 4: Após realizada a análise você receberá um comunicado para efetuar sua matrícula. 

    Ir para o topo
  • 20. Há desconto para quem já possui diploma de Ensino Superior?

    Sim. Quem comprova já ter finalizado ao menos uma graduação (independente da área cursada ou formato de curso ex.: bacharelado, licenciatura ou tecnológico), além da possível dispensa de matérias, possui 30% de desconto – vindo de outra IES, ou 50% de desconto se for egresso FAPCOM, ambos até o final do curso.

    ATENÇÃO: Os descontos não são cumulativos.

    Ir para o topo
  • 21. Se eu me matricular e desistir, consigo devolução do pagamento?

    Solicitações de devolução por desistência são aceitas até 15 dias antes do início das aulas. Neste caso é ressarcido 70% do valor pago e a solicitação é feita mediante abertura de requerimento na secretaria da FAPCOM.

    Ir para o topo
  • 22. Até quando posso fazer minha matrícula?

    As matrículas podem ser feitas até uma semana antes do início das aulas. Em casos especiais é possível estender esse prazo para mais alguns dias.

    Ir para o topo
  • 23. Qual o valor da matrícula e formas de pagamento?

    A matrícula corresponde à primeira mensalidade. Portanto é o mesmo valor de uma mensalidade do seu curso.

    Para conferir o investimento de cada curso clique aqui.

    Aceitamos dinheiro, débito e crédito (à vista). Parcelamento somente em casos específicos.

    Ir para o topo
  • 24. Quais documentos necessários para matrícula?

    As matrículas, para ingresso em 2021/1, serão realizadas de forma on-line. Para isso, é necessário: 1. Digitalizar os documentos solicitados; 2. Acessar a Central do Candidato com seu Login (CPF) e senha escolhida no momento da inscrição; 3. Anexar os documentos solicitados nos campos correspondentes que estarão disponíveis ao lado esquerdo da tela, logo abaixo dos dados da inscrição; 4. Finalizar clicando no botão “Enviar os documentos e iniciar a matricula”. 

    Confira abaixo a lista de documentos solicitados para realizar a matrícula: 

    • Comprovante de Residência;
    • Histórico escolar do Ensino Médio (Exceto para ingresso como Portador de Diploma de Ensino Superior);
    • Certificado de conclusão de curso do Ensino Médio (Exceto para ingresso como Portador de Diploma de Ensino Superior);
    • Certidão de nascimento ou de casamento;
    • Cédula de identidade (RG);
    • Cadastro de pessoa física (CPF);
    • Título de eleitor*;
    • Comprovante de quitação com o serviço militar (homens);
    • 2 fotos 3×4.

    *Caso ainda não tenha completado 18 anos, trazer o comprovante de solicitação do Título de Eleitor. Caso não tenha concluído o Ensino Médio, realizar pré-matrícula apresentando declaração de estar cursando o 3º ano.

    Ir para o topo
  • 25. Eu posso trocar a escolha do curso?

    Antes de realizar a prova, a troca de curso pode ser feita enviando um e-mail para vestibular@fapcom.edu.br com o assunto “Troca de curso”.

    No corpo do e-mail descreva sua solicitação informando seu nome completo e CPF.

    Ex.: Olá, meu nome é Maria da Silva Rosa CPF 000.000.000-00. Me inscrevi para o vestibular da FAPCOM e escolhi o curso RTVI noturno, mas quero mudar para Relações Públicas noturno.

    Após realizada a prova, a troca só é possível via requerimento na secretaria.

    O mesmo caso para troca após a matrícula.

    Ir para o topo
  • 26. Quando começam as aulas?

    No primeiro semestre de 2021, as aulas para veteranos começam dia 08/02, para calouros a data é 18/02.

    Ir para o topo
  • 27. As mensalidades têm ajuste semestral ou anual? 

    A FAPCOM faz ajuste anual das mensalidades, de acordo com a lei 9870 de 23/11/1999.

    Ir para o topo
  • 28. Quantos e quais cursos a FAPCOM tem?

    Cursos com 4 (quatro) anos de duração: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, Filosofia (Licenciatura).

    Cursos com 3 (três) anos de duração: Filosofia (Bacharelado). 

    Cursos tecnológicos com duração de 2 (dois) anos: Multimídia, Fotografia e Audiovisual.

    Ir para o topo
  • 29. Qual o horário das aulas?
      MATUTINO NOTURNO
    1ª aula 7h30 às 9h10 19h às 20h40
    Intervalo 9h10 às 9h30 20h40 às 21h
    2ª aula 9h30 às 11h10 21h às 22h40
    Ir para o topo
  • 30. Consigo desconto para pagamento antecipado da mensalidade?

    Sim.

    5% para pagamento antecipado do semestre de GRADUAÇÃO.

    10% para pagamento integral da PÓS-GRADUAÇÃO.

    Ir para o topo
  • 31. A FAPCOM faz parceria com empresas para descontos?

    Sim. Para saber quais empresas já são nossas parceiras, clique aqui. Se a sua empresa quer ser nossa parceira, entre em contato pelo e-mail eventos@fapcom.edu.br.

    Ir para o topo
  • 32. Qual o valor das mensalidades?

    Clique aqui e confira os valores.

    Ir para o topo
  • 33. Quais os canais para tirar outras dúvidas?

    Clique aqui e confira os meios de contato.

    Ir para o topo
  • 34. Eu posso trancar ou cancelar minha matrícula?

    Para trancar a matrícula, é necessário ter concluído o período letivo e ter ativado matrícula para o próximo período, acompanhe o período no calendário acadêmico.

    Ao trancar o aluno permanece com vínculo acadêmico por 2 anos, ou seja, pode retornar antes do término desse período e continua de onde trancou.

    Uma das regras para o trancamento é não estar inadimplente.

    Para cancelar a matrícula, pode fazer em qualquer período do semestre, há perda do vínculo e para retornar é necessário prestar o processo seletivo para reingresso. Será analisada a matriz do curso e retornará conforme análise da coordenação.

    Se o cancelamento acontecer antes do término do período letivo, todas as disciplinas são canceladas e as notas são perdidas.

    Conforme regulamento da bolsa potencial o aluno que trancar ou cancelar perde o benefício. Quando retornar, poderá solicitar a ativação do benefício, sendo que passará por análise da diretoria.

    Ir para o topo

PROUNI